Versão 1.8.0.462 de 30-08-2010 Base Condomínio

De WikiBase
Revisão de 16h29min de 16 de março de 2011 por Gerenciaqualidade (discussão | contribs)

Após a liberação da primeira versão dos controles da NFS-e e da palestra realizada no auditório do SECOVI-RJ, foram feitos alguns questionamentos e pedidos por parte dos clientes.

O principal impasse tem relação com os usuários que fazem o débito do ISS em conta corrente do cliente (Condomínio ou Proprietário). De acordo com esse procedimento, no formato anterior ao da NFS-e, as Notas Fiscais eram impressas somando o valor do ISS (campo específico na Nota Fiscal) ao Valor do Serviço no campo Total da Nota Fiscal.

Dica.png

Exemplo:

  • Taxa de Administração R$ 100,00 (campo descrição do serviço)
  • ISS R$ 5,00 (Campo Valor do ISS)
  • Total da Nota FIscal R$ 105,00 (serviço+ISS)

Com o advento da NFS-e, o LAYOUT TXT do arquivo de lote de RPS adotado pelos nossos sistemas contempla somente dois campos distintos (Valor dos Serviços e Valor do ISS), que, respectivamente, foram exportados de acordo com a determinação do LAYOUT (Valor dos Serviços R$ 100,00 e Valor do ISS R$ 5,00). Porém, ao imprimir a NFS-e no site notacarioca o VALOR DA NOTA considera somente o campo Valor dos Serviços (sem considerar o ISS que foi debitado do cliente), gerando dois impactos:

  1. Dificuldade na conferência do total debitado do cliente.
  2. Diferença na apuração do valor base para o recolhimento do ISS, pois, no caso da Nota Fiscal tradicional o valor base poderia ser apurado pelo Valor Total da Nota, considerando o ISS debitado ao cliente também como base de cálculo.

Com relação ao segundo item, cabe a interpretação de que devemos considerar todos os débitos feitos ao cliente (tomador do serviço) como créditos à administradora (prestador do serviço) e, portanto, o ISS debitado do cliente também deveria ser somado ao Valor dos Serviços, procedimento que os sistemas não adotaram por DEFAULT para a NFS-e, devido ao fato dos campos serem distintos na estrutura do arquivo, como mencionado anteriormente.

Contudo, deixamos à cargo do usuário aplicar ou não esse critério. Portanto, para que o ISS seja somado ao valor do serviço e, respectivamente, seja considerado como VALOR DA NOTA, basta que seja marcada a opção “Recolhe ISS” (também para o ISS) no Cadastro de Conta (Base Condomínio > Financeiro > Tabelas > Conta) e “ISS” no Cadastro de Histórico Padrão (Base Locação > Financeiro > Tabelas > Histórico Padrão), como demonstrado abaixo:


Cadastro Conta ISS.JPG
Cadastro de Conta para os usuários do Sistema Base Condomínio


Cadastro Historico ISS.JPG
Cadastro de Histórico Padrão para os usuários do Sistema Base Locação


Atencao.png
  • Para os usuários que não debitam ISS destacado em conta corrente do cliente (ex. ISS como parte do valor da taxa ou sem débito de ISS ao cliente) não houve e nem haverá nenhuma necessidade de adaptação.
  • Essa alteração, se adotada, não irá interferir nos procedimentos normais dos sistemas com relação aos cálculos de taxa de administração, serviços e ISS. Somente a geração do arquivo eletrônico e a impressão do RPS irá considerar o ISS como item de serviço.
  • Os usuários que utilizam somente a impressão de nota fiscal tradicional (ainda não aderiram à NFS-e) NÂO DEVERÃO ADOTAR ESSE PROCEDIMENTO.
  • Os usuários que utilizam os dois modelos em conjunto (nota fiscal tradicional e NFS-e) com a inclusão de ISS como valor do serviço, deverão ajustar os respectivos cadastros de acordo com a opção utilizada no momento. Antes da emissão da nota fiscal tradicional o campo ISS deverá estar desmarcado, pois, ao marcar o campo ISS na própria conta (Base Condomínio) ou histórico (Base Locação) o valor será somado duas vezes no total da nota fiscal tradicional (modelo anterior ao NFS-e), voltando a marcar o campo ISS para a impressão da RPS e geração do arquivo eletrônico. A adaptação dessa nova situação à emissão da nota fiscal tradicional sairá na próxima versão.
  • A adoção desses procedimentos, bem como a continuidade dos procedimentos anteriores, deverá ser feita mediante a consulta ao RESPONSÁVEL PELA CONTABILIDADE DA EMPRESA.


Além das adaptações mencionadas acima, foram feitas outras melhorias:

  • Adaptado o modelo da RPS (Financeiro > Nota Fiscal > Eletrônica > Emissão de RPS) ao LAYOUT da NFS-e impressa no site notacarioca, levando em consideração as devidas diferenças e proporções. Com isso, o modelo anterior de RPS foi abolido.
  • Adicionados os campos referência e valor na impressão dos itens da RPS e arquivo eletrônico de lote (lembrar que, agora, é opcional a inclusão do ISS como item da NFS-e) .
  • Alterado o lançamento de RPS para permitir alterar os valores e status, permitindo assim, fazer correções/alterações e um novo envio de lote, utilizando o mesmo número de RPS.
  • Corrigida a geração de arquivo eletrônico de lote, pois, não estava enviando o CPF do proprietário.
  • Corrigida a impressão de RPS para ordenar pelo número da RPS.
  • Por conta da urgência em liberar uma nova versão constando a NFS-e , os formulários referentes à NFS-e ficaram fora do controle de acesso ( Segurança > Gerenciamento ), tendo os acessos liberados para todos os usuários. A inclusão no controle de acessos está liberado nessa versão, portanto, todos os usuários terão os acessos bloqueados, cabendo ao usuário “master” fazer a liberação para os demais usuários.


Dica.png

Para dúvidas sobre os procedimentos gerais da NFS-e consulte: Visão Geral e Procedimentos.


  • Corrigido o cadastro de Solicitação ( Administração > Condomínio > Solicitação ), pois, ao marcar a opção Responsável “ Condômino “ e selecionar o número do telefone, estava dando mensagem de erro.
  • Corrigida a impressão de DARF/DARM/GPS ( Relatórios > Financeiro > DARF/DARM/GPS ), pois, quando o código da receita era o “ DARF “ estava congelando o sistema.
  • Corrigido o Relatório de Conferência de Autônomo ( Financeiro > Autônomo > Conferência de Autônomo ), pois, quando colocava para filtrar apenas um condomínio o sistema rodava o relatório normal, mais quando colocava mais de um condomínio não acontecia nada.
  • Corrigido o Parâmetro 122 ( Tabelas Gerais > Informações > Parâmetro ), que não estava criticando os dias para Lançamento em C/C na inclusão.
  • Corrigido o Relatório de Crítica de Recibo ( Relatórios > Financeiro > Contas a Receber > Crítica de Recibo), pois, quando a conta era de débito não estava colocando o sinal de menos ( - ) na frente do valor no total das contas do condomínio, também foi corrigida a duplicidade de colunas com os mesmos valores.
  • Corrigido Lançamento de Contas a Pagar ( Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento), pois, o campo “Periodicidade do Incremento” não estava sendo preenchido automaticamente ao fazer um novo lançamento.
  • Corrigido o Balancete RecPag ( Relatórios > Financeiro > Balancetes > RecPag), pois, ao marcar a opção “Numerar Débitos” em conjunto com a opção “Agrupar Recibo”, o relatório estava saindo com a numeração fora de ordem.
  • Ajustado o Cadastro de Transferência (Administração > Condomínio / Contrato ADM / Transferência), pois não estava de acordo com o parâmetro 270 ( Tabelas Gerais > Informações > Parâmetro).
  • Corrigido o Relatório de Devedores com Reajuste ( Relatórios > Financeiro > Contas a Receber > Devedores > Devedores com Reajuste ), pois, ao marcar a opção “Imprimir Sintético” estava imprimindo uma folha a mais no relatório.
  • Corrigida a tela de Transferência de Verba ( Administração > Trans. Verba / Lançar Transferência ), pois, não estava exibindo os ícones para lançamento da transferência.
  • Adicionada a opção Agrupar Referência no Balancete Bureaux RecPag ( Relatório > Bureaux > Balancete RecPag), pois, ao selecionar a opção “Agrupar Unid.” estava gerando diferenças no agrupamento de receitas com relação ao Balancete RecPag na tela (Relatórios > Financeiro > Balancetes > RecPag).


Balancete RegPag-Bureaux.JPG


Categoria:Notas de Versões Base Condomínio