Base FitBank
Índice
Visão Geral
O Base FitBank é uma nova forma de automação para recebimentos e pagamentos (pagamentos em breve) lançada em parceria com a plataforma BaseMarket que torna os processos de integração com as instituições bancárias para emissão de cobrança e realização de pagamentos mais práticos, além de proporcionar uma redução perceptível de custos financeiros (tarifas) e operacionais (pessoal).
Ele faz um Gateway (ponte de ligação) entre o cliente e o banco para o registro de boletos e pagamentos, dentre as vantagens desse formato destacam-se:
- Tarifa reduzida por operação.
- Plataforma totalmente integrada com o novo modelo de registro de cobrança.
- Evita o processo cansativo de homologação da cobrança.
- Resgate automático ou comandado de recebidos para a conta corrente da administradora.
- Portal único de comunicação independente do banco.
- Ganho operacional para administradoras de condomínios conta própria.
O modelo tradicional condiciona a operação de registro e retorno via troca de arquivos para cada conta corrente bancária vinculada aos condomínios, tornando o operacional complicado e mais vulnerável à falhas. A adoção do modelo de cobrança Base FitBank para administradoras de condomínios conta própria agiliza bastante o processo do registro da cobrança, pois, é possível viabilizar toda a cobrança através do envio de um arquivo contendo todos os boletos independente da conta corrente bancária do condomínio, nesse arquivo será possível comandar a transferência de recursos para a conta corrente de cada condomínio. Veja os detalhes no tópico Transferência Automática. |
Novos recursos em desenvolvimento:
- Transferência automática dos valores recibos em D+1, transferência comandada via troca de arquivos ou permanência como saldo no FitBank para processar futuros pagamentos.
- Processamento automático do registro e retorno das cobranças e pagamentos sem a necessidade de transações via troca de arquivos e processamento de baixas no sistema.
- Conciliação dos créditos e débitos.
Por se tratar de um centralizador de recebimentos e pagamentos, o FitBank fica encarregado de fazer a emissão e recebimentos dos boletos, e as transferências (automáticas ou comandadas pelo cliente) para a conta corrente bancária da administradora que deverá estar previamente indicada ao firmar o convênio.
O Base FitBank é um serviço da plataforma BaseMarket. Para mais informações e forma de contratar acesse o portal ou entre em contato com a Base Software. |
Procedimentos
Depois de contratado o serviço, existem outros procedimentos necessários para que o sistema faça a integração com o FitBank. Esses procedimentos viabilizam a emissão dos boletos bancários e o registro da cobrança junto ao respectivo banco.
Esses procedimentos são necessários para a emissão dos boletos com dados específicos de agência e conta corrente de cobrança, pois, o boleto bancário deverá ser composto com os dados do sacador levando em consideração o FitBank onde a cobrança será processada para posteriormente ser resgatada para a conta da administradora.
Configurando os Dados Bancários (Financeiro > Tabelas > Banco)
- Banco Bradesco
- Agência Bancária
- Conta Corrente
- Existem outros campos na conta corrente que também deverão estar configurados.
- O campo Tipo de Conta deverá ser configurado como Inst. Pagamento para caracterizar esse novo tipo e conta corrente.
O campo PREFIXO_NOSSO_NUMERO é muito importante, ele é único para cada administradora e será fornecido no momento da contratação do serviço. O valor 1234 demonstrado na imagem acima é somente ilustrativo e não corresponde à um valor real. A informação incorreta desse campo comprometerá todo o fluxo de cobrança, a falta dessa informação também incorrerá em erro na emissão dos boletos conforme indicado na imagem abaixo. |
Por se tratar de uma central de cobrança, os dados para a impressão do boleto FitBank (Conta corrente, cedente, etc.) serão do FitBank EXCETO PELO CNPJ QUE DEVERÁ SER O DA ADMINISTRADORA, em alguns sacados (condôminos ou locatários) poderão ficar inseguros quantos aos dados do beneficiário. É muito importante para o sacado que as informações da administradora sejam identificadas no boleto, dando mais transparência. Por isso, é muito importante seguir os procedimentos conforme as instruções abaixo. |
- Ainda em Conta Corrente, o parâmetro COMPLEMENTO_CEDENTE deverá ser informado o nome da sua administradora.
- No cadastro do Critério de Cobrança que será utilizado no boleto (Financeiro > Tabela > Critério de Cobrança) também deverão ser informados os dados da sua administradora.
A equipe de Implantação da Base Software ficará encarregada de fazer todas as configurações necessárias para a operação via FitBank. |
Transferência Automática
Como mencionado anteriormente existem duas possibilidades para a transferência de recursos.
- Transferência Contratada - A transferência é feita automaticamente em D+1 do FitBank para a conta corrente da administradora indicada no contrato do convênio.
- Transferência Automática - A transferência é comandada automaticamente no arquivo de registro dos boletos para uma ou mais contas correntes indicadas no arquivo (somente para os Sistemas Base Condomínio e Base Condomínio UNO).
A transferência automática é um recurso que facilita em muito o dia a dia para administradoras de condomínio conta própria, pois, o modelo tradicional de registro condiciona o registro dos boletos gerando um arquivo para cada condomínio enquanto no modelo FitBank possibilita a geração de um arquivo com os boletos de todos os condomínios e, dentro do arquivo, o comando para a transferência dos recursos provenientes da liquidação do boleto para a conta corrente de cada condomínio.
Para que isso seja possível são necessários alguns procedimentos.
Configuração do Valor da Despesa de Cobrança
Através do campo valor do Parâmetro 107 – Despesa de Cobrança no Cadastro de Parâmetros (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros) deverá ser determinada o valor da despesa de cobrança caso seja cobrada nos boletos ou dos condomínios.
Valores para a despesa de cobrança diferenciados por condomínio deverão ser informados no Contrato de Administração (Administração > Condomínio > Contrato ADM) do respectivo condomínio conforme o exemplo abaixo, então, a ordem de eleição para o valor da despesa de cobrança será primeiro pelo contrato de administração caso contrário pelo parâmero 107. |
O valor da Despesa de Cobrança deverá ser o valor convencionado com o condomínio independe do valor da mesma despesa determinado pelo FitBank. |
Identificação de Transferência Automática
Ainda no Contrato de Administração (Administração > Condomínio > Contrato ADM) deverá ser indicado que para o respectivo condomínio a transferência será automaticamente comandada por arquivo.
Ao indicar a Transferência Automática é obrigatório informar a conta corrente no contrato, essa conta será indicada como conta para a transferência no momento do registro do boleto. |
Emissão de Boletos Bancários
Os procedimentos com relação à geração, emissão e registro dos boletos bancários não serão afetados, porém o layout de impressão será composto com os dados do FitBank mais as informações da administradora, conforme explicado anteriormente.
Portal FitBank
- Através do Portal FitBank poderão ser feitas as operações de transferência de arquivos remessa para registro dos boletos e retorno para o processamento de baixa (CNAB) dos recibos.
- Além da transferência de arquivos também é possível fazer a consulta do Demonstrativo com todas as transações realizadas e posição de saldo.
- Para o acesso ao Portal será necessário um login que será fornecido no momento da contratação do serviço.
- Ao acessar com o seu login e senha, será exibido um Dashboard com a posição de saldo e as opções disponíveis.
Transferência de Arquivos (Remessa e Retorno)
Recursos para o registro e liquidação de boletos através da comunicação direta com o portal já estão em fase de desenvolvimento e estarão disponíveis nas próximas versões. Esses recursos iram otimizar ao máximo a integração, pois, dispensarão a intervenção do usuário nas operações porque todas as tarefas (gerar arquivo, fazer upload, fazer download, processar baixa CNAB e conciliar tarifas) serão automatizadas pelos sistemas. |
- Ao clicar na opção no canto superior esquerdo da tela serão exibidas os tipos de transferência válidos:
- Remessa - Para o upload de arquivos e registro dos boletos.
- Retorno - Para o download de arquivos e processamento das baixas (CNAB) no sistema.
Remessa
- Em remessa clique em Enviar arquivos.
A opção Lista de arquivos permite consultar o histórico dos arquivos enviados e seus estágios de processamento. |
- Ainda na área de remessa é possível verificar a situação de processamento dos arquivos ao consultar a .
- Nessa área serão exibidos todos os arquivos enviados por data e seus estágios de processamento, que são:
- Para os casos de arquivos processados parcialmente ou com erro os respectivos registro com erro poderão ser consultados através do botão .
Retorno
- A opção retorno permite fazer o download dos arquivos processados pelo portal FitBank.
Os arquivos retorno poderão ser utilizados para o processamento de baixa dos boletos no sistema via Baixa CNAB. |
Demonstrativo de Movimentação
- Ao acessar o portal são listados os movimentos e o saldo atual de acordo com a data de acesso.
A consulta do demonstrativo é valiosa, pois, permite visualizar as tarifas cobradas sobre as operações realizadas a fim de que sejam contabilizadas no financeiro. |
Funcionalidades Base Condomínio