Imóvel comercial: como escolher um local para sua empresa

/, Locação de Imóveis, Mercado Imobiliário/Imóvel comercial: como escolher um local para sua empresa

Imóvel comercial: como escolher um local para sua empresa

Independente do ramo ao qual sua empresa pertence, escolher um imóvel comercial para alugar é indispensável e com o mercado de empreendimentos isso não seria diferente. Algumas questões devem ser levadas em consideração pelo corretor imobiliário para não passar por imprevistos, tanto com o futuro dos negócios quanto com relação à locação: por exemplo, a localização, que pode influenciar a visibilidade do corretor e valor do aluguel – que não deve comprometer a renda e a reserva do negócio.

Busque um estabelecimento que valorizará a venda de imóveis. Se for um corretor ou imobiliária focada em uma determinada região, a dica é procurar um local que fique pelas redondezas, assim, podem existir imóveis que tenham a possibilidade de serem visitados a pé, além de ter propriedade para falar sobre o bairro. Seguindo algumas dicas, a tarefa de como escolher um imóvel comercial para trabalhar fica um pouco mais simples.

Valor do ponto comercial

Um dos pontos mais importantes para quem vai alugar um empreendimento é o preço do ponto comercial. Esse é um fator que deve ser analisado antes de decidir o imóvel ideal para alugar. Além da locação, estime outras contas como água, luz, internet e IPTU. O valor solicitado pelo imóvel deve ser conferido e se encaixar na média dos outros imóveis do entorno. Pesquise o preço médio por metro quadrado da região de pontos comerciais com infraestrutura parecida com a que você deseja alugar e compare com o valor pedido.

Localização

Analise a localização do ponto comercial que deseja alugar. Preste atenção no movimento de potenciais clientes e de imóveis disponíveis próximos às redondezas. A periculosidade do bairro e sua segurança também devem ser levadas em conta, além da existência de estacionamentos para carros próximos ao local.

Tipo de empreendimento

Ao procurar um imóvel comercial para alugar entenda as suas necessidades. Analise a infraestrutura e o tipo de ponto que irá visitar. Para ter a certeza na hora de escolher e não se arrepender, crie um tipo de checklist sobre o que precisa em um ponto comercial.

Caso seja uma imobiliária, vale pegar um local com grande espaço para acomodar os corretores e outros funcionários da empresa. Mas, se for um corretor autônomo, uma sala em escritório comercial, com local de espera, recepção, portaria e sala de reunião pode ser ideal.

Documentação necessária

Observe toda a documentação relacionada ao imóvel que deseja alugar. Na Prefeitura da cidade, é possível encontrar informações sobre o empreendimento, assim como no Cartório de Imóveis local. Vale conferir a existência de qualquer pendência jurídica, requisições da prefeitura, IPTU e outros detalhes que devem ser conferidos antes de fechar o contrato.

Verifique se o proprietário do local não apresenta nenhum tipo de ação judicial, afim de evitar requisições ou penhora do bem que, futuramente, possam afetar a permanência do negócio no imóvel.

Contrato de locação

Depois de encontrar o imóvel comercial ideal para alugar, que supra suas necessidades financeiras e de localidade, atente-se ao contrato de locação. Leia todas as cláusulas e tire as dúvidas que surgirem, mesmo que você já tenha conhecimento sobre o mercado.

No contrato de locação, algumas informações como valor do aluguel, data do vencimento do pagamento, forma de acerto e índice de correção para o aumento do valor, caso isso aconteça, devem estar presentes nas cláusulas. Além disso, identifique a existência de qualquer tópico que traga a possibilidade de reformas e alterações estruturais no imóvel, assim como possíveis multas e tempo de duração do contrato.

Alugar um imóvel comercial pode ser simples caso observe as coisas certas. Mesmo que você trabalhe com o mercado de imóveis, é preciso tomar bastante conhecimento do que está assinando. Surgiu alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.

Fonte: Viva Real

Comentários

comentários

Deixe um Comentário