Parâmetro 290 – Proprietário Empresa

De WikiBase

Utilizado no Sistema Base Locação.


Aplicado nas Baixas de Recibos (Financeiro > Contas a Receber > Baixas).


Altera a forma de lançamento do "Material de Expediente" quando o tipo de calculo for "% Sobre Aluguel" no Contrato de Administração (Admin. de Locação > Contrato de Administração).


BaseLoccao Contrato Adm MatExp.JPG


Essa opção, permite que o valor do material de expediente seja cobrado do Inquilino no recibo de aluguel. O campo valor, determinará qual será o percentual aplicado sobre o valor do aluguel no momento da geração de recibos.
O valor do material de expediente será somando ao valor do aluguel no recibo, e, poderá ser desviado no momento da baixa do recibo.
Além dessa opção, deverão ser observados outros procedimentos:
1. Parâmetro 111 - Material de Expediente (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros)


Parametro 111.JPG


Para que o calculo seja feito, o histórico referente ao lançamento de material de expediente deverá estar configurado na tabela de parâmetros.
1. Parâmetro 290 - Proprietário Empresa (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros)


Parametro 290.JPG


Esse parâmetro permite que o valor do material de expediente seja transferido para um proprietário do tipo empresa, evitando que os créditos sejam feitos na conta corrente do proprietário de origem do recibo. O código do proprietário empresa deverá ser informado no campo valor.


Atencao.png

Se o parâmetro 290 não estiver configurado, o valor do aluguel será creditado integralmente na conta corrente do proprietário, mesmo que esteja com o material de expediente "embutido".


O valor do Material de Expediente será calculado na geração de recibos, aplicando o percentual configurado sobre o valor de aluguel no Contrato de Locação.


Contrato Locacao recibo.JPG


Ao baixar o recibo, o valor do material de expediente será desmembrado do valor do aluguel, considerando o percentual cadastrado no contrato de administração.


Extrato Material Expediente.JPG


Atencao.png

Será considerada a configuração do material de expediente no momento da baixa do recibo, ou seja, se o contrato de administração for alterado entre a geração e baixa do recibo, o novo parâmetro será considerado.

Depois de configurado no contrato de administração, o calculo de material de expediente sobre o valor de aluguel será adotado para todos os imóveis que estejam vinculados ao contrato, não havendo distinção de regra entre eles.


Categoria:Parâmetros