Manutenção digital: o que é e como pode ajudar as imobiliárias

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Manutenção digital: o que é e como pode ajudar as imobiliárias

Você já ouviu falar em manutenção digital? É um processo que torna a jornada do inquilino que precisa de algum tipo de conserto em seu lar muito mais ágil e simples.

É claro que a manutenção propriamente dita é feita presencialmente (exceto quando não é necessário), mas digitalizar toda a jornada que vem antes disso evita muitos passos desnecessários.

Para oferecer essa possibilidade aos inquilinos, a imobiliária só precisa contar com a ferramenta certa.

O que é uma manutenção digital?

Manutenção digital é um recurso em que todo o processo de solicitação e agendamento de uma manutenção (conserto, reforma, reparo, instalação, montagem, etc.) em um imóvel é feito por canais digitais.

Assim, o método dispensa etapas como ida à imobiliária e contatos para cotações e orçamentos para a realização do trabalho, entre outros pormenores que acabam tomando o tempo da imobiliária e do cliente.

Com a manutenção digital, o cliente pode abrir o chamado pelo celular, por meio de um aplicativo, detalhando as demandas do trabalho por texto, áudio, imagens e/ou vídeos, e até anexando arquivos ou laudos para explicar o que precisa ser feito.

Assim, a única etapa do processo que continuará sendo física é a visita técnica do profissional ou equipe encarregada de fazer o trabalho — isso se não for possível resolver o problema com uma orientação a distância.

A maneira mais fácil para uma imobiliária oferecer essa possibilidade ao seu cliente é contando com uma plataforma que faz a intermediação entre as demandas e os prestadores de serviço.

No tópico seguinte, vamos explicar melhor como funciona essa solução.

Como funciona a manutenção digital de imóveis?

Os pormenores da manutenção digital vão depender de qual solução a imobiliária utiliza.

No nosso caso, vamos explicar como funciona a Fix, uma plataforma de reformas que pode ser acessada diretamente do sistema de gestão de imobiliárias Superlógica.

Como dito antes, com a Fix o cliente pode fazer a solicitação da manutenção pelo celular. Funciona assim:

  1. Endereço: o inquilino informa o local do serviço e o prestador só receberá essa informação após a aprovação do orçamento.
  2. Categoria do serviço: o usuário escolhe o tipo de profissional que precisa (veja as possibilidades no tópico seguinte).
  3. Detalhes do serviço: o solicitante detalha o seu problema por meio de vídeo, foto, áudio, texto ou PDF, sem perder tempo.
  4. Três datas e horários: o inquilino agenda o serviço de acordo com sua disponibilidade.
  5. Orçamentos: o proprietário recebe o orçamento em minutos, com descrição do serviço, avaliações e comentários.
  6. Manutenção: com a aprovação do proprietário, o serviço pode ser realizado em uma das datas indicadas.

Vale dizer que alguns serviços, como montagem de móveis, não são de responsabilidade do proprietário. Nesses casos, o time de moderação da Fix libera o pedido para que o próprio inquilino receba e aprove as cotações.

Quais serviços podem ser solicitados pela manutenção digital?

Praticamente qualquer demanda de manutenção que possa surgir no seu lar. As categorias são:

  • Eletricista (instalações, consertos e substituições de aparelhos e estrutura elétrica)
  • Montador de móveis (montagem, desmontagem e alinhamento de móveis)
  • Hidráulica (instalação, consertos, vazamentos, desentupimentos e mais)
  • Marceneiro (conserto, instalação, remoção e fabricação de móveis)
  • Serralheiro (instalação e manutenção de portas e janelas de ferro)
  • Serviços gerais
  • Ar condicionado (manutenção, conserto, instalação e limpeza de ar)
  • Chaveiro (para casa e carro)
  • Pequenas reformas (reparos de infiltração, substituição de piso, azulejos, janelas e portas, etc.)
  • Pintor (preparação e pintura de ambientes internos e externos, texturas e mais)
  • Persianas (instalação e conserto)
  • Telhado e calha (conserto de pequenos vazamentos, trocas de telhas e limpeza de calhas)
  • Vidro e box (consertos e instalações)
  • Piso (instalações e manutenções em piso vinílico e laminado)
  • Papel de parede (instalação e remoção)
  • Gesseiro
  • Azulejo (manutenção e colocação)
  • Devolução de imóvel (a Fix faz os consertos necessários para a devolução do imóvel pelo inquilino)
  • Sanitização
  • Aquecedor de água a gás (manutenção e instalação)

Por que minha imobiliária deve aderir à manutenção digital?

Primeiro, porque simplifica o trabalho da própria imobiliária, que economiza bastante tempo terceirizando a moderação das manutenções.

Além disso, o recurso colabora com a satisfação dos clientes:

  1. Os inquilinos conseguem resolver os problemas que encontram em casa mais rapidamente;
  2. Os proprietários têm seus imóveis valorizados com as manutenções que são feitas.

E é tudo muito seguro, pois todos os prestadores de serviço da Fix passam por um rígido processo seletivo: comprovam habilidades por meio de uma prova técnica, apresentam experiências prévias e passam por entrevistas com engenheiros e especialistas.

Assinando o Superlógica, plataforma de gestão que tem parceria com a Fix, sua imobiliária pode contar com essa e muitas outras facilidades que tornam a operação mais ágil e eficiente.

Quer saber mais? Experimente o Superlógica.

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2022-03-14T11:12:05-03:00 14 de Março de 2022|Mercado Imobiliário, Tecnologia|0 Comentários

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