Lançamentos de Opcionais Base Locação
Índice
Lançamentos de Opcionais (Prospecção)
Visão Geral
Funcionalidade não disponível para a verão Base Locação Uno. Consulte também a Equipe de Suporte sobre o Controle de Serviços Extras, mais uma funcionalidade da Plataforma BaseMarket. |
- Esta função permite a prospecção de itens opcionais para um ou mais imóveis em lote. Este lançamento poderá ser em recibos avulsos ou em recibos de cobranças ordinárias.
- Esse recurso poderá ser utilizado tanto para o primeiro lançamento do serviço, quanto para futuras ofertas do mesmo serviço e captação de novas adesões.
O termo cobrança ordinária indica que a prospecção poderá ser feita também através da geração de recibos, conforme veremos adiante. |
Procedimentos
- Para utilizar esta função, é necessário realizar alguns procedimentos, seguindo a ordem:
- 1ºPasso: Configurar os parâmetros
- 2ºPasso: Preencher a tela de filtragem
- 3ºPasso: Verificar os critérios do filtro
- 4ºPasso: Gerar o lançamento dos itens opcionais
Tela de Filtragem
- Para abrir a tela de filtragem, no Sistema Base Locação acesse: Financeiro > Contas a Receber > Lançamento de Opcionais
- Ao abrir a tela, preencha com os dados solicitados e clique em Aplicar Filtro. Atente-se para a observação de alguns campos.
- Na parte inferior da tela os campos devem ser preenchidos de acordo com a quantidade de dias desejada e o tipo de lançamento que também servirão de critério na eleição dos imóveis habilitadas para a cobrança.
- A prospecção poderá ser feita de duas formas selecionadas de acordo como o Tipo de Lançamento:
- *Recibo Avulso - Serão gerados recibos individuais somente com o item opcional para prospecção.
- *Contas a Receber - O item opcional será prospectado na próxima geração de recibos no formato negative option.
A prospecção do item opcional em Recibo Avulso poderá ser utilizada no caso do lançamento de forma que o cliente receba uma proposta separada para adesão ao serviço, também permite que se utilize um layout específico para o lançamento em conformidade com a empresa bureaux. O formato negative option (Contas a Receber) insere o item opcional junto com as demais cotas ordinárias e a adesão ao serviço é considerada quando o cliente efetua o pagamento do recibo considerando o item opcional. |
O Tipo de Lançamento também serve como critério de eleição dos imóveis, se no controle de serviços extras for configurado de forma que o imóvel não pode ser prospectado para o tipo de lançamento selecionado ele não virá marcado para processamento. |
- Os demais critérios de filtragem são:
- * Nº de Opcionais no Recibo - Determina a quantidade de itens opcionais que será verificada em recibos anteriores. Se número de opcionais for maior ou igual à quantidade indicada, a unidade será habilitada para cobrança (o limite de itens opcionais por recibo é de 8).
- * Nº de dias para verificar se o imóvel possui o item opcional em recibos anteriores - Verificará se o item selecionado já foi cobrado durante o período informado no campo (data corrente menos a quantidade de dias indicada).
- * Nº de dias para verificar se o imóvel já teve a oferta do item opcional - Verificará se o imóvel já teve a prospecção do item durante o período informado nesse campo (data corrente menos a quantidade de dias indicada).
Tela de Geração
- Ao preencher a tela de filtragem e clicar no "Botão Aplicar Filtro", o sistema exibirá o resultado na "Aba Geração".
Os imóveis que não forem elegíveis por algum critério de exclusão virão com a coluna "Processar" desmarcada. Caso seja necessário forçar o lançamento para algum imóvel que não esteja de acordo com as configurações de filtragem, o usuário poderá seleciona-lo para "Processar" manualmente ou utilizar a opção "Marcar/Desmarcar Todos". |
- Os imóveis não elegíveis como habilitados correspondem a 4 critérios de verificação:
- * Critério 1 - Verifica se o imóvel não está no cadastro de bloqueio do item opcional ou não habilitado para o tipo de prospecção selecionado.
Depois da prospecção, a cobrança através de geração de recibos ficará à cargo dos controles de recebimento no Cadastro de Serviços do Contrato de Locação (Admin. de Locação > Contrato de Locação). |
- * Critério 2 - Verifica se o imóvel possui até no máximo de 8, selecionado no campo "Nº Opcionais de Recibos" e itens opcionais dentro período informado no campo "Nº de dias para verificar se a unidade possui o item opcional em recibos anteriores.
- * Critério 3 - Verifica se o item opcional já foi ofertado para o imóvel de acordo com o número de dias indicado.
- Após verificar os critérios, é necessário preencher a tela de geração para posteriormente o sistema processar as informações.
- Veja como preencher os campos de acordo com o "Tipo de Lançamento" escolhido:
- *Ref. da Parcela - Preencha com o valor de referência do lançamento.
- *Complemento - Se houver complemento, pode ser descrito neste campo.
- *Valor*** - Insira o valor do item opcional.
- *Vencimento - Informe o vencimento do recibo avulso. Este campo é de preenchimento obrigatório.
- Recibo Modelo - No caso de optar por Recibo Avulso insira o número do recibo que será usado como modelo para que o sistema copie as informações básicas para a geração dos recibos, como critério de cobrança, documento, banco, mensagens, etc.
Devido aos critérios de identificação automática de valores válidos para a baixa de recibos não é permitido que o mesmo recibo tenha mais de um item opcional com o mesmo valor, portanto ao determinar um valor para a cobrança certifique-se de que esse valor seja diferente dos valores dos demais itens opcionais. |
- Ao preencher o campo "Recibo Modelo", as informações desse recibo será exibida na parte inferior da tela.
- Depois de preenchidos os campos necessários clique no botão "Processar".
Serviços do Contrato de Locação (Admin. de Locação > Contrato de Locação / Aba Serviços/Acessórios)
- Ao fazer o processamento o sistema irá gerar automaticamente o item nos serviços do contrato com os campos necessários para o controle de recorrência do item em gerações futuras de recibos.
- O controle de recorrência é feito no momento da geração dos recibos e estará condicionado ao pagamento do item, esse controle leva em consideração a informação referente ao Nº dias para Controle (data atual da geração menos a quantidade de dias indicada) que é herdada do campo Nº de dias para verificar se o imóvel já teve a oferta do item opcional utilizado na tela de filtragem no momento da prospecção.
- De acordo com a imagem acima, no momento da geração do recibo o sistema verificará a ocorrência do pagamento, caso o item não tenha sido pago no período (data atual da geração menos 90 dias) o item não será gerado para o respectivo imóvel.
Mesmo com a prospecção em Recibo Avulso (recibo individual) o sistema insere o item avulso nos serviços, isso garante que o item entrará na cobrança recorrente, condicionado ao critério de verificação de pagamento. É importante atentar para a conciliação entre os vencimentos de prospecção individual e cobrança recorrente (ordinária) de forma que a prospecção seja feita à tempo de ser avaliada pelos locatários antes do próximo vencimento, pois, se a prospecção for feita com vencimento muito próximo ao da cobrança ordinária pelo critério de verificação de pagamento a recorrência será feita somente no período seguinte. |