Você já ouviu falar em #figital (ou #phygital)? 🤔
O termo é usado para se referir a uma nova estratégia para abordar clientes, que visa à integração de múltiplos canais (tanto físicos quanto virtuais). O conceito está crescendo no contexto do omnichannel.
Ser figital significa ter a capacidade de unir esses dois universos, tornando possível, por exemplo, melhorar as experiências dos clientes com a sua empresa.
Portanto, não importa qual recurso os clientes escolham, o atendimento físico ou o aplicativo da empresa: em ambos, o atendimento deve ter fluidez, ser homogêneo e personalizado para os consumidores!
Afinal, quando se trata do mercado imobiliário, uma boa estratégia de prospecção e venda nunca será apenas digital ou totalmente física. Querendo ou não, os imóveis são físicos e, cada vez mais, os clientes optam por uma jornada de compra majoritariamente virtual. 🏠📲
A proposta é que o digital complemente e otimize a experiência no ambiente físico. A estratégia permite humanizar o atendimento ao cliente com a ajuda de sistemas tecnológicos para a gestão de processos.
E a partir disso, as imobiliárias conseguem criar um ambiente inovador e ganhar vantagem competitiva no mercado, oferecendo ferramentas para os clientes tomarem decisões mais certeiras.
Por isso, é importante preparar a sua empresa para suportar o físico e o digital. Mas, na prática, como isso pode ser feito?
Listamos para você 3 exemplos de soluções simples:
📱🖊 Assinatura eletrônica
Este modelo eletrônico já não é novidade e facilita MUITO a assinatura de documentos, agilizando o processo de venda, compra e aluguel de imóveis.
Ele dispensa a necessidade do encontro presencial para firmar um negócio. Por isso, contribui para desburocratizar o setor imobiliário.
🏠🌐 Visita on-line e visita presencial
As visitas on-line servem como filtros para atrair os clientes mais interessados e, principalmente, agilizar o processo de vendas e aluguel de imóveis.
Também chamada de tour virtual, esse recurso ganhou mais preferência durante a pandemia. Afinal, proporciona uma sensação mais real de imersão no imóvel, se comparado as fotos tradicionais.
Uma das maneiras de disponibilizar a visita on-line é com as fotos 360º, como aquelas que visualizamos no Google Street View.
Ou uma solução ainda mais simples é produzir vídeos, em que é possível ter uma continuidade nas imagens. O usuário pode ver, por exemplo, a imagem indo da sala até a cozinha e, depois, até a área de serviço. Nesse caso, vale a pena investir em vídeos profissionais, bem editados e feitos com bons equipamentos.
E uma possibilidade, que não anula as demais, é realizar o tour por meio de uma chamada de vídeo. Basta a presença de um colaborador da imobiliária no imóvel. O benefício desse recurso é que o cliente poderá tirar suas dúvidas em tempo real.
💻 Sistema de gestão
Um sistema de gestão permite a integração das áreas da sua imobiliária, automatiza processos e digitaliza a sua empresa como um todo, para facilitar a união entre o online e o físico.
Além disso, permite um suporte ao cliente mais ágil e personalizado, eliminando ruídos de comunicação comuns no segmento, diminui a burocracia dos processos de locação e otimiza o tempo de proprietários e locatários.
👉 Viu como implementando alguns recursos simples, você consegue adotar o modelo figital na sua imobiliária e oferecer uma experiência cada vez melhor para os seus clientes?
É preciso pensar de forma inovadora, criativa e ir além dos padrões convencionais! 😉
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