Versão 1.8.0.476 de 20-05-2011 Base Condomínio

De WikiBase
Revisão de 12h38min de 10 de junho de 2011 por Qualidade1 (discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
  • Implementado um assistente para facilitar o processo de habilitação/desabilitação de acesso dos perfis para o controle de senha (Módulo Base Utilitários > Utilitários > Habilitar/Desabilitar Senha).
Através desse assistente os acessos dos sistemas, formulários e perfis, poderão ser configurados com mais facilidade. Porém, esse assistente não deverá ser utilizado no caso da habilitação ser parcial, pois, a liberação é aplicada em todos os componentes do formulário selecionado, incluindo a manipulação completa dos dados.
Primeiro Passo: Selecionar o sistema


Utilitario Habilita Senha.JPG


Segundo Passo: Selecionar o formulário


Utilitario Habilita Senha p2.JPG


Atencao.png


Se nenhum formulário for selecionado, o critério será aplicado a todos os formulários do respectivo sistema.



Terceiro Passo: Selecionar o(s) perfil(is) e clicar no botão processar


Utilitario Habilita Senha p3.JPG


Dica.png

Pressionando a tecla Ctrl, poderá ser selecionado um ou mais perfis.

Todos os usuários ligados ao perfil selecionado terão os acessos liberados.


  • Implementado a opção "Calcula IR" no Contrato de Administração (Administração > Condomínio > Botão Contrato ADM > Aba Taxa de Administração).


Contrato Administracao Cond IR.JPG


Essa opção ativa o calculo de retenção IRPJ para a geração de RPS, quando marcada em conjunto com outras configurações. A retenção de IRPJ terá o mesmo critério da retenção de PIS/COFINS/CSLL que já é feita pelo sistema, exceto pela configuração do valor limite.


Atencao.png


A retenção de IRPJ só se aplica para condomínios registrados como pessoa jurídica (ex. Associações), portanto, se o condomínio não se encaixar nesse critério a opção "Calcular IR" não deverá ser marcada.

Para mais esclarecimentos, consulte o profissional responsável pela contabilidade da administradora.



Depois de marcada a opção "Calcular IR", outros procedimentos devem ser observados:
Primeiro Passo: Verificação dos parâmetros de retenção (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetro).
O parâmetro 139 - Prov. IR/Fonte deverá estar configurado com os respectivos grupo de saldo, conta e percentual de retenção.


Calculo IR Cond Parametro.JPG


Dica.png

A mesma regra se aplica a retenção de PIS/COFINS/CSll, porém, os parâmetros são 140, 141, 142 e 143.

A emissão de DARF para recolhimentos dos impostos depende da configuração dos parâmetros 144, 145, 146, 147 e 148.


Segundo Passo: Verificação do parâmetro de configuração da administradora como fornecedor (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetro).
A identificação da administradora como fornecedor deverá ser feita através do campo campo valor, no parâmetro 151 - Fornecedor Empr.


Calculo IR Cond Parametro 151.JPG


Além do parâmetro 151, os impostos deverão ser inseridos na aba impostos do cadastro do fornecedor correspondente ao código indicado no campo valor (Administração > Entidades > Fornecedor > Aba Impostos).


Calculo IR Cond Cadastro Fornecedor.JPG


Dica.png

Observar que, de acordo com o parâmetro o fornecedor correspondente à administradora é o de código 180.

Não é necessária a identificação do percentual de retenção de cada tipo de imposto dentro do cadastro do fornecedor, pois, o sistema utiliza os percentuais apontados nos parâmetros, esse procedimento é necessário somente se o percentual for diferenciado.


Feitas as devidas configurações, os demais procedimentos ficam a cargo dos cálculos automáticos do sistema.
Ao fazer os lançamentos de Taxa de Administração, Material de Expediente, Serviço e ISS (Financeiro > Funções Diversas > Cálculos Diversos), o sistema fará o lançamento dos débitos dos serviços em conta corrente e o crédito referente à retenção do IRPJ (desde que o condomínio esteja selecionado através do campo "Calcular IR" no contrato).


Dica.png

A retenção de impostos é vinculada ao calculo de ISS.


Os demais procedimentos de geração de RPS, geração/transmissão do arquivo eletrônico e emissão de RPS continuam sem alterações, porém, para os condomínios que tiverem retenção de IRPJ o valor retido será informado dentro dos arquivos gerados e na impressão do RPS.


Calculo IR Cond Modelo RPS.JPG
Modelo de RPS


Dica.png

O destaque referente à retenção de IRPJ também será exibido na emissão da nota fiscal através do site da prefeitura.


  • Implementada a opção "Imprimir Distribuição Financeira" no Relatório de Prestação de Contas (Relatórios > Outros > Prestação de Contas), essa opção permite que sejam impressos os totais por distribuição financeira no fechamento do relatório de cada condomínio, respeitando o período selecionado.


Dica.png

Verificar as opções de totalização da distribuição, antes de imprimir o relatório.


Cadastro Distribuicao.JPG


Prestacao Contas Distribuicao Tela.JPG


Prestacao Contas Distribuicao.JPG
Modelo


Atencao.png

A totalização das distribuições financeiras é agrupada mês a mês utilizando campo descrição do cadastro da distribuição (Financeiro > Distribuição Financeira), portanto, NÃO PODE HAVER NENHUMA DIFERENÇA NA DESCRIÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO FINANCEIRA DO MESMO TIPO ENTRE UM MÊS E OUTRO, isso acarretará na impressão de duas totalizações para distribuições do mesmo tipo.

A totalização da distribuição financeira não levará em consideração o índice selecionado, bem como o botão gerar arquivo.


  • Implementada a opção Imprimir Fechamento de Saldo no relatório de prestação de contas ( Relatórios > Outros > Prestação de Contas ), com essa opção o sistema informará toda a movimentação com um total geral do saldo do condomínio dentro do período especificado.


Prestacao de Contas Saldo1.JPG


Relatorio Prestacao de Contas Saldo.JPG


  • Implementada a opção Atalho de Complemento ( Tabelas Gerais > Básicas > Atalhos/Complementos ), para lançamento de complemento automático no Serviços Avulsos ( Financeiro > Serviços Avulsos ), essa opção permite lançar os complementos automaticamente no serviços avulsos de acordo com o cadastro feito no Atalho de complemento.


Atalhos complemento.JPG


Serviços Avulsos Atalhos.JPG


  • Implementado o campo CPF/CNPJ do condômino na geração de arquivo bureaux de recibo (Relatórios > Financeiros > Bureaux > Recibo).


Dica.png

Para a informação referente ao CPF/CNPJ do condômino foi criado o campo CPF_CNPJ dentro do registro do tipo "2","1","0","Cabeçalho do Recibo".

O layout de impressão dessa informação deverá ser combinado junto à respectiva empresa de impressão.


  • Implementada a Coluna Total no relatório Extrato de C/C por Chave( Relatório > Financeiro > Extrato > Por Chave ), que tem a finalidade de totalizar cada chave e o total geral dos créditos e débitos no resumo das chaves.


Extrato Chave 2.JPG


  • Implementada a opção Condomínios (Ativos, Inativos ou Todos) na geração de Arquivo Devedores ( Financeiro > Contas a Receber > Devedores > Geração de Arquivo Devedores ), pois, estava gerando arquivos para condomínio com status de Ativos e Inativo juntos.


Arquivo Devedores.JPG


  • Implementada a opção "Apenas Unid. Cad. como Débito Aut." nos relatórios de Devedores Sintético/Analítico por Condomínio" (Relatórios > Financeiros > Contas a Receber > Devedores > Devedores Sintético/Analítico por Condomínio) e Recibos Baixados (Relatórios > Financeiros > Contas a Receber > Recibos Baixados).
Essa opção permite filtrar somente as unidades que estejam ativas no cadastro de débito automático (Financeiro > Contas a Receber > Debito Automático > Cadastro).


Relatorio Devedores Condominio.JPG


Relatorio Recibos Baixados Cond.JPG


Debito Automatico Cadastro.JPG


Atencao.png

Para essa opção, serão consideradas somente as unidades cujo cadastro do débito automático esteja ativo.


  • Acrescentadas as informações referentes ao código e nome do Condomínio no campo uso da empresa da geração de contas a pagar eletrônico de tributos para o Banco Bradesco (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Gerar Arquivo).
Isso facilita a impressão do comprovante de pagamento do banco e identificação do Condomínio, pois, essa informação será impressa no comprovante.
Além desses ajustes, também foi acrescentada a estrutura referente ao pagamento de IPTU.


Atencao.png

Esse módulo é licenciado a parte, portanto, suscetível de faturamento extra. Para mais informações, entre em contato com o Suporte da Base Software.


  • Habilitada a alteração do campo Valor Base Imposto nos lançamentos de contas a pagar baixados ( Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento ), sem recalcular o valor do imposto.


Menu Contas a Pagar.JPG


  • Habilitada a impressão da mensagem no Balancete Sintético/Analítico Opção “Duas Colunas” ( Relatórios > Financeiro > Balancetes > Sintético/Analítico), pois, quando a Opção Duas Colunas estava marcada o campo mensagem ficava desabilitado.


Balancete Sintetico Analitico1.JPG
Balancete Sinteanalitico.JPG


  • Corrigida a geração de arquivo remessa para o Banco BRADESCO (Financeiro > Contas a Receber > Gerar Arquivo Remessa).
Alterações realizadas de acordo com o layout MP_4008-0121-01 de 11/11/2010:
1. Registro transação Tipo 1 - Posição 66 a 66 - Ajustado para preencher com o valor 2, quando houver cobrança de multa de acordo com o critério de cobrança vinculado ao recibo.
2. Registro transação Tipo 1 - Posição 67 a 70 - Ajustado para preencher com o percentual de multa, quando houver cobrança de multa de acordo com o critério de cobrança vinculado ao recibo.
3. Registro transação Tipo 1 - Posição 161 a 173 - Ajustado para preencher com o valor dos juros (diários), quando houver cobrança de juros de acordo com o critério de cobrança vinculado ao recibo.


Dica.png

Quando houver dois tipos de multa no cadastro do critério de cobrança, o sistema contemplará o primeiro item encontrado. O sistema calculará o valor dos juros diários independente da periodicidade selecionada no cadastro do critério de cobrança.



Atencao.png

Qualquer correção ou alteração quanto a cobrança bancária deverá ser submetida a nova homologação junto ao respectivo banco.


  • Corrigido o cadastro do código do Cedente na conta corrente ( Financeiro > Tabelas > Conta / Conta Corrente / Código do Cedente ), estava apresentado erro de ( @1 )na impressão de recibo, isso acontecia quando na conta corrente o código do cedente estava com um digito. Ex.: 123466-9
  • Corrigida a Geração de Demonstrativo Rec/Despesas Agrupado ( Relatório > Financeiro > Bureaux / Demonstrativo Rec/Despesas Agrupado ), pois, estava gerando a referencia em duplicidade.
  • Corrigida a Impressão de Recibo Pre-Impresso ( Financeiro > Contas a Receber > Impressão de Recibo ), pois, estava apresentando erro de violação.


Categoria:Notas de Versões Base Condomínio