DIMOB – o que é e qual a sua importância?

/, Locação de Imóveis, Mercado Imobiliário/DIMOB – o que é e qual a sua importância?

DIMOB – o que é e qual a sua importância?

Com a chegada de 2019, também chega a hora de se preocupar com as obrigações referentes às declarações para a Receita Federal, que podem gerar muitas dúvidas. Entre elas, está a Dimob, que é o assunto do nosso post de hoje.

Essa declaração, que deve ser pauta nas administradoras de locações, foi instituída em 2003, com caráter de fiscalização e sendo utilizada como forma de conferência, uma vez que a Receita a usa para cruzar os dados declarados nela com os dados declarados no Imposto de Renda de pessoas físicas. A Dimob, cuja entrega é obrigatória até o último dia útil de fevereiro, deve ser feita por pessoas jurídicas e equiparadas envolvidas em atividades como comercialização ou loteamento de imóveis, operações de aluguel, alienação e sublocação de propriedades de terceiros ou atividades de construção, administração e locação de imóveis próprios.

Além de se atentar ao prazo, os declarantes também devem tomar um cuidado especial na hora de preencher as informações, uma vez que o seu preenchimento incorreto pode causar multa ou fazer com que ele caia na malha fina da Receita, sofrendo uma auditoria, entre outras possíveis penalidades. Se certifique que não foram utilizados caracteres especiais ou números nos campos de nome do locatário, do locador e endereço. Nas informações referentes ao imóvel, como CEP, calor e datas de contrato, também é necessária uma atenção extra.

A entrega da Dimob é feita através do programa Receitanet, disponível no site da Receita Federal. O processo deve ser feito online e até as 23h59 do último dia do prazo.

Apesar de ser um processo simples, o preenchimento e a declaração da Dimob exigem atenção máxima, pois, ao ser negligenciada, pode causar grandes dores de cabeça e prejuízos.

 

Comentários

comentários

2018-12-27T12:08:38+00:00 27 de Dezembro de 2018|Dicas da Base, Locação de Imóveis, Mercado Imobiliário|0 Comentários

Deixe um Comentário