A organização de empresas no modelo de rede imobiliária faz parte de um novo contexto do mercado, em que a colaboração e cocriação são cada vez mais comuns entre as organizações.
Além de ajudar a ampliar o universo de clientes e o networking em geral, o compartilhamento de problemas, experiências e visões de negócio é ótimo para gerar insights que, muitas vezes, levam à criação de soluções inovadoras.
Siga a leitura para entender melhor o que são, como funcionam e quais as vantagens das redes imobiliárias.
O que é uma rede imobiliária?
As redes imobiliárias são associações que reúnem diferentes imobiliárias. Geralmente elas são de um mesmo município ou região, com o objetivo de qualificar os serviços prestados e, consequentemente, crescer como negócio.
Veja bem: não se trata da fusão entre diferentes empresas em uma só, ok? Cada uma delas permanece com total independência de gestão e autonomia sobre sua operação, preservando as marcas e trajetórias.
A ideia é que as imobiliárias fomentem o mercado, troquem experiências e, principalmente, compartilhem seus portfólios de imóveis.
O método de associação varia de acordo com as regras que os fundadores da rede estabeleceram. De qualquer forma, geralmente envolvem o pagamento de um valor para a adesão e de uma contribuição mensal.
O dinheiro arrecadado permite bancar iniciativas para benefício das empresas associadas, como ações de marketing e treinamentos para os colaboradores das imobiliárias.
Quais as vantagens de se filiar a uma rede imobiliária?
Ainda não decidiu se vale a pena se filiar a uma rede imobiliária? A seguir, resumimos as principais vantagens das associações entre imobiliárias.
Maior carteira de clientes
Como mostramos antes, a imobiliária filiada a uma rede expande sua carteira de clientes para aqueles que são captados por outra imobiliária.
Maior portfólio de imóveis
Da mesma forma, o número de imóveis à disposição para negócio aumenta. Afinal, é possível converter uma venda ou locação em conjunto com imobiliárias que administram imóveis diferentes dos seus.
Divulgação mais ampla
As imobiliárias da rede podem criar um portal para divulgar o portfólio de imóveis de todas as empresas associadas, ampliando a visibilidade.
Mais fácil obter exclusividade
Como o cliente sabe que o imóvel de uma imobiliária também será anunciado nos canais da rede, fica mais fácil fazer com que ele assine um termo de exclusividade.
Maior chance de fidelização
A probabilidade de o cliente se frustrar ou ficar insatisfeito com o atendimento de uma imobiliária integrada a uma rede é menor. Isso porque, com o apoio das empresas parceiras, é mais fácil atender a todas as necessidades que se apresentam.
Mais qualidade nos serviços
A rede imobiliária pode promover cursos de treinamento e, com a troca de experiências entre as empresas, a tendência é que a qualidade geral dos serviços melhore.
Vantagens também para os clientes
O que você achou das redes imobiliárias? Acredita que esse modelo de associação pode trazer vantagens para a sua empresa?
Tenha em mente que as redes trazem vantagens também para os clientes. Agora, no caso dos proprietários, eles vendem ou alugam seus imóveis com mais rapidez. Por último, enquanto os compradores e locatários encontram o que procuram com maior simplicidade.
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