Agrupamento de Recibos Base Condomínio
Índice
Visão Geral
Esse recurso é licenciado à parte, entre em contato com o Suporte.. |
- O agrupamento de recibos facilita os processos de emissão e baixa de boletos onde duas ou mais unidades estão envolvidas, esse recurso é bastante útil no caso de unidades que possuam o mesmo condômino.
- Sendo assim o sistema permite que um boleto represente vários recibos dentro do sistema tanto para o processo de emissão e registro quanto para o processos de baixa.
Isso tende a facilitar o processo de cobrança de condomínios em implantação cujas unidades estão vinculadas à construtora (ou outros tipos de condôminos) que deseja receber somente um documento de cobrança, nesse caso, as unidades podem ser cadastradas de forma autônoma e, posteriormente, poderá ser criado o controle de agrupamento para o fluxo da cobrança. |
Somente poderão ser agrupados recibos de unidades pertencentes ao mesmo condomínio. |
Procedimentos
- Conforme mencionado anteriormente, o cadastro das unidades continuará sendo feito de forma autônoma e o agrupamento feito através de cadastro posterior.
Criando o Agrupamento (Financeiro > Contas a Receber > Agrupamento de Recibos)
- É através desse cadastro que deverá ser feito o agrupamento de unidades para efeito de emissão, registro e baixa dos boletos.
Para efeito do agrupamento não é necessário cadastrar uma unidade distinta, pois, qualquer unidade poderá ser considerada como unidade principal. Essa fase é muito importante porque é a partir dela que o sistema vai controlar todo o fluxo da cobrança. Todo o efeito do agrupamento é aplicado no momento da geração de recibos (Financeiro > Contas a Receber > Geração de Recibo), ele não se aplica ao lançamento de recibos avulsos nem na geração de recibos de acordo. |
- Ao inserir um novo registro, primeiro deverá ser identificada a Unidade Principal que será responsável pela centralização da cobrança.
Caso a Unidade Principal não venha a fazer mais parte do agrupamento, ele poderá ser inativado para a criação de um novo com outra unidade principal. |
- O Boleto Principal será gerado de acordo com os critérios definidos no cadastro, são eles:
- Critério de cobrança e Mensagens - Critério e mensagens específicas para o boleto principal, caso não sejam informados por padrão serão utilizados o critério e mensagens do primeiro boleto origem encontrado no momento da geração.
- Recibo Bloqueado - Determina que os boletos de origem terão o tratamento como boleto bloqueado para a impressão, nesse caso quando impressos não terão a linha digitável e o código de barras.
- Registrar - Determina que os boletos de origem não serão registrados em banco.
- Imprimir - Determina que os boletos de origem não serão impressos.
Quando a opção imprimir estiver como Não os boletos de origem serão gerados com status Emitido, o que bloqueará a impressão será o fato de selecionar a opção Não emitidos no momento da impressão ou geração do arquivo bureaux dos mesmos. Contudo, mesmo que se force a emissão dos recibos de origem eles terão a linha digitável e o código de barras desativados pela opção Recibo Bloqueado. |
- Opcionais -Determina que o sistema não irá considerar os valores dos opcionais para formar o boleto principal.
- Situação -Caracteriza o status da configuração, a partir do momento que for inativada o sistema não fará mais o agrupamento na geração dos recibos.