Versão 1.8.0.484 de 26-12-2011 Base Condomínio
- Implementados os parâmetros necessários para a geração do arquivo de lote para a NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica) do Município de Niterói.
- Os arquivos de NFS-e para Niterói deverão ser gerados obrigatoriamente no padrão XML, necessitando de algumas configurações.
- Configurar parâmetros - Tabelas Gerais > Principais > Empresa/Filial - Botão Parâmetros
Caso a administradora tenha empresas com sede e CNPJ em municípios distintos (Ex. Matriz Rio de Janeiro e Filial Niterói), essas configurações deverão ser feitas somente no cadastro da Empresa ou Filial correspondente ao Município de Niterói. |
- TIPO DE ARQUIVO - Esse parâmetro, obrigatoriamente deverá ser preenchido com o valor 1 (XML).
- MENSAGEM PARA RPS - Mensagem que deverá ser impressa no Recibo Provisório de Serviços emitido pelo sistema (Relatórios > Financeiros > Nota Fiscal > Eletrônica > Emissão de RPS).
- ESQUEMA DE VALIDAÇÃO - URL do esquema de validação do arquivo XML para a NFSe de Niterói.
Conforme a imagem acima, esse parâmetro deverá ser preenchido obrigatoriamente com : <EnviarLoteRpsEnvio xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse"> Basta copiar a informação acima e colar no respectivo campo. |
- CÓDIGO DO SERVIÇO PRESTADO - Correspondente ao Código do serviço prestado. Item da LC 116/2003. Segundo o Modelo Conceitual ABRASF.
- CÓDIGO CNAE - Correspondente ao CNAE 2.0. Segundo o Modelo Conceitual ABRASF.
- CÓDIGO DO SERVIÇO PRESTADO PRÓPRIO DO MUNICÍPIO - Correspondente ao Código do serviço prestado próprio do município. Segundo o Modelo Conceitual ABRASF.
Exceto pelos parâmetros TIPO DE ARQUIVO, MENSAGEM PARA RPS e ESQUEMA DE VALIDAÇÃO, todos os valores dos parâmetros acima são meramente ilustrativos. O correto preenchimento desses parâmetros é de responsabilidade do usuário do sistema, e deverá ser consultado junto ao contador responsável pela empresa. Outras dúvidas poderão ser esclarecidas no site da NFSe de Niterói. |
Os demais procedimentos para a geração do arquivo de lote de NFSe, exceto os procedimentos acima, poderão ser consultados em Procedimentos NFS-e. |
- Implementada a opção Separar Arquivo Por Condomínio e Forma de Enviono Relatório de Etiqueta ( Relatórios > Cadastrais > Etiqueta > Condomínio ), essa opção quando marcada ira separar os arquivos de acordo com o cadastro da forma de envio ( Administração > Condomínio > Unidade > Envio / Forma de de Envio ), o nome deste arquivo será composto pelo código do condomínio + a forma de envio.
- exemplo
- Condomínio Minha Nossa ( 2 )+ Forma de Envio = Correio = Arquivo = 0002.correio
- 1 - Ao escolher a opção Separar Arquivo Por Condomínio e Forma de Envio, aparece a opção de escolher o diretório onde serão salvos os arquivos.
- 2 - Foi adicionado na geração do arquivo o campo "Forma de Envio"
- Implementada a opção Data de Inclusão na ocorrência da unidade ( Administração > Condomínio > Unidade / Ocorrência ) esse campo será preenchido automaticamente com a data do servidor ou da máquina local para cada nova inclusão.
- Implementados os campos Início Ocorrência, Tamanho Ocorrência e Ocorrências Válidas no cadastro de banco (Financeiro > Tabelas > Banco / Aba Configurações CNAB). Esse campo permite selecionar os registros válidos para a baixa CNAB no arquivo retorno através de um campo de identificação de ocorrência dentro dos registros (Financeiro > Contas as Receber > Baixas > Baixa de Recibo CNAB).
- Esse recurso é muito útil no caso de bancos que retornam registros de liquidação de recibos e confirmação de registro de cobrança dentro do mesmo arquivo (Ex. Banco Itaú), portanto, nem todos os registros dentro do arquivo poderão ser considerados como válidos para baixa dos recibos. No exemplo acima o sistema irá considerar somente os registros com os códigos de ocorrência 06 ou 07 na posição 109 como válidos para a baixa de recibos, descartando os demais registros.
Se esses campos não forem configurados, todos os registros do arquivo retorno serão considerados como válidos para a baixa dos recibos. |
Os valores dos campos configurados acima são somente sugestivos, para o correto preenchimento desses campos o usuário deverá consultar o layout de arquivo retorno do respectivo banco. |
- Implementados os campos Início Ocorrência, Tamanho Ocorrência e Ocorrências Válidas no cadastro de banco (Financeiro > Tabelas > Banco / Aba Configurações CNAB). Esse campo permite selecionar os registros válidos para a baixa CNAB no arquivo retorno através de um campo de identificação de ocorrência dentro dos registros (Financeiro > Contas as Receber > Baixas > Baixa de Recibo CNAB).
- Esse recurso é muito útil no caso de bancos que retornam registros de liquidação de recibos e confirmação de registro de cobrança dentro do mesmo arquivo (Ex. Banco Itaú), portanto, nem todos os registros dentro do arquivo poderão ser considerados como válidos para baixa dos recibos. No exemplo acima o sistema irá considerar somente os registros com os códigos de ocorrência 06 ou 07 na posição 109 como válidos para a baixa de recibos, descartando os demais registros.
Se esses campos não forem configurados, todos os registros do arquivo retorno serão considerados como válidos para a baixa dos recibos. |
Os valores dos campos configurados acima são somente sugestivos, para o correto preenchimento desses campos o usuário deverá consultar o layout de arquivo retorno do respectivo banco. |
- Acrescentado o Botão Relatóriono cadastro do seguro ( Administração > Condomínio > Seguro > Relatórios ), essa opção lhe permiti filtrar por Condomínio Inicial e Final / Por data de Término do Contrato Inicial e Final ou pela Seguradora, essa opção foi incluída na Barra Superior ( Relatórios > Cadastrais > Seguros Vencidos ) e na Barra Lateral ( Relatórios > Cadastrais > Seguros Vencidos ).
- Corrigida a geração de Arquivo Remessa para o banco Bradesco( Financeiro > Contas a Receber > Arquivo Remessa ), pois, não estava gerando arquivo quando os condôminos não tinham CPF cadastrado, além de não estava colocando a data e o valor do desconto no arquivo quando existentes no critério de cobrança.
Qualquer correção ou alteração quanto a cobrança bancária deverá ser submetida a nova homologação junto ao respectivo banco. |
- Corrigida a Importação de Contas a pagar ( Financeiro > Contas a Pagar > Importação ), pois, estava apresentando erro no momento da importação do grupo de saldo, mesmo com o grupo de saldo cadastrado na configuração do parâmetro.
- Corrigido o Relatório de protocolo ( Relatórios > Financeiro > Contas a Receber> Protocolo ), pois, com a criação do parâmetro 288 ( Tabelas Gerais > Informações > Parâmetro ), todas as unidades que estão marcadas unidades no envio sem a forma de envio identificada, estavam saindo como envio bloqueado.
- Corrigido o Relatório de Recibos Baixados ( Relatórios > Financeiro > Contas a Receber > Recibos Baixados ), pois, as informações Forma de Pagamento e Documento estavam saindo no recibo anterior ao recibo devido.
- Corrigido o calculo da Apuração ( Menu Principal > Lançamento ), pois, ao manda calcular o Consumo Atual o sistema estava lançando o valor mínimo e zerando o campo consumo atual.
- Ajustada a emissão de cheque em formulário avulso ( Financeiro > Contas a Pagar > Emissão de Cheque ), pois, não estava fazendo o fechamento do extenso no cheque.
- Para mais informações sobre a versão 1.8.0.483 consulte as notas da Versão 1.8.0.483 de 17/11/2011.
- Corrigida a impressão de Recibo do banco Mercantil do Brasil ( Financeiro > Contas a Receber > Impressão de Recibo ), pois, não estava saindo o código do cedente no recibo.
Qualquer correção ou alteração quanto a cobrança bancária deverá ser submetida a nova homologação junto ao respectivo banco. |
- Corrigido o Relatório de Balancete RecPag ( Relatórios > Financeiro > Balancetes > RecPag ), pois, não estava imprimindo o fornecedor quando o lançamento era de Crédito, o fornecedor só irá aparecer se o lançamento de crédito for para o condomínio sem o complemento de unidade além do campo Complemento estar em branco.
- Corrigido o lançamento de Cotas a Pagar através da tela do DARF ( Relatórios > Financeiro > DARF/DARM/GPS ), pois, ao selecionar a opção Lançar Contas a Pagar com forma de pagamento Contas a Pagar Eletrônico o sistema não estava configurando o campo Tipo de Pagamento automaticamente de acordo com o código da receita selecionada e apresentava erro.
- Corrigida a geração do arquivo de contas a pagar eletrônico para o Banco Bradesco (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Gerar Arquivo), pois, a partir da versão 1.8.0.783 parou de informar o nome do condomínio dentro da estrutura do arquivo de arrecadação. Esse problema estava impedindo que os nomes dos condomínios sejam impressos nos comprovantes emitidos pelo site.
- Ajustada a baixa do arquivo retorno de contas a pagar eletrônico do Banco Bradesco (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Baixar Arquivo Retorno) para não considerar as ocorrências do tipo HA (pagamento agendado) como registro de erro de baixa. Com isso, os ocorrências de agendamento de pagamento sairão em agrupamento separado no relatório de baixa quando selecionada a opção "agrupar por status".
O módulo de Contas a Pagar Eletrônico é licenciado a parte, portanto, suscetível de faturamento extra. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Base Software. |