Versão 1.8.0.483 de 11-06-2010 Base Locação
Visando adaptar o sistema à exigência da Lei 12007 de 29 de julho de 2009 foi implementada a emissão de carta de quitação (Relatórios > Financeiro > Contas a Receber > Carta de Quitação), essa opção permite emitir cartas para os Locatários que estiverem com todos os recibos pagos levando em consideração os vencimentos no período selecionado.
A emissão da carta de quitação segue os moldes da carta de cobrança, inclusive com as opções de imprimir duplex, etiquetas e gerar arquivo para edição no word.
Critérios:
- Serão considerados somente os recibos com vencimento dentro período selecionado através dos campos Data Inicial e Data Final.
- Serão impressas cartas somente para os Locatários em que todos os recibos com vencimento dentro do período estejam baixados.
- Para o caso de clientes que utilizem no nosso Módulo Base Jurídico, também serão considerados os recibos cancelados e gerados pelo acordo no processo de cobrança, desde que o processo esteja totalmente baixado, ou seja, a carta de quitação será impressa somente se o processo de cobrança estiver totalmente baixado, porém, os recibos cancelados pelo processo não serão listados na carta.
• Para facilitar e saber a causa do bloqueio da carta de quitação no período solicitado, o sistema disponibiliza o relatório de Resumo de Exceções ( Relatórios > Financeiro > Devedores > Contas a Receber > Carta de Quitação / Tela / Resumo de Exceções ).
Implementado o relatório de cadastro de imóveis para seguradora ( Relatórios > Cadastrais > Imóvel > Para Seguradora), onde serão impressos os seguintes campos:
endereço/código do imóvel, nome/código do proprietário, CPF/CNPJ do proprietário, nome/código do locatário, CPF/CNPJ do locatário, valor do aluguel, valor do condomínio e valor do IPTU (todos os dados serão baseados no cadastro do imóvel ( Admin. de Locação >Imóvel ).
Implementada uma opção para ordenar o relatório de IPTU pela sequência do numero final de inscrição (Primeiro Dígito Anterior ao Dígito Verificador ) ( Relatório > Cadastrais > IPTU ).
Implementados os relatórios de Taxa de Ocupação por Imóvel e por Locatário (Relatórios > Outros > Taxa de Ocupação Por Imóvel / Por Locatário).
• Relatório de Taxa de Ocupação por Imóvel : Permite exibir os imóveis (Ativos/Inativos/Todos) pelo status do imóvel e ordena por (código ou end. do imóvel).
• Taxa de Ocupação por Locatário: Permite exibir os Locatários ( Ativos/Inativos/Todos) pelo status da entidade e ordena por (código ou nome do locatário do imóvel).
O calculo da taxa de ocupação tem as seguintes regras:
• Calcula a proporção entre a quantidade de dias de ocupação do imóvel ou locatário considerando as datas de início e fim de contrato de locação (Admin. de Locação > Contrato de Locação) e a quantidade total de dias entre o período selecionado pelos campos Data Inicial e Data Final.
• Caso o campo Data da Saída seja preenchido no cadastro do contrato de locação, esse campo será considerado como data do fim do contrato.
OBS: Para que esse calculo funcione com perfeição, é primordial que a data de saída do locatário seja preenchida, caso o mesmo tenha saído antes do fim do contrato de locação.
Implementada uma opção para filtrar os recibos gerando arquivo no padrão XML (Financeiro > Contas a Receber > Exportação Recibo em XML), neste arquivo irá constar os campos do recibo, incluindo um campos para o Valor Total, Dados do Locador (CPF/CNPJ) e do Locatário (CPF/CNPJ), como exemplo segue nesta implementação o arquivo Exportação Recibo.XML, que estará dentro do diretório do
sistema após a atualização.
Atenção! Essa opção é licenciada à parte e passível de custo adicional, para habilitá-la entre em contato com o Setor de Suporte.
6. Implementada uma opção para exportação de dados dos lançamentos de contas a pagar em arquivo XML (Financeiro > Contas a Pagar > Exportação Contas a Pagar em XML), somente serão gerados arquivos que não tenham voucher, como exemplo segue em anexo nesta implementação o arquivo Exportação Contas a Pagar.XML, que estará dentro do diretório do sistema após a atualização.
Atenção! Essa opção é licenciada à parte e passível de custo adicional, para habilitá-la entre em contato com o Setor de Suporte.
Estendida a aplicação do parâmetro 264 (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros) para o resumo de contas a pagar nos relatórios de Extrato de Conta Corrente e Demonstrativo de Conta Corrente (Relatórios > Financeiros > Conta Corrente > Estrato de C/C e Demonstrativo de C/C). A mesma função está sendo aplicada ao Calculo de Remessa (Financeiro > Funções Diversas > Remessa) que também não estava considerando o cadastro de transferência para o contas a pagar.
Sobre o funcionamento da transferência na baixa de contas a pagar consultar:
Item 3 da versão 1.7.5.434 de 30/03/2007, item 1 da versão 1.7.5.447 de 06/11/2007 e item 9 da versão 1.7.5.473 de 06/10/2009.
Corrigido o Cadastro do Contrato de Locação ( Admin. de Locação > Contrato de Locação), pois estava permitindo salvar o Contrato de Locação sem informar o critério de cobrança.
Corrigida lentidão na entrada dos sistemas Base Locação e Utilitários ( Sqs2000Loca.exe ) e ( Sqs2000Utilitarios.exe ).
Corrigido o Relatório de Critica de Recibo (Relatórios > Financeiros > Contas a Receber > Critica de Recibo ), pois quando o título do imóvel era muito grande não imprimia o código imóvel.
Corrigida a geração de arquivo remessa do contas a pagar eletrônico do Banco Real, (Financeiro > Contas a Pagar > Eletrônico > Gerar Arquivo), pois os dados gerados no arquivo remessa do tipo de documento ( DOC/TED ) estavam fora das posições.
Lembramos também, que qualquer implementação ou correção de contas a pagar eletrônico para qualquer banco deve ser homologada junto ao respectivo banco, antes de colocar em produção.
Corrigido o Relatório de Impostos Controlados (Financeiros > Contas a Pagar > Impostos Controlados / Botão Relatórios), pois não estava respeitando a seleção do período, estava imprimindo imóveis inativos e na opção de pendentes não estava ordenando corretamente as referências.