Versão 1.7.5.469 de 08-04-2009 Base Locação
- Visando aumentar a segurança com relação à criação de voucher de contas a pagar, foi implementada mais uma crítica de verificação de duplicidade de documentos em voucher's distintos.
- Implementado o Controle de Itens Opcionais (SQS2000Utilitários > Locação > Controle de Itens Opcionais), nesse controle poderão ser incluídos os históricos opcionais por imóvel facilitando o bloqueio e/ou devolução em recibos futuros.
- Campos:
- Proprietário/Imóvel : Identificação do proprietário/imóvel no controle;
- Histórico: Identificação do item opcional;
- Bloqueado: Marcar para bloquear o item para o imóvel selecionado nas próximas gerações de recibos;
- Devolução: Marcar para gerar uma devolução do item na próxima geração de recibos, nesse caso, deverão ser complementadas as informações referentes ao histórico de devolução e valor da devolução;
- Devolvido: O sistema marca automaticamente quando a devolução for gerada no recibo;
- Conta Corrente: Identifica se a devolução será feita em conta corrente, nesse caso o sistema não fará o lançamento em recibo, porém o item continuará bloqueado;
- Data da Operação/Funcionário: Registra automaticamente a data e o funcionário que fez a ultima atualização no registro, esses campos não podem ser editados/modificados;
Clicando no botão "Incluir Itens", será aberta uma tela para verificar uma determinada referência e inclusão automática dos itens no controle.
Nos campos histórico, proprietário, imóvel, referência e Data Inicial/Final poerão ser selecionados as respectivas informações para o filtro, ao clicar no botão "Filtrar Gride" serão listados todos os recibos que correspondam as campos selecionados (serão filtrados somente os recibos em que o item selecionado for opcional), ao clicar no botão "Incluir Itens" os mesmos serão incluídos automaticamente, colocando o item não pago como bloqueado. Essas informações poderão ser alteradas a qualquer momento. Esse controle interfere diretamente na "Geração de Recibos" segundo as regras abaixo:
Mesmo que o item esteja no cadastro de serviços do contrato de locação, ele não será gerado enquanto estiver marcado como bloqueado; A devolução (quando não for em conta corrente e o campo devolvido estiver desmarcado) será lançada automaticamente como item no recibo do inquilino e o campo devolvido será marcado;
Além do cadastro do controle de itens opcionais, foi implementado o Relatório de Controle de Itens Opcionais (SQS2000Utilitarios > Locação > Controle de Itens Opcionais > Relatórios), com as opções de filtrar por Filial, Gerente, Proprietário, Histórico e Situação (Bloqueado, Devolvido, etc).
- Ampliadas as opções referentes à exigência da LEI Nº 512 de 14 de Novembro de 2008 que proíbe as Administradoras de cobrar honorários em seus demonstrativos de inadimplência para o Relatório de Follow-up (Relatórios > Cadastrais > Imóveis > Follow/up) e Recibo Laser (Relatórios > Financeiros > Contas a Receber > Recibo), nessas telas observar a opção Empresa de Cobrança (rever o
item 1 das implementações na versão 1.7.5.467 de 13/02/2009).
- Implementada a opção Situação do Imóvel (Todos/Ativos/Inativos) para filtrar os imóveis pela situação no Relatório de Contas a Pagar por Imóvel (Relatórios > Financeiros > Contas a Pagar > Imóvel).
- Implementada a opção Somente Aluguel/Taxa no Extrato de Conta Corrente (Relatórios > Financeiros > Conta Corrente > Extrato de C/C), essa opção altera o layout do extrato fazendo com que para os imóveis ocupados somente sejam impressos os lançamentos referentes aos históricos de Aluguel e Taxa de Administração, essa opção afetará somente a listagem dos imóveis ocupados (com
contrato de locação), nos demais imóveis do extrato todos os lançamentos serão impressos.
Atenção! Essa opção é válida somente para os movimentos no período selecionado para impressão do extrato, não alterando em nenhum momento o calculo do saldo de abertura que continua levando em consideração TODOS os lançamentos até a data anterior à de abertura do extrato, poderão ocorrer divergências entre o saldo de fechamento de um período e o saldo de abertura do período seguinte.
- Conforme orientações da FEDCORP, foi alterada a formula de calculo do Seguro Aluguel (rever item 1 das implementações na versão 1.7.5.459 de 16/06/2008), onde era utilizado o total do recibo como base de calculo alterou-se para considerar somente os valores de aluguel, condomínio e IPTU.
- Implementado o parâmetro 259 – Seguro Conteúdo (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros), esse parâmetro é utilizado para a geração do novo layout de arquivo padrão FEDCORP. Para a geração do arquivo FEDCORP deve ser utilizado o Base Utilitários.
- Implementado o parâmetro 260 - Bloq. Tx Garantia, esse parâmetro bloqueia (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros - Valor default 1) o cadastramento de contrato de locação sem o preenchimento das informações referentes a taxa de garantia, quando o contrato de administração do imóvel for aluguel garantido.
- Ajustada a geração de seguros (Financeiro > Contas a Receber > Geração de Recibos), pois o sistema permitia o cadastro de mais de um seguro para o imóvel (Adm. Locação > Imóvel – Botão Seguro), porém não gerava o contas a pagar de todos.
- Corrigido o Extrato de Conta Corrente Simplificado (Relatórios > Financeiros > Conta Corrente > Extrato C/C Simplificado), pois o sistema não estava imprimindo as datas Inicial/Final no cabeçalho, além de inverter a ordem dos lançamentos somente do proprietário com a versão 2.1 do banco de dados Firebird.
- Corrigido o calculo de serviços do contrato de administração (Financeiro > Funções Diversas > Cálculos Diversos – Opção Serviços), pois quando selecionava uma determinada faixa de proprietário para o calculo o sistema só estava calculando para o
primeiro da faixa.
- Corrigido a tela do Relatório de Rec/Desp Financeiras (Relatórios > Outros > Rec/Desp. Financeiras), pois no campo proprietário estavam sendo listados todos as entidades.
- Corrigido a geração do Contrato de Locação (Adm. De Locação > Contrato de Locação – Botão Contrato), pois não estava permitindo editar o contrato através do botão "Editor".
- Corrigido o Demonstrativo de Conta Corrente (Relatórios > Financeiros > Conta Corrente > Demonstrativo de C/C), pois o sistema não estava respeitando a seleção de sequência de páginas para impressão.