Versão 1.8.0.462 de 30-08-2010 Base Condomínio
Após a liberação da primeira versão dos controles da NFS-e e da palestra realizada no auditório do SECOVI-RJ, foram feitos alguns questionamentos e pedidos por parte dos clientes. O principal impasse tem relação com os usuários que fazem o débito do ISS em conta corrente do cliente (Condomínio ou Proprietário). De acordo com esse procedimento, no formato anterior ao da NFS-e, as Notas Fiscais eram impressas somando o valor do ISS (campo específico na Nota Fiscal) ao Valor do Serviço no campo Total da Nota Fiscal.
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Com o advento da NFS-e, o LAYOUT TXT do arquivo de lote de RPS adotado pelos nossos sistemas contempla somente dois campos distintos (Valor dos Serviços e Valor do ISS), que, respectivamente, foram exportados de acordo com a determinação do LAYOUT (Valor dos Serviços R$ 100,00 e Valor do ISS R$ 5,00). Porém, ao imprimir a NFS-e no site notacarioca o VALOR DA NOTA considera somente o campo Valor dos Serviços (sem considerar o ISS que foi debitado do cliente), gerando dois impactos:
- Dificuldade na conferência do total debitado do cliente.
- Diferença na apuração do valor base para o recolhimento do ISS, pois, no caso da Nota Fiscal tradicional o valor base poderia ser apurado pelo Valor Total da Nota, considerando o ISS debitado ao cliente também como base de cálculo.
Com relação ao segundo item, cabe a interpretação de que devemos considerar todos os débitos feitos ao cliente (tomador do serviço) como créditos à administradora (prestador do serviço) e, portanto, o ISS debitado do cliente também deveria ser somado ao Valor dos Serviços, procedimento que os sistemas não adotaram por DEFAULT para a NFS-e, devido ao fato dos campos serem distintos na estrutura do arquivo, como mencionado anteriormente.
Contudo, deixamos à cargo do usuário aplicar ou não esse critério. Portanto, para que o ISS seja somado ao valor do serviço e, respectivamente, seja considerado como VALOR DA NOTA, basta que seja marcada a opção “Recolhe ISS” (também para o ISS) no Cadastro de Conta (Base Condomínio > Financeiro > Tabelas > Conta) e “ISS” no Cadastro de Histórico Padrão (Base Locação > Financeiro > Tabelas > Histórico Padrão), como demonstrado abaixo:
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Além das adaptações mencionadas acima, foram feitas outras melhorias:
- Adaptado o modelo da RPS (Financeiro > Nota Fiscal > Eletrônica > Emissão de RPS) ao LAYOUT da NFS-e impressa no site notacarioca, levando em consideração as devidas diferenças e proporções. Com isso, o modelo anterior de RPS foi abolido.
- Adicionados os campos referência e valor na impressão dos itens da RPS e arquivo eletrônico de lote (lembrar que, agora, é opcional a inclusão do ISS como item da NFS-e) .
- Alterado o lançamento de RPS para permitir alterar os valores e status, permitindo assim, fazer correções/alterações e um novo envio de lote, utilizando o mesmo número de RPS.
- Corrigida a geração de arquivo eletrônico de lote, pois, não estava enviando o CPF do proprietário.
- Corrigida a impressão de RPS para ordenar pelo número da RPS.
- Por conta da urgência em liberar uma nova versão constando a NFS-e , os formulários referentes à NFS-e ficaram fora do controle de acesso ( Segurança > Gerenciamento ), tendo os acessos liberados para todos os usuários. A inclusão no controle de acessos está liberado nessa versão, portanto, todos os usuários terão os acessos bloqueados, cabendo ao usuário “master” fazer a liberação para os demais usuários.
Para dúvidas sobre os procedimentos gerais da NFS-e consulte: Visão Geral e Procedimentos. |
- Corrigido o cadastro de Solicitação ( Administração > Condomínio > Solicitação ), pois, ao marcar a opção Responsável “ Condômino “ e selecionar o número do telefone, estava dando mensagem de erro.
- Corrigida a impressão de DARF/DARM/GPS ( Relatórios > Financeiro > DARF/DARM/GPS ), pois, quando o código da receita era o “ DARF “ estava congelando o sistema.
- Corrigido o Relatório de Conferência de Autônomo ( Financeiro > Autônomo > Conferência de Autônomo ), pois, quando colocava para filtrar apenas um condomínio o sistema rodava o relatório normal, mais quando colocava mais de um condomínio não acontecia nada.
- Corrigido o Parâmetro 122 ( Tabelas Gerais > Informações > Parâmetro ), que não estava criticando os dias para Lançamento em C/C na inclusão.
- Corrigido o Relatório de Crítica de Recibo ( Relatórios > Financeiro > Contas a Receber > Crítica de Recibo), pois, quando a conta era de débito não estava colocando o sinal de menos ( - ) na frente do valor no total das contas do condomínio, também foi corrigida a duplicidade de colunas com os mesmos valores.
- Corrigido Lançamento de Contas a Pagar ( Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento), pois, o campo “Periodicidade do Incremento” não estava sendo preenchido automaticamente ao fazer um novo lançamento.
- Corrigido o Balancete RecPag ( Relatórios > Financeiro > Balancetes > RecPag), pois, ao marcar a opção “Numerar Débitos” em conjunto com a opção “Agrupar Recibo”, o relatório estava saindo com a numeração fora de ordem.
- Ajustado o Cadastro de Transferência (Administração > Condomínio / Contrato ADM / Transferência), pois não estava de acordo com o parâmetro 270 ( Tabelas Gerais > Informações > Parâmetro).
- Corrigido o Relatório de Devedores com Reajuste ( Relatórios > Financeiro > Contas a Receber > Devedores > Devedores com Reajuste ), pois, ao marcar a opção “Imprimir Sintético” estava imprimindo uma folha a mais no relatório.
- Corrigida a tela de Transferência de Verba ( Administração > Trans. Verba / Lançar Transferência ), pois, não estava exibindo os ícones para lançamento da transferência.
- Adicionada a opção Agrupar Referência no Balancete Bureaux RecPag ( Relatório > Bureaux > Balancete RecPag), pois, ao selecionar a opção “Agrupar Unid.” estava gerando diferenças no agrupamento de receitas com relação ao Balancete RecPag na tela (Relatórios > Financeiro > Balancetes > RecPag).