Versão 1.8.0.514 de 24-08-2012 Base Locação
- Implementado o Controle Automático para emissão de Cartas de Cobrança dos devedores (Relatórios > Financeiros > Contas a Receber > Devedores > Emissão de Cobrança).
- Através desse controle será possível emitir as cartas de cobrança sem a necessidade de selecionar os modelos, pois, o sistema identificará automaticamente o modelo da carta de acordo com a situação de cada devedor.
- Além da seleção automática do modelo da carta, será gravada uma ocorrência mensal de emissão automática de carta, evitando assim que seja impressa mais de uma carta para o mesmo devedor dentro do mesmo mês.
- Porém, antes de colocar a emissão automática em produção alguns pontos deverão ser observados:
- 1 - Cadastro da Carta de Cobrança (Financeiro > Devedores > Carta de Cobrança):
- É nesse cadastro que o usuário configura os dias e o texto que deverá ser impresso na carta, nele, foram acrescentadas novas opções.
- Campo Tipo de Carta - Para o campo tipo de carta foram acrescentadas as novas opções Fiador/Principal e Fiador/Todos. No caso de emissão automática o sistema também emitira as cartas para os fiadores, para tanto o modelo de carta específico para o fiador deverá estar devidamente cadastrado com a sua indicação através do campo Tipo de Carta.
Como o sistema permite a emissão de cartas tanto para o fiador principal quanto para os demais fiadores do contrato de locação, se for o caso, também será necessário o cadastro do modelo de carta para os demais fiadores com o tipo Fiadores/Todos, mesmo que a quantidade de dias e texto da carta sejam os mesmos. |
- Até dias em Atraso - Esse campo poderá ser utilizado para determinar o limite de dias válido para emissão da respectiva carta. Por exemplo, o usuário poderá cadastrar um carta com 20 Dias para cobrança e um limite de 30 dias (esse valor deverá ser informado no campo Até dias em Atraso), então o sistema irá pegar os locatários que estiverem a mais de 20 dias em atraso, porém até um limite de 30 dias (conforme o exemplo da imagem acima).
Esses novos campos serão aplicados somente no caso de emissão automática de carta. |
Quando existe uma faixa de dias (nos campos "Dias para cobrança", ""Até dias em Atraso) deverá ser observado que não será possível configurar o limite que ultrapasse a quantidade de dias da próxima carta. Na prática o campo Até dias em Atraso poderá ser utilizado para limitar a quantidade de dias da ultima faixa de carta. Exemplo: A ultima carta será impressa para devedores acima de 60 dias se o usuário não quiser que sejam impressas cartas para devedores com mais de 100 dias, basta colocar esse limite no cadastro da ultima carta. |
- 2 - Emissão das Cartas de Cobrança (Relatórios > Financeiros > Contas a Receber > Devedores > Emissão de Cobrança):
- Ao selecionar a opção Emissão Automática todas as cartas serão impressas com os modelos de acordo com a situação de cada locatário (ou fiador se for o caso), respeitando as faixas de seleção inicial/final de proprietário e imóvel, além das limitações referentes as opções Não imprimir Jurídico e Não Imprimir Unid em Proc Judicial.
- Ao término da impressão das cartas (botão impressora) o sistema fará os lançamentos de ocorrência referentes a emissão automática no respectivo imóvel (Admin. de Locação > Imóvel > Ocorrência), evitando que a cartas sejam impressas novamente.
Quando for selecionada a opção de tela, não serão gravadas na ocorrência e poderão ser colocadas na tela quantas vezes necessárias. Caso haja necessidade de impressão de etiquetas, as mesmas deverão ser impressas antes da impressão das cartas, pois, se as cartas forem impressas as etiquetas NÃO SERÃO IMPRESSAS. A opção de gerar arquivo para word (Botão Tela > Gerar Devedores para Word) também grava ocorrências de emissão automática, portanto, depois de feita também bloqueará tanto a emissão de cartas quanto a emissão de etiquetas. |
- Note, na imagem acima, que ao selecionar a opção Emissão Automática os campos referentes à seleção de modelo de carta e emissão para fiadores serão desabilitadas, visto que o controle de emissão das cartas será totalmente automático.
O usuário poderá optar pela emissão convencional de cartas (sem o controle automático) a qualquer momento, nesse caso, basta desmarcar a opção Emissão Automática. Vale destacar que a emissão automática de cartas considera como data limite a data atual do servidor. |
- 3 - Cadastro de Ocorrências (Admin. de Locação > Imóvel > Ocorrência):
- Conforme mencionado anteriormente ao optar pela impressão automática de carta de cobrança, o sistema fará um lançamento de ocorrência referente a carta emitida. Essa ocorrência evita que a carta seja impressa novamente (na emissão automática).
- De acordo com a imagem acima, poderá ser observado que a ocorrência está com o campo Emissão Automática marcado.
Para que a carta seja impressa novamente, basta o usuário excluir a respectiva ocorrência ou desmarcar o campo Emissão Automática. |
A emissão de carta de cobrança através do Módulo Base Jurídico ainda não está com o controle automático de emissão habilitado. Essas funcionalidades serão lançadas em versão que será liberada em breve. |
- Implementada a opção "Aplicar Tolerância no Vencimento" na tela do relatório de Devedores com Reajuste (Relatórios > Financeiros > Contas a Receber > Devedores > Devedores com Reajuste) .
- Ao selecionar está opção, os recibos em aberto aparecera com a data da tolerância, cadastrada no Contrato de Locação (Admin. de Locação > Contrato de Locação). E também será calculado multa e juros de acordo com a data de tolerância.
O filtro do Vencimento Inicial e Final, não será feito pela data da tolerância. |
- Modificada a tela de Cadastro de IPTU por Código de Barras (Financeiro > Lançamento IPTU Codigo Barra):
- Através desta tela será cadastrado o IPTU pelo Código de Barra
- Ao lançar o Código de Barra, o sistema irá verificar se o Código de Barra e a Inscrição de IPTU, já existe.
Essa opção está liberada apenas para IPTU do Rio de Janeiro, pois o código de barra contém o numero da inscrição do IPTU. |
- Após Cadastrar o IPTU do imóvel, deverá ser acrescentado todos os código de barras das parcelas na opção "Cód. Barras Parcela", para que quando seja feito o contas a pagar já esteja com o código de barra preenchido no lançamento.
- Implementado o Relatório de Comprovante de Pagamento Eletrônico (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Baixa de Arquivo Retorno : Relatórios > Comprovante Eletrônico), ao fazer a baixa de um pagamento eletrônico, será permitido imprimir o comprovante, de acordo com o tipo de documento.
- Para Título Bancário, será emitido o comprovante conforme o modelo abaixo:
- Os campos serão preenchidos com as seguintes informações:
- Nº Pagamento: Nº do Lançamento no contas à pagar
- Uso da Empresa: Código e Nome do Proprietário
- Imóvel: Endereço do Imóvel
- Tipo de Documento: Tipo de documento e o Banco Cedente
- Comprovante de Pagamento: Tipo de Documento
- Fornecedor: Nome e CPF ou CNPJ do Fornecedor
- Sacado: Nome da Administradora
- CNPJ: CNPJ da Administradora
- Para os demais documentos será emitido o comprovante conforme o modelo abaixo:
- Os campos serão preenchidos com as seguintes informações:
- Cliente: Nome do Proprietário
- Imóvel:Endereço do Imóvel
- Conta: Conta da Empresa
- Inscrição: CPF do Proprietário
- Favorecido: Fornecedor Favorecido
- Inscrição:CPF ou CNPJ do Fornecedor Favorecido
- Situação: Status do Contas à Pagar, quanto a sua baixa
- Banco / Agência / Conta: Dados da Conta Corrente do Fornecedor Favorecido
- Valor Doc e Valor Pagto: Valor Liquido
- Nº do Pagamento: Número do Lançamento
- Modalidade: Tipo de Pagamento
- Dt Pag.:Data do Pagamento
- A Chave Eletrônica é um código de autenticação do documento atribuído pelo banco que poderá ser importado do arquivo retorno no momento da baixa, para tanto basta configurar as informações necessárias na aba "Contas a Pagar Eletrônico" do cadastro de banco (Financeiro > Tabelas > Bancos).
Deverá ser informado no campo Inicio Cod. validação a posição que deverá começar a chave eletrônica; E no campo Tamanho Cod. Validação, a quantidade de campos. Essas informações deverão ser consultadas no manual do arquivo retorno do respectivo banco.
O tamanho máximo para preencher a Chave Eletrônica é de 40 posições. |
- Implementada na tela de Importação (Financeiro > Contas a Pagar > Importação / Configuração), o campo de Cod. de barra.
- Permitindo fazer a importação do contas a pagar, com o código de barra.
- Ajusta a geração de Arquivo Remessa para o Banco do Brasil (Financeiro > Contas a Receber > Gerar Arquivo Remessa), segundo a orientação do banco o campo Nosso Número (posição 38 a 57 do segmento P) deve ser informado com 10 posições ao invés de 11.
Qualquer correção ou alteração quanto a cobrança bancária deverá ser submetida a nova homologação junto ao respectivo banco. |
- Corrigida a Baixa de Contas a Pagar Eletrônico (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Baixa Arquivo Retorno), pois, para o Banco Bradesco quando o lançamento de contas a pagar tinha desmembramento o sistema estava criticando o valor pago como inválido.
O módulo de contas a pagar eletrônico é licenciado a parte, portanto, suscetível de faturamento extra. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Base Software. |
- Corrigido o Voucher Assistente(Financeiro > Contas a Pagar > Voucher - Assistente), pois, ao filtrar pela data, gerente e favorecido, está dando mensagem de erro.
- Corrigida a geração de Doc Eletrônico (Financeiro > Funções Diversas > Doc Eletrônico), pois, o arquivo estava gerando sem o trailer do lote.
Qualquer correção ou alteração quanto a cobrança bancária deverá ser submetida a nova homologação junto ao respectivo banco. |
- Corrigido o Lançamento de Serviços/Acessórios (Asmin. de Locação > Contrato de Locação > Serviços/Acessórios), pois, ao invés de selecionar, quando preenchia a opção no campo "Tipo", não estava fazendo o lançamento no recibo.
- Corrigida Tela de Remessa (Financeiro > Funções Diversas > Remessa),pois, ao aplicar o filtro, a tela ficava lenta.
- Corrigido o Voucher (Financeiro > Contas a pagar > Voucher > Relatórios > Liberação) pois, quando o proprietário estava sem saldo, no voucher o campo Saldo disponível estava saindo em branco. Agora quando não tem saldo está saindo com R$0,00.
- Corrigido o Relatório de Extrato C/C (Relatórios > Financeiros > Conta Corrente > Extrato C/C), pois, ao marcar a opção "imprimir contas a pagar" a ordenação estava sendo feita por numero do lançamento e não por data de vencimento.
- Corrigido o Relatório de Demonstrativo C/C (Relatórios > Financeiros > Conta Corrente > Demonstrativo C/C), pois, não estava totalizando o contas a pagar do proprietário, apenas somando todos os valores debitados no contas a pagar do proprietário o do imóvel.