Mudanças entre as edições de "Guia de Instalação Base Locação"
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Edição das 16h25min de 19 de abril de 2010
Índice
- 1 Requerimentos necessários
- 2 Configuração da rede
- 3 Configuração do endereço IP
- 4 Servidores Linux
- 5 Procedimentos de Instalação
- 5.1 Selecione a pasta desejada (a pasta padrão é Base) e clique no botão "Avançar".
- 5.2 Selecione o tipo de instalação.
- 5.3 Escolha a pasta do Menu Iniciar (a pasta padrão é Base) onde o programa de instalação irá criar os ícones do programa.
- 5.4 Selecione os ícones adicionais que você gostaria que o programa de instalação criasse. As opções são as seguintes.
- 5.5 O programa de instalação irá apresentar uma tela com todas as opções selecionadas.
Requerimentos necessários
Para utilizar o Base Locação é necessário ter no mínimo:
- Um computador Pentium II compatível, ou superior, com capacidade para rodar Microsoft Windows 98, Me, XP, 2000 ou Windows NT. É aconselhável pelo menos 256MB de memória RAM para o servidor e 128 MB para as estações.
- Cerca de 50MB de espaço de disco para instalar todo o programa.
Configuração da rede
Caso o usuário tenha adquirido o Base Locação para uso em ambiente de rede, existem alguns procedimentos necessários para o bom funcionamento do sistema. É aconselhável a contratação de um profissional do ramo (rede) no auxílio desses procedimentos, mas nada impede que o usuário execute essas tarefas, desde que tenha os conhecimentos básicos para executa-las. Os requisitos são:
- O ambiente de rede e o sistema operacional devem ser Microsoft Windows.
- Apesar do Base Locação poder funcionar tendo como servidor de rede um computador com sistema operacional Windows 98, é aconselhável o uso de um servidor de rede com sistema operacional mais seguro (ex.: Windows NT, XP PRO ou 2000).
- Não existe nenhuma restrição quanto ao sistema operacional das estações.
- O Base Locação aceita a configuração dos protocolos de rede NetBeui, IPX/SPX e TCP/IP, apesar da configuração ideal do protocolo de rede ser a TCP/IP. O Base Locação já vem configurado em sua instalação para funcionar usando o protocolo TPC/IP como padrão.
- Caso usuário venha usar o protocolo TCP/IP, existem algumas configurações básicas para o bom funcionamento do sistema:
a)A configuração do endereço IP deve ser fixa, ou seja, o sistema não se conectará ao servidor caso o endereço IP da estação seja dinâmico. b)Evite usar vários protocolos de rede ao mesmo tempo, a não ser que outro software precise de outro protocolo de rede que não seja o TCP/IP para funcionar, o excesso de protocolos de rede além de prejudicar o funcionamento do Base Locação, prejudica a performance da própria rede.
Configuração do endereço IP
A tarefa de configuração do endereço IP do servidor de rede e das estações pode ter as características a seguir:
Servidores Linux
Já existe a possibilidade da utilização de servidores Linux para gerenciamento do banco de dados do Base Condomínio, mas, a configuração desses servidores, incluindo a instalação do Gerenciador de Bando de Dados Firebird, depende do acompanhamento de um profissional capacitado. O módulo de instalação dos sistemas Base Software é direcionado exclusivamente para o ambiente Microsoft® Windowsä, para dúvidas com relação ao ambiente Linux, consulte o nosso suporte.
Procedimentos de Instalação
Insira o CD-Rom do Base Locação, caso o programa de instalação não inicie automaticamente, execute o programa de instalação "Instalação_Base_Software.exe" que encontra-se no CD-Rom e siga então as instruções apresentadas:
Selecione a pasta desejada (a pasta padrão é Base) e clique no botão "Avançar".
Selecione o tipo de instalação.
Instalação completa: Instala todos os itens que são:
- Servidor de banco de dados Interbase/Firebird
- Banco de dados vazio
- Software de Administração de Locação de Imóveis
- Software de Administração de Condomínios
- Módulo Financeiro
- Módulo de Caixa
- Módulo Jurídico
Instalação Customizada: O usuário pode selecionar os itens que deseja instalar.
Na primeira instalação, no caso do usuário ter adquirido o pacote completo da BASE, ele deve optar pela instalação completa. No caso do Base Locação, basta não selecionar as opções de instalação do Software de Administração de Condomínio (Base Condomínio) e do Módulo Financeiro (Base Financeiro).
Em outros casos pode não ser necessária a instalação de todos os itens. A re-instalação de um banco de dados vazio irá sobre gravar os dados já cadastrados pelo usuário. O servidor de banco de dados já poder ter sido anteriormente instalado, inclusive por outro programa (Base Condomínio), e neste caso também não necessita ser re-instalado.
Escolha a pasta do Menu Iniciar (a pasta padrão é Base) onde o programa de instalação irá criar os ícones do programa.
Selecione os ícones adicionais que você gostaria que o programa de instalação criasse. As opções são as seguintes.
- Criar ícones no desktop (pré-selecionado)
- Criar ícones no Quick Launch (pré-selecionado)
O programa de instalação irá apresentar uma tela com todas as opções selecionadas.
O usuário pode confirmar as opções clicando no botão "Instalar", alterar alguma opção clicando no botão "Voltar" ou ainda cancelar a instalação acionando o botão "Cancelar".
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