Versão 1.8.0.485 de 30-08-2010 Base Locação
Após a liberação da primeira versão dos controles da NFS-e e da palestra realizada no auditório do SECOVI-RJ, foram feitos alguns questionamentos e pedidos por parte dos clientes.O principal impasse tem relação com os usuários que fazem o débito do ISS em conta corrente do cliente (Condomínio ou Proprietário). De acordo com esse procedimento, no formato anterior ao da NFS-e, as Notas Fiscais eram impressas somando o valor do ISS (campo específico na Nota Fiscal) ao Valor do Serviço no campo Total da Nota Fiscal.
|
Com o advento da NFS-e, o LAYOUT TXT do arquivo de lote de RPS adotado pelos nossos sistemas contempla somente dois campos distintos (Valor dos Serviços e Valor do ISS), que, respectivamente, foram exportados de acordo com a determinação do LAYOUT (Valor dos Serviços R$ 100,00 e Valor do ISS R$ 5,00). Porém, ao imprimir a NFS-e no site notacarioca o VALOR DA NOTA considera somente o campo Valor dos Serviços (sem considerar o ISS que foi debitado do cliente), gerando dois impactos:
- Dificuldade na conferência do total debitado do cliente.
- Diferença na apuração do valor base para o recolhimento do ISS, pois, no caso da Nota Fiscal tradicional o valor base poderia ser apurado pelo Valor Total da Nota, considerando o ISS debitado ao cliente também como base de cálculo.
Com relação ao segundo item, cabe a interpretação de que devemos considerar todos os débitos feitos ao cliente (tomador do serviço) como créditos à administradora (prestador do serviço) e, portanto, o ISS debitado do cliente também deveria ser somado ao Valor dos Serviços, procedimento que os sistemas não adotaram por DEFAULT para a NFS-e, devido ao fato dos campos serem distintos na estrutura do arquivo, como mencionado anteriormente.
Contudo, deixamos à cargo do usuário aplicar ou não esse critério. Portanto, para que o ISS seja somado ao valor do serviço e, respectivamente, seja considerado como VALOR DA NOTA, basta que seja marcada a opção “Recolhe ISS” (também para o ISS) no Cadastro de Conta (Base Condomínio > Financeiro > Tabelas > Conta) e “ISS” no Cadastro de Histórico Padrão (Base Locação > Financeiro > Tabelas > Histórico Padrão), como demonstrado abaixo:
|
Além das adaptações mencionadas acima, foram feitas outras melhorias:
- Adaptado o modelo da RPS (Financeiro > Nota Fiscal > Eletrônica > Emissão de RPS) ao LAYOUT da NFS-e impressa no site notacarioca, levando em consideração as devidas diferenças e proporções. Com isso, o modelo anterior de RPS foi abolido.
- Adicionados os campos referência e valor na impressão dos itens da RPS e arquivo eletrônico de lote (lembrar que, agora, é opcional a inclusão do ISS como item da NFS-e) .
- Alterado o lançamento de RPS para permitir alterar os valores e status, permitindo assim, fazer correções/alterações e um novo envio de lote, utilizando o mesmo número de RPS.
- Corrigida a geração de arquivo eletrônico de lote, pois, não estava enviando o CPF do proprietário.
- Corrigida a impressão de RPS para ordenar pelo número da RPS.
- Por conta da urgência em liberar uma nova versão constando a NFS-e , os formulários referentes à NFS-e ficaram fora do controle de acesso ( Segurança > Gerenciamento ), tendo os acessos liberados para todos os usuários. A inclusão no controle de acessos está liberado nessa versão, portanto, todos os usuários terão os acessos bloqueados, cabendo ao usuário “master” fazer a liberação para os demais usuários.
Para dúvidas sobre os procedimentos gerais da NFS-e consulte: Visão Geral e Procedimentos. |
- Implementados os campos Filial (Inicial/Final) e Gerente (Inicial/Final) no Cálculo de Remessa do Proprietário ( Financeiro > Funções Diversas > Remessa ), além do filtro por filial e gerente, também foram incluídas as colunas “Data Ultima Remessa” e “ Valor Ultima Remessa” na tela do cálculo, essas informações serão apuradas através dos lançamentos em conta corrente levando em consideração o histórico padrão identificado no parâmetro 116.
- Implementadas as opções Com Remessa, Sem Remessa e Todos, para filtro de históricos dos lançamentos no Extrato e Demonstrativo C/C, essas opções permitem imprimir os extratos levando em consideração a configuração dos históricos quanto ao campo remessa, com as seguintes regras:
Com Remessa: Serão considerados somente os históricos em que o campo remessa esteja marcado.
Sem Remessa: Serão considerados somente os históricos em que o campo remessa esteja desmarcado.
Todos: Serão considerando todos os históricos.
Atenção! Esse critério será aplicado tanto nos movimentos dentro do período selecionado, quanto para a composição do saldo de abertura dos extratos. |
- Uma opção idêntica foi incorporada na geração do Extrato Bureaux (Relatórios > Bureaux > Extrato) e Filtro de Extrato para internet (Base Filtro), possibilitando filtrar os históricos com remessa (se marcada) ou todos.
- Implementada opção “Agrupar Lançamentos Desmembrados” no Relatório de Liberação de Voucher ( Relatórios > Financeiros > Voucher > Liberação), essa opção permite agrupar os laçamentos de contas a pagar desmembrados somando ao lançamento principal.
- Corrigido o Relatório de DARF ( Relatórios > Financeiro > Imposto de Renda DARF / Lançar Contas a Pagar ), pois , quando marcava a opção “Lançar Contas a Pagar” a tela congelava ao fechar o relatório.
- Corrigido o Cadastro de Contrato de Locação ( Admin. de locação > Contrato de Locação > Locatário / Endereço de Envio de Recibo ), pois, não estava permitindo o cadastrar do endereço de envio do recibo do locatário.
- Corrigida a tela de Lançamento de Contas a Pagar ( Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento ), pois, estava apresentando um campo estranho ao lançamento.
- Corrigido o lançamento de Desmembramento de Contas a Pagar ( Financeiro > Contas a Pagar > Lançamento / Desmembramento ), pois, estava sempre aproveitando o campo complemento do lançamento principal não permitindo que os desmembramentos tivessem o seu próprio complemento, essa correção também foi feita para o Incremento de Contas a Pagar que também estava repetindo o complemento do lançamento principal.
- Corrigido o Relatório de Estatística de Carteira ( Relatórios > Outros > Estatística de Carteira ), pois constava a descrição "Situação do Condomínio", e na verdade a descrição correta é “Situação do Contrato”.