Robo GIT
Índice
Visão Geral
Essa documentação se refere à procedimentos internos da Base Software, está em construção e poderá sofrer ajustes até a liberação final. |
O Robô GIT é o programa responsável pelos controles dos serviços incorporados aos Sistemas da Base.
Ele foi construído de forma a incorporar funcionalidades de acordo com cada módulo implementado, além do controle automático do seu próprio versionamento e atualização do banco de dados quanto as funcionalidades.
Além dessas vantagens ele também permite a criação de relatórios baseados em comandos SQL onde pode ser configurado o formato de saída (CSV, XML, XML e JSON), conforme a necessidade de cada módulo.
Para o controle de versionamento o Robô utiliza o Sistema GIT (sistema de controle de versão distribuído e um sistema de gerenciamento de código fonte). Esse processo requer a instalação do GIT no equipamento, conforme será demonstrado a seguir. Mais adiante, consulte o Wikipédia para mais informações sobre o Sistema GIT. |
Procedimentos
Instalação do GIT
Conforme mencionado anteriormente, o GIT é o sistema que gerencia o versionamento do Robô. Ele deverá ser instalado no computador antes de iniciar qualquer tarefa.
O download do GIT para Windows poderá ser feito em Download GIT, depois de baixa-lo execute-o e siga o passo a passo para a instalação clicando e Next a cada passo sem alterar os parâmetros de instalação.
A instalação do Robô não irá funcionar enquanto o GIT não for instalado no computador. |
Configuração do Robô
Após o download e instalação do GIT pode ser feita a instalação e configuração do Robô.
A instalação deverá ser feita através do download do programa Instalador.bat disponível no link direto em Instalador.
O instalador deverá ser baixado no diretório correspondente a instalação do Robô, crie o diretório robo no computador de destino e copie o instalador.bat para esse diretório. |
Ao executar (duplo clique sobre o instalador), o instalador.bat se encarregará de baixar todos os arquivos necessários para a execução do robô.
Depois de instalado, poderá ser observado que o diretório Robô foi atualizando com todos os arquivos. Observe o arquivo config.inc.template.php dentro desse diretório, esse arquivo deverá ser editado e atualizado com as configurações de conexão como banco de dados é o módulo. Escolha a opção Salvar Como e salve esse arquivo com o nome de config.inc.php.
O arquivo config.inc.php será o responsável pelas configurações de execução do robô e é muito importante no processo de atualização de versão, pois, possibilitará a execução de scripts de atualização do banco de dados. |
Também poderá ser observado que foi criado o programa atualização.bat dentro do diretório do robô, esse programa será o responsável pelas rotinas de atualização. Ele deverá ser programado no agendador do windows para rodar diariamente, de preferência em horários que não entrem em conflito com o operacional da empresa.
Depois de feita a instalação e configuração do arquivo config.inc.php, o programa atualização.bat deverá ser executado (duplo clique) uma vez para que o banco de dados seja atualizado, finalizando o processo de instalação. ANTES DE RODAR A ATUALIZAÇÃO, CONFIRA SE O ARQUIVO config.inc.php FOI CRIADO CORRETAMENTE NO DIRETÓRIO. |
Versionamento
Conforme mencionado acima, o programa atualizacao.bat será o responsável pela atualização dos arquivos do robô, além da execução de scripts de atualização do banco de dados.
Utilize o agendador de tarefas do windows para adicionar essa tarefa para execução diária, de preferência em horários que não entrem com conflito com o operacional da administradora.
Feito isso, o programa de atualização se encarregará de controlar os versionamentos.
Construção de Relatórios
Um grande recurso do Robô GIT é a possibilidade de gerar relatórios, pertinentes a cada módulo, à partir da elaboração de SQLs que serão executadas no banco de dados.
Tomando como exemplo o módulo partiu, observe o diretório jobs. Nele poderá ser observado a divisão por módulo.
Acesse o diretório partiu\relatorios e observe os arquivos existentes nesse diretório.
Para cada relatório deverá existir os respectivos arquivos .conf.php e .sql
- Arquivo .conf.php - Corresponde aos padrões para a geração do relatório (padrões csv, xls, xml e json), além de configurações específicas para cada tipo de arquivo.
- Arquivo .sql - Corresponde à consulta SQL que irá gerar os dados para o relatório.
A geração dos arquivos poderá ser feita sob demanda ou programada via agendador de tarefas.
O comando robo /relatorios é o responsável pela execução das SQLs e geração dos arquivos, contudo existem algumas variações:
- Ao comandar robo /relatorios serão gerados todos relatórios de todos os módulos do robô.
- Ao comandar robo /relatorios partiu serão gerados todos os relatórios do módulo partiu.
- Ao comandar robo /relatorios partiu/Chave_Condomino será gerado somente o relatório selecionado.
O exemplo abaixo sugere a geração do relatório Verificar_Sindico do módulo partiu.
Ao executar o relatório, poderá ser observado que dentro do diretório do respectivo módulo (no exemplo jobs/partiu) foi gerado um arquivo de acordo com os padrões configurados.
Os arquivos correspondentes aos relatórios serão classificados conforme o nome do arquivo SQL, data e hora de geração. ATENÇÃO!!! AO CRIAR UM RELATÓRIO, OS ARQUIVOS .CONF.PHP E SQL, CORRESPONDENTES AO RELATÓRIO, DEVERÃO SER COPIADOS PARA QUE SE FAÇA A DEVIDA ATUALIZAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO GIT E ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA NOS DEMAIS CLIENTES. |