Versão 1.8.0.113 de 24-08-2011 Base Caixa
- Implementada a exportação de arquivo de cheques segundo o Layout Convênio de Cheques do Banco Itaú na Sangria (Utilitários > Sangria).
- Para esse layout o usuário deverá informar obrigatoriamente os dados do emitente do cheque (CPF/CNPJ e Nome) além do CMC-7 do cheque que poderá ser feita através de leitora automática, desde que a leitora esteja adaptada para ler código de barras e também o CMC-7.
- Essas informações serão exigidas em todas as entradas de cheque. Porém, para que esses campos sejam exibidos o parâmetro 313 - Infs Emitente Cheque deverá ser ativado (Utilitários > Parâmetros Condomínio ou Parâmetros Imóvel) preenchendo a coluna valor com 1, conforme o exemplo abaixo.
- Depois de ativado o parâmetro os campos necessários para a geração do arquivo serão exigidos em todas as entradas de cheque.
A ativação do parâmetro 313 também obriga que o usuário informe o conteúdo do CMC-7 do cheque no campo Código de Barras. Para tanto é aconselhável a utilização de leitora óptica, porém, a sequência numérica do CMC-7 também poderá ser digitada no respectivo campo. |
Caso o usuário digite um CPF ou CNPJ de emitente que já tenha sido registrado no caixa, o nome do respectivo emitente será recuperado automaticamente, evitando assim a necessidade de digitar o nome novamente. Caso existam emitentes com nomes diferentes e mesmo CPF ou CNPJ (ex. falha de digitação) a ultima entrada será considerada como sugestão para a recuperação do nome. Esse recurso funcionará somente se o cheque for registrado no caixa, ou seja, assim que todo o processo esteja completo incluindo a autenticação do documento, portanto, existindo a primeira entrada de dois cheques do mesmo emitente no mesmo processo esse nome não será recuperado.
|
- Para que o arquivo seja gerado segundo o Layout Convênio de Cheques do Banco Itaú basta acessar a Sangria (Utilitários > Sangria), selecionar os cheques que deverão ser sangrados, a respectiva conta corrente do Itaú e marcar a opção Gerar arquivo de cheque para depósito, ao clicar no botão processar será exibida uma janela para a digitação do nome do arquivo.
Para a geração do arquivo de cheques do Banco Itaú o parâmetro 313 deverá estar ativo. Do mesmo jeito que na geração de arquivo remessa de cobrança, o arquivo de remessa de cheques deverá ser homologado junto ao banco antes de colocar em produção. |
- Ajustada a abertura de saldo no movimento de caixa (Consulta > Movimento de Caixa) e sangria (Utilitários > Sangria), pois quando o parâmetro 121 - Saldo de Abertura estava ativado (valor igual a 1) e não tinha movimentação no caixa o saldo de abertura não era considerado.
- Corrigidas as telas de cadastro ou relatórios, pois, ao pressionar a tecla F10 estava aparece um editor de componente.