Versão 1.8.0.488 de 08-11-2010 Base Locação
- Visando adequar a geração dos arquivos eletrônicos de nota fiscal às exigências de outros municípios brasileiros, foram feitas novas adaptações aos procedimentos já utilizados.
- Essas alterações, permitem que os arquivos sejam gerados no padrão XML, de acordo com o LAYOUT do Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF)
- Implementado o parâmetro TIPO DE ARQUIVO na configuração de empresa e filial (Tabelas Gerais > Principais > Empresa/Filial – Botão Parâmetros). Esse parâmetro permite identificar se a geração do arquivo será no LAYOUT TXT (valor default do sistema igual a zero), adotado pelo Município do Rio de Janeiro ou XML (valor igual a 1).
- Implementado o campo Código Município IBGE nos cadastros de Empresa e Filial (Tabelas Gerais > Principais > Empresa/Filial) , esse campo é obrigatório somente se o usuário optar pela geração dos arquivos no padrão XML.
- Implementado o campo Código Município IBGE no Cadastro de Proprietário (Admin de Locação > Proprietário), esse campo será obrigatório somente se o usuário optar pela geração dos arquivos no padrão XML e o Proprietário estiver em município diferente do município da empresa ou filial. Não sendo preenchido, o sistema adotará a informação identificada no cadastro da empresa ou filial.
Essa configuração é necessária somente para os proprietários em que o município for diferente da empresa ou filial. Se o código IBGE não for preenchido no cadastro do proprietário, o sistema utilizará o código IBGE da empresa ou filial para a geração do arquivo XML. |
Antes de adotar o padrão XML deverão ser observados alguns procedimentos:
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As administradoras que registram as notas fiscais eletrônicas pelo site do Município do Rio de Janeiro e que, até o momento, vêm utilizando o LAYOUT TXT, também poderão optar pelo LAYOUT XML. No entanto, o LAYOUT TXT continua sendo válido, e, optando por continuar na estrutura TXT, nenhum tipo de configuração extra será necessária. |
- Essas adaptações se aplicam também ao tratamento do arquivo retorno, ou seja, optando pelo LAYOUT XML o arquivo retorno também deverá ser nesse formato.
- Além das adaptações para a geração do arquivo XML, foi alterada a estrutura do arquivo TXT, onde o campo 7 (posição 33) do registro detalhe serve para identificar o tipo de identificação do tomador (1 – CPF, 2 – CNPJ e 3 – Não informado), quando o campo CNPJ do condomínio não estiver preenchido essa informação será gerada com o valor 3.
- Os demais procedimentos para a geração dos arquivos eletrônicos de nota fiscal poderão ser consultados em Procedimentos.
- Implementada a Geração de Recibo para Proprietário. Essa opção permite apurar os proprietários com saldo devedor para geração de recibos e cobrança bancária.
Esse módulo é licenciado a parte, portanto, suscetível de faturamento extra. Para mais informações, entre em contato com o Setor Comercial da Base Software. |
- Antes da geração dos recibos deverão ser observados alguns procedimentos:
- Configurar o parâmetro 275 Hist. Recibo Prop (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros): Esse parâmetro permite identificar qual histórico será lançado como item do recibo no momento da geração.
- Configurar Proprietário (Admin de Locação > Proprietário): Nesse cadastro (aba Recibo Proprietário), deverão ser configuradas as opções de vencimento, critério de cobrança, endereço e forma de envio, essa configuração deverá ser feita por proprietário. O recibo não será gerado se o proprietário não tiver essa configuração.
- A geração dos recibos deverá ser feita através da opção Financeiro > Contas a Receber > Geração Recibo Proprietário.
- Os proprietários poderão ser filtrados por filial, gerente e código do proprietário, além dos filtros, poderá ser estipulada uma data limite para apuração dos saldos através do campo “Apurar Saldo Até” e limite de valores válidos através do campo “Saldo Devedor Superior a”.
- Os vencimentos dos recibos serão determinados de acordo com a “Referência” selecionada, em conjunto com o parâmetro 115 – Data Base e as configurações de dia de vencimento feitas no cadastro do proprietário, utilizando o mesmo critério da geração de recibo de aluguel.
Ex.: Para data base 15 e dia de vencimento maior ou igual a 15 os recibos terão vencimento dentro do próprio mês de referência, para dia de vencimento menor que 15 a data de vencimento será no mês seguinte ao da referência. |
- O campo “Tarifa Cobrança” é opcional, caso ele tenha um valor maior que zero será incluído mais um item no recibo utilizando o histórico padrão de acordo com o parâmetro 107. O mesmo critério se aplica aos campos “Complemento” e “Mensagens”.
- Os proprietários que não tiverem o cadastro devidamente feito na aba Recibo Proprietário aparecerão em vermelho, como o exemplo acima, consequentemente os recibos desses proprietários não serão gerados.
- Os recibos gerados não terão nenhuma indicação de imóvel e poderão ser consultados através da tela de lançamento de recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo), onde haverá uma uma indicação que o recibo é de proprietário.
- Caso já exista recibo em aberto para o proprietário, o mesmo número será aproveitado para a geração do vencimento seguinte, independente de já ter sido emitido.
- Na tela de impressão do Recibo Laser foi adicionada a opção “Imprimir Recs de Proprietário”, essa opção habilita a impressão dos recibos de proprietário junto com os recibos de aluguel normal, colocando nos dados do sacado as informações referentes ao proprietário.
- Os recibos de Proprietário também poderão ser gerados para bureaux, porém, o envio de recibos para a internet não será feito.
- Os procedimentos de baixa de recibos (manual, caixa e CNAB) serão processados normalmente, independente do recibo ser de aluguel ou de proprietário, porém, quando o recibo for de proprietário o crédito será feito na conta corrente do proprietário sem identificação de imóvel.
- Os procedimentos referentes aos cancelamentos (baixa, emissão e recibo) também poderão ser feitos para recibo de proprietário.
- Os controles e Relatórios de Devedores e Crítica de Recibos não contemplarão os recibos e proprietário.
- Implementada uma crítica no Cadastro de Proprietário ( Admin. de Locação > Proprietário ), para emitir um aviso ao salvar o cadastro sem vincular a Filial e Gerente através dos dados complementares.
- Implementadas novas opções de “Ordenação” no Relatório de Crítica de Recibo ( Financeiro > Contar a Receber > Critica de Recibo ), foi adicionado ao relatório as seguintes opções de ordenação: Filial/Gerente/Código do proprietário, Filial/Gerente/Nome do Proprietário, Código do proprietário/ Imóvel, Nome do Proprietário/Imóvel.
- Filial/Gerente/Código do Proprietário - > Faz o filtro pela filial, pelo gerente, ordena pelo código do proprietário e, pelo código do imóvel.
- Filial/Gerente/Nome do Proprietário - Faz o filtro pela filial, pelo gerente, ordena pelo nome do proprietário em ordem alfabética e pelo código do imóvel.</nowiki>
- Código do proprietário/Imóvel - Ordena por código de proprietário e código do imóvel neste caso o sistema </nowiki>desconsidera o agrupamento por filial e gerente.
- Nome do Proprietário/Imóvel - Ordena pelo nome do proprietário em ordem alfabética e pelo código do Imóvel, neste caso o sistema desconsidera o agrupamento por filial e gerente.
- Alterado o filtro de arquivos SECOVI (Base Utilitários > Utilitários > Arquivo SECOVI), se ajustando aos novos campos aceitados segundo o layout 1.0.6 para o tipo de garantia, correspondente ao campo Fiança do cadastro do Contrato de Locação (Admin Locação > Contrato de Locação), onde:
- Tipo 1. Fiador correspondo à opção fiador, tipo 2. Seguro Fiança corresponde à opção Seguro fiança, Tipo 3. Depósito Caução corresponde à opção Depósito, 4. Titulo de Capitalização corresponde à opção Título Capitalização e 5. Carta Fiança Bancária corresponde à opção Bancária;
- Também, de acordo com o novo Layout 1.0.6, foi feito um ajuste para não informa os campos de valor quando os mesmos forem zero.
Clique aqui para fazer o download da versão 1.0.6 do PADI. |
- Alterada a composição do nosso número e linha digitável para se adequar à modalidade de cobrança registrada do HSBC, segundo o MANUAL TÉCNICO – MÓDULO I I versão setembro/2009. Para que o sistema imprima os recibos na modalidade de cobrança registrada, além de marcar o campo “Cobrança Registrada”, também deverá ser informado o código range (consultar o HSBC) no campo “Número do Contrato”, ambos no cadastro da conta corrente bancária (Financeiro > Tabelas > Banco).
Qualquer alteração quanto a cobrança bancária deverá ser submetida a nova homologação junto ao respectivo banco. |
- Implementada a opção “ Natureza do Lançamento “ no Relatório de Movimento por Histórico ( Relatórios > Outros > Movimento por Histórico ), esta implementação tem a finalidade de filtra a Natureza dos Lançamentos (Todos / Débito / Crédito ).
- Implementada a opção “Não Imprimir CPF/CNPJ Proprietário” ( Relatório > Financeiro > Conta Corrente > Extrato de C/C ), pois, essa informação ficava visível no “envelope janela”, quando o extrato era envelopado, com essa opção o pode escolher se deseja ou não imprimir o CPF/CNPJ do Proprietário.
- Corrigido o filtro da remessa por proprietário ( Financeiro > Função Diversas > Remessa ), pois, não estava filtrando os proprietários que não tinha “gerente” e “Filial” vinculado no cadastro.
- Corrigido o lançamento de Contas a Pagar Através das propriedades “Ctrl+1” ( Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento ), pois, ao tentar usar esse recurso estava com erro.
- Corrigida a geração de arquivo remessa do banco Santander ( Financeiro > Contas a Receber > Arquivo Remessa ), Pois, não estava gerando corretamento o arquivo remessa se a carteira fosse “3”.
Qualquer alteração quanto a cobrança bancária deverá ser submetida a nova homologação junto ao respectivo banco. |
- Corrigida a impressão de recibo ( Financeiro > Contas a Receber > Impressão de Recibo ), Pois , estava gerando dois recibos, um normal e outro só com o cabeçalho, isso ocorria quando o endereço do locatário era muito grande.
- Corrigido o cadastro da descrição do imóvel na “Aba Vistoria “ ( Admin. de Locação > Imóvel > Aba Vistoria / Descrição ), pois, ao cadastrar um texto muito grande e mandar salvar, o sistema estava fechando automaticamente.
- Corrigida a Impressão de Remessa Proprietário ( Relatórios > Financeiros > Contas a Pagar > Remessa > Impressão Remessa Proprietário ), pois, ao tentar imprimir estava apresentado erro.
- Corrigido o relatório de Transferência de Itens ( Relatórios > Financeiros > Contas a Receber > Transferência de Itens ), pois, estava dobrando o "Total do Relatório" quando manda para a impressora, isso esta ocorrendo quando utilizava a opção “Analítico”.
- Corrigido o Lançamento da Remessa do Proprietário ( Financeiro > Funções Diversas > Remessa ), pois, estava saindo com o lançamento duplicado, essa duplicidade estava acontecendo quando existiam dois proprietários com o mesmo número de conta corrente.
- Corrigido o Lançamento de Recibo (Financeiro > Contas a Receber / Recibo ), pois, estava permitindo alterar o numero do recibo através do “ Visualizador de Registro ”.
- Corrigido o Relatório de Contas a Pagar ( Financeiro > Contas a Pagar > Relatório ), pois, estava saindo o complemento do endereço do imóvel nos relatórios, por Chave, por Vencimento, por Favorecido e não estava saindo o Histórico.
- Corrigido o Seguro Aluguel ( Contrato de Locação > Dados Complementares / Seguro Aluguel ), pois, quando marcava a opção na tela, não estava salvando.
- Corrigido o Repasse do Contas a Pagar ( Financeiro > Contas a Pagar / Repasse ), pois, estava permitindo alterar a data de repasse mesmo quando esse repasse estava vinculado ao recibo.
- Corrigida a Geração de DOC Eletrônico ( Financeiro > Funções Diversas > Doc Eletrônico), pois, ao filtrar por filial e gerente, quando o favorecido não era o proprietário, não estava gerando no arquivo.
- Corrigida a Tela de Lançamento de RPS ( Financeiro > Nota Fiscal > Eletrônica > Lançamento RPS ), pois, o sistema não estava colocando o total dos itens da “Nota” no final da tela, permanecendo sempre em 0,00 D.