Versão 1.8.0.465 de 04-11-2010 Base Condomínio

De WikiBase

Visando adequar a geração dos arquivos eletrônicos de nota fiscal às exigências de outros municípios brasileiros, foram feitas novas adaptações aos procedimentos já utilizados.


Essas alterações, permitem que os arquivos sejam gerados no padrão XML, de acordo com o LAYOUT do Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF)


  • Implementado o parâmetro TIPO DE ARQUIVO na configuração de empresa e filial (Tabelas Gerais > Principais > Empresa/Filial – Botão Parâmetros). Esse parâmetro permite identificar se a geração do arquivo será no LAYOUT TXT (valor default do sistema igual a zero), adotado pelo Município do Rio de Janeiro ou XML (valor igual a 1).


Cadastro Parametro Empresa.JPG


Cadastro Parametro Filial.JPG


  • Implementado o campo Código Município IBGE nos cadastros de Empresa e Filial (Tabelas Gerais > Principais > Empresa/Filial) , esse campo é obrigatório somente se o usuário optar pela geração dos arquivos no padrão XML.


Cadastro IBGE Empresa.JPG


Cadastro IBGE Filial.JPG
  • Implementado o campo Código Município IBGE no Cadastro de Condomínio (Administração > Condomínio), esse campo será obrigatório somente se o usuário optar pela geração dos arquivos no padrão XML e o Condomínio estiver em município diferente do município da empresa ou filial. Não sendo preenchido, o sistema adotará a informação identificada no cadastro da empresa ou filial.


Cadastro IBGE Condominio.JPG


Dica.png

Antes de adotar o padrão XML deverão ser observados alguns procedimentos:

  1. Verificar se o LAYOUT adotado pela prefeitura do seu município está de acordo com o Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF), caso contrário, o LAYOUT correto deverá ser encaminhado para a Base fazer as alterações necessárias.
  2. Ajustar os campos Código Município IBGE em todos os Condomínios que os endereços sejam em municípios diferentes da empresa.

As administradoras que registram as notas fiscais eletrônicas pelo site do Município do Rio de Janeiro e que, até o momento, vêm utilizando o LAYOUT TXT, também poderão optar pelo LAYOUT XML. No entanto, o LAYOUT TXT continua sendo válido, e, optando por continuar na estrutura TXT, nenhum tipo de configuração extra será necessária.


Essas adaptações se aplicam também ao tratamento do arquivo retorno, ou seja, optando pelo LAYOUT XML o arquivo retorno também deverá ser nesse formato.


Além das adaptações para a geração do arquivo XML, foi alterada a estrutura do arquivo TXT, onde o campo 7 (posição 33) do registro detalhe serve para identificar o tipo de identificação do tomador (1 – CPF, 2 – CNPJ e 3 – Não informado), quando o campo CNPJ do condomínio não estiver preenchido essa informação será gerada com o valor 3.

Os demais procedimentos para a geração dos arquivos eletrônicos de nota fiscal poderão ser consultados em Procedimentos.


  • Implementada a opção “Imprimir Fechamento de Saldos” no Balancete Comparativo (Relatórios > Financeiro > Balancete > Comparativo), essa opção habilita a impressão do fechamento de saldos no final do balancete seguindo o padrão do Balancete Sintético, também com a possibilidade de separar grupos de saldos com gestão financeira. Para o fechamento de saldo será considerado o mês de referência do balancete.
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  • Implementada a opção “Omitir E-mail” no Protocolo de Entrega ( Relatórios > Outros > Protocolo de Entrega), pois, estava gerando relatório de protocolo de entrega imprimindo o email cadastrado dentro da empresa ( Tabelas Gerais > Principais > Empresa ), com esta opção marcada o e-mail não será impresso.
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  • Implementada a opção “ Ordenar Por “ no Relatório Rec / Desp Financeiras ( Relatórios > Outros > Rec/Desp Financeiras ), que tem a finalidade de ordenar pelo código do condomínio ou pelo nome do condomínio, alem das outras opções que já consta neste relatório.

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  • Implementado o campo “Seq. Página”, os campos "Chave Inicial" e "Chave Final", e um "checkbox" para imprimir dentro da data por ordem de condomínio no Relatório de Diário de Lançamento ( Relatórios > Financeiro > Extrato > Diário ).


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  • Alterada a composição do nosso número e linha digitável para se adequar à modalidade de cobrança registrada do HSBC, segundo o MANUAL TÉCNICO – MÓDULO I I versão setembro/2009. Para que o sistema imprima os recibos na modalidade de cobrança registrada, além de marcar o campo “Cobrança Registrada”, também deverá ser informado o código range (consultar o HSBC) no campo “Número do Contrato”, ambos no cadastro da conta corrente bancária (Financeiro > Tabelas > Banco).

Homologação

  • Foi alterado o lançamento de contas, no Contas a Pagar através do Código de Barra ( Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento / Código de Barra ), nas contas em que não houver a data do vencimento no código de barra, será informado ao usuário que a mesma está inválida e se deseja utilizar a data atual.
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  • Corrigida a Geração de Arquivo de Devedores ( Financeiro > Contas a Receber > Devedores > Geração de Arquivo de Devedores), pois, a informação do campo “ Logradouro” não estava sendo incluída no arquivo gerado.
  • Corrigido o Incremento do Contas a Receber ( Financeiro > Contas a Receber > Incremento), pois, estava incrementando contas a receber de condomínios inativos.
  • Corrigido o lançamento de Contas a Pagar Através das propriedades “Ctrl+1” ( Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento ), pois, ao tentar usar esse recurso estava com erro.
  • Corrigido o lançamento do “Nosso Numero” na tela de Recibo ( Financeiro > Contas a Receber > Recibo / Nosso Numero ), pois, não estava permitindo gravar o nosso numero.
  • Corrigido o Balancete Comparativo (Relatórios > Financeiro > Balancete > Comparativo), pois, os lançamentos de crédito estavam saindo na coluna de “Débito“.
  • Corrigido o cadastro de “Solicitação” no menu principal ( Administração > Solicitação ), pois, não estava gravando o numero da solicitação automaticamente, esses problemas estavam ocorrendo quando cadastrada a solicitação pelo menu principal, quando cadastrado através do condomínio funcionava normalmente.
  • Corrigido o Lançamento de Conta Corrente ( Financeiro > Conta Corrente / Caixa ), pois, não estava mostrando a listagem dos caixas cadastrados no sistema.
  • Corrigida o Lançamento do Contas a Receber ( Financeiro > Contas a Receber / Geração de Recibo ), pois, estava permitindo gerar recibos de condomínios Inativos.
  • Corrigido o Relatório de Capa ( Relatórios > Outros > Relatório de Capa ), pois, estava gerando uma folha em branco no final do relatório, quando selecionava mais de um condomínio.
  • Correção na Geração de Recibo ( Financeiro > Contas a Receber > Geração de Recibo ), pois, estava gerando recibo sem o Código Simplificado.
  • Corrigido o Lançamento no contas a pagar / Aba Imposto ( Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento / Imposto )pois, ao fazer um lançamento em um fornecedor que tinha mais de um imposto cadastrado na ( Aba Imposto ), ao fazer o calculo do imposto o sistema estava colocando o valor base da tela principal e ignorava o valor lançado.
  • Corrigido o relatório de Condômino ( Administração > Condômino / Relatório ), pois, ao marcar a opção “ Corrente “ e pedir “tela” aparece o nome do condômino, mas ao imprimir o campo fica em branco.