Como aumentar a carteira de clientes com a mesma estrutura na administradora de condomínios

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Como aumentar a carteira de clientes com a mesma estrutura na administradora de condomínios

O crescimento da carteira de clientes eleva o nível da administradora de condomínios, trazendo mais receitas e aumentando a participação de mercado da empresa. Só coisa boa, certo?

Claro que ter mais clientes é ótimo, mas os empreendedores também precisam ficar atentos aos riscos do crescimento.

Como assim?

Pode soar contraditório, mas em muitos casos atender uma carteira de clientes maior leva a mais riscos, simplesmente porque a estrutura da empresa aumenta junto — e, consequentemente, as despesas passam a ser maiores.

Imagine que a administradora enfrenta alguns meses de dificuldade, como queda no número de clientes, algo que pode suceder com qualquer negócio. Nesse cenário, as receitas caem mais rápido que os custos operacionais.

Para reduzir os riscos e não temer o crescimento, é preciso encontrar um modelo que permita adquirir mais clientes sem aumentar a estrutura na mesma proporção.

A seguir, apresentamos algumas dicas para construir esse modelo:

1. Prospecção mais eficiente

O relacionamento com síndicos, imobiliárias e construtoras, a participação em eventos e outros métodos tradicionais de prospecção não deixaram e talvez nunca deixem de ser importantes.

O problema é que eles dependem muito dos contatos pessoais. Assim, para aumentar esses pontos de contato, o ideal é incrementar a equipe da administradora, o que gera novos custos.

A solução para conseguir mais clientes sem precisar aumentar a estrutura é digitalizar parte da estratégia de prospecção.

Tudo começa com um bom site e perfis nas principais redes sociais. A estratégia também passa por anúncios segmentados em plataformas como Google Ads e pela produção de conteúdo para geração de leads.

Esses canais permitem escalar a prospecção, levando a mensagem a um grande número de pessoas sem precisar de uma equipe maior.

2. Automatizar as cobranças

Se uma administradora de condomínios dobra o número de clientes, ela também dobrará o número de cobranças que assumirá.

Para que isso não implique na necessidade de contratar mais funcionários para realizarem esse processo, existem soluções tecnológicas que automatizam as cobranças.

O que a administradora precisa é de uma régua de cobrança, ferramenta presente em plataformas como a Superlógica.

Com a régua, os clientes cadastrados no sistema recebem mensagens automáticas, por e-mail e/ou SMS, lembrando sobre a data de vencimento do boleto.

É tudo customizável: você que define a mensagem e os gatilhos de envio. Por exemplo: envio 5 dias antes do vencimento, no dia do vencimento, 5 dias depois do vencimento (com o boleto atualizado) e 15 dias depois (alertando para o risco de cobrança judicial).

No caso dos clientes que não pagaram a taxa condominial dentro do prazo, a tecnologia também pode ajudar. O CRM ajuda a organizar a cobrança dos inadimplentes e um sistema que aceita pagamentos no cartão reduz a taxa de inadimplência.

3. Otimizar a gestão financeira

Quando a administradora conquista mais clientes sua receita cresce, assim como a complexidade da gestão financeira — da própria administradora e dos condomínios que ela gerencia.

Então, é preciso buscar soluções para facilitar o manejo das finanças na empresa sem sobrecarregar ou inflar o setor financeiro.

O melhor caminho é contar com uma solução que tenha as principais ferramentas de gestão financeira para administradoras e condomínios integradas.

Os clientes da Superlógica, por exemplo, têm acesso a uma conta digital totalmente integrada com o ERP, o que permite, entre outras vantagens, uma conciliação bancária 100% automática.

Isto é, a equipe não precisa perder tempo batendo extratos com os controles financeiros ou importando arquivos de remessa e retorno: assim que o dinheiro entra ou sai da conta, a movimentação consta no sistema de gestão em tempo real.

Além disso, a conta digital está integrada com a régua digital e cobrança no cartão de crédito, recursos que mencionamos anteriormente.

Conclusão

O crescimento de uma empresa jamais pode ser encarado como algo negativo. Aumentar a carteira de clientes só vai representar mais riscos para as empresas que não têm os recursos certos.

Com uma estratégia de marketing digital bem executada e ferramentas de automação de cobranças e gestão financeira, sua administradora de condomínios pode crescer sem medo.

Quer saber mais? Experimente a Superlógica!

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2022-04-19T17:13:52-03:00 19 de Abril de 2022|Condomínios, Dicas da Base, Mercado Imobiliário|0 Comentários

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