Cadastro de IPTU - Base Locação
De WikiBase
- Cadastrar o Índice / Cotação. Ir a Financeiro / Tabelas / Índice / Cotação. Escolher o índice Real e cadastrar o ano de 2005, preencher com o valor 1. OBS.: É obrigatória a manutenção dessa tabela, pois se o mês de referência em que estiver gerando o recibo não estiver cadastrado, não irá gerar o IPTU no Contas a Pagar e direcionar para o recibo.
- Cadastrar a tabela do IPTU para 2005. As tabelas foram criadas para simplificar o trabalho do usuário. Basta cadastrar os diferentes vencimentos e quantidades das cotas e depois vincular aos imóveis que vão ter essas particularidades.
- Cadastrar em cada imóvel, o seu referido IPTU, com seu nº de inscrição, se for cota única, marcar no gride, vincular a tabela a que pertence aquele imóvel. O mês de referência terá que ser Ex.: 01/ano (sempre colocar o 1º mês do ano). Vincular o índice Real já cadastrado. Exercício (ano em que se inicia). Quantidade índice de cota única (total do IPTU). Quantidade índice parcela (valor das parcelas). Número das parcelas (total de parcelas). Parcela atual (colocar como 1, após cada geração, o sistema irá incrementar automaticamente as parcelas). Banco em que será efetuado o pagamento. Favorecido (a quem será feito o pagamento) Responsável pelo pagamento, se o imóvel estiver alugado, deverá ser marcado a opção de “Locatário”, pois será cobrado junto ao seu recibo de aluguel. Se o imóvel estiver vazio, deverá ser marcado a outra opção, pois será cobrado do “Proprietário”, será criado um Contas a Pagar, sem repasse para locatário. Tipo de repasse, se vai ser cobrado do proprietário ou locatário, antes do vencimento do pagamento do IPTU.