Assembleia Virtual – uma nova realidade

/, Mercado Imobiliário, Tecnologia/Assembleia Virtual – uma nova realidade

Assembleia Virtual – uma nova realidade

Realizar assembleias condominiais de maneira legal demanda seguir alguns ritos, desde a convocação até o encerramento. Sucedidas presencialmente, elas precisam agora ser adiadas por recomendação do Ministério da Saúde.

 

Durante o período, pode ocorrer a necessidade de consulta aos condôminos. Nessas situações, uma alternativa é a assembleia híbrida, que segue os mesmos ritos da tradicional, porém misturando as modalidades virtual e presencial. 

 

Uma vez realizada a convocação pelo síndico, os moradores  poderão, através de uma plataforma digital, discutir os assuntos constantes da pauta, emitir suas opiniões, propor melhorias e, ao final, exercer seu direito ao voto. Oportunidade em que o próprio sistema possibilitará a outorga de uma procuração à terceira pessoa para representá-lo na “fase presencial”.

 

Preocupados com a situação, criamos esse guia com ideias de ferramentas (a maioria gratuita) que podem ser utilizadas como alternativas à assembleia virtual dos condomínios. Muitas pessoas não gostam de instalar aplicativos ou acessar novas plataformas, porém, as indicadas, de uso comum, nem sempre requerem instalação.

 

1) Convite

 

Crie uma agenda no painel do condomínio e insira o link da reunião virtual no campo de observação. Além disso, o convite pode ser feito através do envio de mensagens avulsas na central (Icondo). Explique na mensagem qual o ritual deverá ser seguido, horários, ferramentas necessárias, etc.

 

2) Reunião virtual

Para empresas que utilizam o sistema FaciCondo, o recurso de Assembleia Virtual  pode atender em grande parte a necessidade de realizar uma votação junto aos condôminos. Para clientes Icondo (Base Condomínio), sugerimos o uso de uma das ferramentas que separamos abaixo para auxiliar no processo:

 

 

  •  Microsoft Teams

 

O Teams é mais uma alternativa da Microsoft para a comunicação empresarial. Antes restrita a assinantes do Office 365, a ferramenta de colaboração online oferece um plano gratuito que permite criar videoconferências com até 250 pessoas, além de guardar 10 GB de arquivos por equipe e mais 2 GB por usuário.

 

Entre os recursos do Teams estão também compartilhamento de tela e edição colaborativa de documentos do Microsoft Word, Excel, PowerPoint e OneNote. É possível ainda conectar aplicativos externos, como Trello e Evernote.

 

 

  •  Skype

 

O Skype, também está disponível na versão para navegadores. Uma ‘interface’ como do programa para PC, o mensageiro online permite criar gratuitamente videochamadas com até 50 convidados. Não é preciso ser cadastrado no serviço para participar de uma reunião, que pode ser acessada através de um link.

 

 

  •  Google Hangouts

 

O Google Hangouts obviamente não poderia ficar fora da lista. Apesar de comumente usado para chamadas menores, o Google Hangouts também pode ser aplicado em ambientes corporativos. Ele conta com vídeo em alta qualidade, assim como recursos de texto e chat. É gratuito, integrado ao Google+ e Gmail, podendo ser acessado por este link!

 

 

  • Google Meet

 

O Google Meet é a primeira ferramenta do G Suite, pacote corporativo do Google voltado para empresas, a ser disponibilizada para o público. Ela já conta com 100 milhões de usuários ativos por mês. Por ela, os usuários poderão realizar chamadas simultâneas com até 100 pessoas, com duração de 24 horas. O acesso será liberado até 20 de setembro. Passado o período, as chamadas terão uma hora de duração. A plataforma está disponível para Android e iOS, com acesso pelo site oficial

 

 

  •  Zoom

 

Um app bem conhecido, o Zoom é um ‘software’ focado em videoconferências, tendo suporte até 100 usuários em vídeo na mesma chamada e até 10 mil usuários com permissão exclusiva de visualização. Seu plano básico é gratuito, confira acessando o site oficial!

 

  •  Discord 

 

Apesar de ter o seu uso voltado para o público ‘gamer’, o Discord pode ser bem-adaptado para equipes. O seu grande destaque fica para a possibilidade de criar diversos servidores com funções avançadas, como o suporte de ‘bots’ e compartilhamento de tela.

  •  Jitsi Meet

É uma plataforma de videochamada que não requer a instalação de um aplicativo no seu computador, pois opera através de um navegador da web. Também possui aplicativos para iOS e Android, totalmente gratuitos.

3) Chats

 

Algumas ferramentas:

 

Rocket Chat – possui plano básico gratuito;

Slack  – grátis por um período de testes limitado;

WhatsApp – gratuito;

Telegram – gratuito;

Riot.im – gratuito;

 

4) Compartilhamento de arquivos

 

Algumas ferramentas:

 

Google drive – gratuito, podendo armazenar até 15 GB – também possui ferramentas para texto, planilhas e apresentações de slides;

Dropbox – gratuito até 2 GB de armazenamento, possui plano para empresas;

OneDrive – gratuito até 5 GB de armazenamento;

WeTransfer – possui plano básico gratuito, pode-se transferir até 2 GB por vez (arquivos ficam na nuvem por até 7 dias para serem baixados).

 

5) Formulários para votações online

 

Existem várias ferramentas para criar questionários e enquetes online. Sugerimos que acesse cada uma delas e analise qual possui um plano e recursos que lhe atenda. 

 

1 – Survey Monkey 

2 – Google Forms 

3 – Typeform, também é integrado ao Google Planilhas 

4 – Wufoo 

5 – Survio 

 

A criação e votação de uma enquete é importante, entretanto, o mais valioso é a análise dos dados. Após finalizar, coloque as respostas em planilhas, crie gráficos para facilitar a sua visualização. Algumas ferramentas já fornecem resultado em formato de gráficos, mas sempre é bom fazer uma verificação para saber se atende a sua necessidade.

 

Com o avanço da quarentena, as assembleias virtuais já são uma realidade. A Base Software possui sistemas práticos que irão facilitar o dia a dia da sua Administradora. Entre em contato conosco através nosso Chat ou Whatsapp.

Comentários

comentários

2020-05-29T16:54:49-03:00 29 de Maio de 2020|Condomínios, Mercado Imobiliário, Tecnologia|0 Comentários

Deixe um Comentário