Versão 1.8.0.465 de 08-11-2010 Base Condomínio
- Visando adequar a geração dos arquivos eletrônicos de nota fiscal às exigências de outros municípios brasileiros, foram feitas novas adaptações aos procedimentos já utilizados.
- Essas alterações, permitem que os arquivos sejam gerados no padrão XML, de acordo com o LAYOUT do Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF)
- Implementado o parâmetro TIPO DE ARQUIVO na configuração de empresa e filial (Tabelas Gerais > Principais > Empresa/Filial – Botão Parâmetros). Esse parâmetro permite identificar se a geração do arquivo será no LAYOUT TXT (valor default do sistema igual a zero), adotado pelo Município do Rio de Janeiro ou XML (valor igual a 1).
- Implementado o campo Código Município IBGE nos cadastros de Empresa e Filial (Tabelas Gerais > Principais > Empresa/Filial) , esse campo é obrigatório somente se o usuário optar pela geração dos arquivos no padrão XML.
- Implementado o campo Código Município IBGE no Cadastro de Condomínio (Administração > Condomínio), esse campo será obrigatório somente se o usuário optar pela geração dos arquivos no padrão XML e o Condomínio estiver em município diferente do município da empresa ou filial. Não sendo preenchido, o sistema adotará a informação identificada no cadastro da empresa ou filial.
Essa configuração é necessária somente para os condomínio em que o município for diferente da empresa ou filial. Se o código IBGE não for preenchido no cadastro do condomínio, o sistema utilizará o código IBGE da empresa ou filial para a geração do arquivo XML. |
Antes de adotar o padrão XML deverão ser observados alguns procedimentos:
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As administradoras que registram as notas fiscais eletrônicas pelo site do Município do Rio de Janeiro e que, até o momento, vêm utilizando o LAYOUT TXT, também poderão optar pelo LAYOUT XML. No entanto, o LAYOUT TXT continua sendo válido, e, optando por continuar na estrutura TXT, nenhum tipo de configuração extra será necessária. |
- Essas adaptações se aplicam também ao tratamento do arquivo retorno, ou seja, optando pelo LAYOUT XML o arquivo retorno também deverá ser nesse formato.
- Além das adaptações para a geração do arquivo XML, foi alterada a estrutura do arquivo TXT, onde o campo 7 (posição 33) do registro detalhe serve para identificar o tipo de identificação do tomador (1 – CPF, 2 – CNPJ e 3 – Não informado), quando o campo CNPJ do condomínio não estiver preenchido essa informação será gerada com o valor 3.
- Os demais procedimentos para a geração dos arquivos eletrônicos de nota fiscal poderão ser consultados em Procedimentos.
- Implementada a opção “Imprimir Fechamento de Saldos” no Balancete Comparativo (Relatórios > Financeiro > Balancete > Comparativo), essa opção habilita a impressão do fechamento de saldos no final do balancete seguindo o padrão do Balancete Sintético, também com a possibilidade de separar grupos de saldos com gestão financeira. Para o fechamento de saldo será considerado o mês de referência do balancete.
- Implementada a opção “Omitir E-mail” no Protocolo de Entrega ( Relatórios > Outros > Protocolo de Entrega), pois, estava gerando relatório de protocolo de entrega imprimindo o email cadastrado dentro da empresa ( Tabelas Gerais > Principais > Empresa ), com esta opção marcada o e-mail não será impresso.
- Implementada a opção “ Ordenar Por “ no Relatório Rec / Desp Financeiras ( Relatórios > Outros > Rec/Desp Financeiras ), que tem a finalidade de ordenar pelo código do condomínio ou pelo nome do condomínio, alem das outras opções que já consta neste relatório.
- Implementado o campo “Seq. Página”, os campos "Chave Inicial" e "Chave Final", e um "checkbox" para imprimir dentro da data por ordem de condomínio no Relatório de Diário de Lançamento ( Relatórios > Financeiro > Extrato > Diário ).
- Alterada a composição do nosso número e linha digitável para se adequar à modalidade de cobrança registrada do HSBC, segundo o MANUAL TÉCNICO – MÓDULO I I versão setembro/2009. Para que o sistema imprima os recibos na modalidade de cobrança registrada, além de marcar o campo “Cobrança Registrada”, também deverá ser informado o código range (consultar o HSBC) no campo “Número do Contrato”, ambos no cadastro da conta corrente bancária (Financeiro > Tabelas > Banco).
Qualquer alteração quanto a cobrança bancária deverá ser submetida a nova homologação junto ao respectivo banco. |
- Foi alterado o lançamento de contas, no Contas a Pagar através do Código de Barra ( Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento / Código de Barra ), nas contas em que não houver a data do vencimento no código de barra, será informado ao usuário que a mesma está inválida e se deseja utilizar a data atual.
- Corrigida a Geração de Arquivo de Devedores ( Financeiro > Contas a Receber > Devedores > Geração de Arquivo de Devedores), pois, a informação do campo “ Logradouro” não estava sendo incluída no arquivo gerado.
- Corrigido o Incremento do Contas a Receber ( Financeiro > Contas a Receber > Incremento), pois, estava incrementando contas a receber de condomínios inativos.
- Corrigido o lançamento de Contas a Pagar Através das propriedades “Ctrl+1” ( Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento ), pois, ao tentar usar esse recurso estava com erro.
- Corrigido o lançamento do “Nosso Numero” na tela de Recibo ( Financeiro > Contas a Receber > Recibo / Nosso Numero ), pois, não estava permitindo gravar o nosso numero.
- Corrigido o Balancete Comparativo (Relatórios > Financeiro > Balancete > Comparativo), pois, os lançamentos de crédito estavam saindo na coluna de “Débito“.
- Corrigido o cadastro de “Solicitação” no menu principal ( Administração > Solicitação ), pois, não estava gravando o numero da solicitação automaticamente, esses problemas estavam ocorrendo quando cadastrada a solicitação pelo menu principal, quando cadastrado através do condomínio funcionava normalmente.
- Corrigido o Lançamento de Conta Corrente ( Financeiro > Conta Corrente / Caixa ), pois, não estava mostrando a listagem dos caixas cadastrados no sistema.
- Corrigido o Relatório de Capa ( Relatórios > Outros > Relatório de Capa ), pois, estava gerando uma folha em branco no final do relatório, quando selecionava mais de um condomínio.
- Corregida a Geração de Recibo ( Financeiro > Contas a Receber > Geração de Recibo ), pois, estava gerando recibo sem o Código Simplificado, além de gerar recibos para condomínios inativos.
- Corrigido o Lançamento no contas a pagar / Aba Imposto ( Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento / Imposto )pois, ao fazer um lançamento em um fornecedor que tinha mais de um imposto cadastrado na ( Aba Imposto ), ao fazer o calculo do imposto o sistema estava colocando o valor base da tela principal e ignorava o valor lançado.
- Corrigido o relatório de Condômino ( Administração > Condômino / Relatório ), pois, ao marcar a opção “ Corrente “ e pedir “tela” aparece o nome do condômino, mas ao imprimir o campo fica em branco.
- Corrigida a Tela de Lançamento de RPS ( Financeiro > Nota Fiscal > Eletrônica > Lançamento RPS ), pois, o sistema não estava colocando o total dos itens da “Nota” no final da tela, permanecendo sempre em 0,00 D.