Extensão Base CRM Chrome

De WikiBase
Revisão de 10h46min de 13 de novembro de 2017 por Gerenciaqualidade (discussão | contribs) (Qualificando Mensagens e Abrindo Atendimento)

Visão Geral

A Extensão Base CRM para o Google Chrome incorpora várias funcionalidades do Base CRM ao ambiente do Chrome, permitindo utilizar os recursos do Gmail integrados com os recursos que o Base CRM proporciona.
Com a extensão para o Google Chrome é possível de dentro do Gmail:
  • Escrever mensagens com a busca de destinatários (Contas, Contatos e Usuários) do Base CRM
  • Utilizar Modelos de E-mail
  • Identificar se um destinatário pertence ao Base CRM ou não através de ícone do Base CRM no destinatário
  • Qualificar as mensagens recebidas a contas ou contatos do Base CRM
  • Gravar a mensagem no Base CRM automaticamente quando enviar um e-mail (com e sem anexo)
  • Criar Tickets de Atendimento à partir de uma mensagem
  • Permitir qualificar vários e-mails de uma vez
  • Consultar se um e-mail já foi qualificado através de ícone na listagem de e-mails
  • Consultar se um e-mail já foi transformado em Ticket de Atendimento através de ícone na listagem de e-mails

Procedimentos

Dica.png

As instruções a seguir levam em consideração o ambiente Inbox para o GMAIL que é um aplicativo de e-mail criado pela Google que roda no Chrome, mas os recursos da Extensão Base CRM também funcionaram no ambiente tradicional do Gmail.

Adicionando Contas de Importação no Gmail

Atencao.png

Para adicionar contas de importação é necessário ter todas as informações da respectiva conta (endereço, usuário, senha, servidor, etc.), se necessário consulte o seu Administrador de TI ou a Equipe de Suporte da Base.

Algumas mensagens incluídas no critério do filtro com redirecionamento de pasta do servidor poderão não ser entregues no Gmail, pois, a extensão ainda não suporta a estrutura de pastas. Portanto, caso isso ocorra e seja necessário que todas as mensagens sejam entregues desative os respectivos filtros no seu servidor ou troque a ação para copiar para que a mensagem original seja mantida na caixa de entrada.


Antes de instalar a extensão é importante adicionar a sua conta de E-mail Comercial (que não seja do Gmail e que esteja cadastrada no Base CRM) no esquema de importação de contas para envio e leitura no Gmail, essa tarefa permitira que as mensagens recebidas por essa conta sejam lidas no Gmail.
Para isso acesse as configurações referentes à importação de contas no Gmail.
Dica.png

Os usuários do Inbox deverão acessar o formato tradicional do Gmail de preferência abrindo em um guia separado, conforme a imagem abaixo.


Base CRM Gmail3.JPG


Clique no ícone de Ferramentas Base_CRM_Gmail12.JPG, depois em Configurações e acesse a área de Contas e importação.


Base CRM Gmail4.JPG


Além dua sua conta do Gmail deverá se adicionada a sua conta comercial que está cadastrada no Base CRM, tanto para o envio quanto para o recebimento.


Dica.png

Caso você acesse mais de uma conta no seu usuário Base CRM, todas poderão ser adicionadas na lista de contas para importação.

Adicionando a Extensão no Google Chrome

Clique no ícone de ferramentas do Chrome Base_CRM_Gmail14.JPG, depois em Mais Ferramentas e Extensões.


Base CRM Gmail13.JPG


Clique em Base_CRM_Gmail15.JPG.


Conforme indicado abaixo, digite basecrm na caixa de pesquisa e após identificar a extensão Base CRM clique em Base_CRM_Gmail15.JPG


Base CRM Gmail16.JPG


Agora que a extensão está adicionada e ativa no Google Chrome resta adicionar as suas credenciais de acesso ao Base CRM.
Ao acessar com a sua conta no Gmail será exibida uma janela para informar a sua URL no Base CRM.


Base CRM Gmail5.JPG


Digite o seu usuário e senha e clique em entrar.


Base CRM Gmail6.JPG


Pronto, a extensão já está adicionada e o Gmail está conectado com o Base CRM.

Ferramentas

Agora vamos abordar as ferramentas do Base CRM incorporadas ao Gmail pela extensão.


Enviar E-mail

Ao enviar um novo E-mail serão exibidos ícones de atalhos para as funções incorporadas:


Dica.png

Ao enviar E-mails verifique corretamente a conta de envio, pois, o Gmail pode enviar mensagens tanto pela conta padrão quanto pela conta de importação utilizada no Base CRM. Conforme a imagem abaixa, a mensagem poderá ser enviada utilizando a SUACONTA@gmail.com (conta padrão Gmail) ou SUAOUTRACONTA@basesoft.com.br (conta de importação do Base CRM).


Base CRM Gmail7.JPG


  • Identificação de destinatários - Toda a vez que for digitado um endereço identificado como Conta, Contato, Lead ou Usuário do Base CRM ele será identificado com o ícone Base_CRM_Gmail18.JPG.
  • Pesquisa de Contatos - A Lupa Base_CRM_Gmail19.JPG na parte superior direita da caixa de mensagem abre uma caixa de ferramentas para buscar Contas, Contatos, Leads ou Usuários do Base CRM.
  • Modelos de E-mail - O Ícone Base_CRM_Gmail20.JPG na parte inferior esquerda da caixa de mensagem abre uma caixa de ferramentas para utilizar os modelos de E-mail cadastrados no Base CRM.

Qualificando Mensagens e Abrindo Atendimento

Ao clicar em uma mensagem recebida no canto superior direito será exibida uma caixa de ferramentas com várias funcionalidades.


Dica.png

Todas as funções são integradas com os dados inseridos no Base CRM permitindo identificar Contas, Contatos, Leads e Usuários, através da identificação pelo endereço de E-amail do remetente.


Base CRM Gmail8.JPG


  • Qualificar Mensagem - O Ícone Base_CRM_Gmail21.JPG no canto superior direto da própria mensagem permite qualifica-la.
  • Vincular Mensagem - O Ícone Base_CRM_Gmail22.JPG da caixa de ferramentas permite vincular a mensagem à Contas, Contatos ou Leads do Base CRM.
  • Criar Ticket de Atendimento - O Ícone Base_CRM_Gmail23.JPG da caixa de ferramentas permite criar Tickets de Atendimento à partir dos dados do E-mail.
  • Cruar Produtos de Interesse - O Ícone Base_CRM_Gmail24.JPG da caixa de ferramentas permite criar Produtos de Interesse à partir dos dados do E-mail.


Base CRM Gmail9.JPG

Ícones de Identificação

Base CRM Gmail11.JPG


Os ícones Base_CRM_Gmail25.JPG e Base_CRM_Gmail26.JPG, quando ativos na lista de E-mails indicam que a mensagem já foi transformada em ticket e/ou qualificada no Base CRM.


Funcionalidades Base CRM