Vídeos: como usá-los como ferramenta de marketing para a sua empresa?

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Vídeos: como usá-los como ferramenta de marketing para a sua empresa?

Atualmente, todo mundo conhece o Youtube, não é mesmo?! Essa poderosa ferramenta de vídeo completou, em 2015, o marco importante de dez anos de idade. O canal de comunicação vem se tornando muito importante para as empresas, de diversos setores. Por essa razão, resolvemos trazer esse tema no post de hoje.

O Youtube vem se destacando como um meio de comunicação no ambiente corporativo, fazendo com que as empresas se comuniquem mais com seus clientes, em forma de vídeo, com o intuito de aproximar essa relação e esclarecer elementos de seu universo ao público.

Porém, não são todas as empresas que conseguem usá-lo – tampouco a maioria. O Youtube demanda certa mão de obra e conhecimento para que os vídeos sejam bem produzidos e pensados, surtindo o efeito esperado. Mas é inquestionável sua importância como ferramenta de marketing.

Nessa era da tecnologia e comunicação, o vídeo deixou de ser apenas um complemento, tornando-se estrela no planejamento estratégico das marcas, resultando numa maior interação com seu público. Mas é necessário, ao fazer um vídeo, ter propriedade no que está falando.

O Youtube pode ajudar qualquer necessidade da empresa, independente de seu segmento. Entretanto, para conseguir propagar uma ideia, vender um produto ou fidelizar clientes, deve-se caprichar no conteúdo que será passado (para que seja claro e relevante), preocupando-se, também, com a produção.

Para uma administradora ou imobiliária, além de ser essencial se fazer presente na internet (tendo um site e estando no Facebook, por exemplo), o Youtube auxilia suas estratégias de propaganda online, fazendo com que a marca seja visualizada em canais diferentes da web. A ferramenta se torna um diferencial para a imobiliária, já que muitas empresas costumam usar os mesmos meios de comunicação.

Com isso, novas formas de relacionamento são criadas com o internauta, potencializando seu alcance virtual, o que dissemina, além de uma ideia específica, a marca como um todo, já que, atualmente, muitas pessoas fazem buscas por imóveis e questões relacionadas na internet.

Segundo uma pesquisa feita pela Google, 88% das pessoas com acesso a internet utilizam essa ferramenta na hora de adquirir um imóvel. 72% afirmam que os anúncios online têm impacto positivo na sua motivação de compra, sendo os anúncios em vídeos considerados os mais influentes pela maioria dos compradores.

Além de vídeos de imóveis para aluguel ou compra, com as informações dos mesmos, a empresa pode disponibilizar vídeos sobre diversos temas do universo imobiliário, com dicas para síndicos, assuntos relacionados a boa convivência entre condôminos, dicas de economia e muito mais. Sempre auxiliando os clientes (tanto em potencial, como os atuais da empresa) para solucionar suas dúvidas, levando temas relevantes e tornando-se referência no mercado.

Administradoras e imobiliárias que já utilizam a ferramenta concordam que o registro em vídeo é mais eficaz do que em fotos, pois permite que o consumidor tenha uma melhor noção do espaço e dos ambientes. Da mesma forma que são postados no Youtube, esses vídeos podem ser linkados com a página online da empresa.

Ou seja, é muito importante, para a empresa, usar esse serviço de postagem (e, por conseguinte, de divulgação) gratuito, tanto para anunciar imóveis e/ou serviços, mas principalmente para criar um canal de comunicação direta com o seu público, abordando diversos assuntos do segmento imobiliário, fazendo com que sua marca esteja mais presente, aproximando-se do consumidor e, se bem feito, fidelizando-o.

Por essa razão, daremos, a seguir, algumas dicas para fazer com o que canal da sua administradora no Youtube atinja os objetivos da empresa. Confira:

  • Para o título do canal, você pode usar o nome da empresa ou também uma palavra-chave relacionada. No caso do segmento imobiliário, a melhor opção é o nome.
  • Ao eleger a imagem do perfil/avatar, uma das opções mais práticas é usar o logo já existente da empresa.
  • Na hora de fazer a capa, ela deve ser bem chamativa e bonita, com informações, sobre, por exemplo, quando a empresa postará vídeos novos (dias da semana) e categorização dos vídeos, caso o canal explore vários assuntos.
  • A descrição do canal é destinada às informações da empresa, objetivos do canal e outros tópicos. Escrever algumas palavras-chave do seu negócio é uma boa ideia.
  • Para descrever seu vídeo, você pode providenciar uma descrição padrão para todos eles, com, por exemplo, informações de contato da empresa e link para outras redes sociais.
  • Além da descrição padrão, que será copiada em todos os vídeos, lembre-se de escrever uma descrição para aquele vídeo específico, com palavras-chave do conteúdo tratado nele.
  • As TAGs servem para agrupar os vídeos do Youtube de acordo com o assunto. Com isso, são definidos os vídeos que aparecem como resultado de pesquisa. Ou seja, é um item fundamental.
  • Lembre-se de sempre responder aos comentários que possam surgir em seus vídeos, o mais rápido possível, sanando as dúvidas dos espectadores.
  • Para destacar algum vídeo que já tenha sido postado, selecione o mesmo no menu Canal e depois Conteúdo em destaque. Ele será mostrado ao final do novo, como sugerido.
  • A página inicial do seu canal pode ser personalizada, alterando títulos e escolhendo, por exemplo, se os vídeos aparecem em linha horizontal ou vertical.
  • As playlists servem para fortalecer a relevância dos seus vídeos. Você escolhe os critérios de definição de uma playlist, podendo separar por assuntos, como, por exemplo, “Imóveis para locação”, “Imóveis para venda”, “Dúvidas do mercado”, “Ferramentas do site”, “Dicas de decoração”, e muitos outros.

E então, gostaram do post de hoje?! Abordamos vários tópicos relacionados ao Youtube, esperando, com isso, te auxiliar na criação e manutenção do canal da sua empresa nessa plataforma. Agora, é colocar a mão na massa e pensar nos melhores temas para serem abordados em seus vídeos.

Ah! Não deixe de conferir o canal da Base Software, onde mensalmente temos vídeos sobre novidades e tendências do setor além de dicas sobre utilização de sistemas e muito mais. Veja em: https://www.youtube.com/user/basesoftwarebrasil

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