Orçamento

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Visão Geral

A opção de Orçamento tem como finalidade principal à geração do Relatório de Orçamento baseado em uma apuração de despesas realizadas no período selecionado com a aplicação de um percentual de variação.
Também podem ser incluídas eventuais receitas para composição dos valores, essa opção é bastante útil no caso do condomínio ter receitas referentes a alugueis de espaços comuns.


Dica.png

O Relatório de Orçamento é útil na realização de assembléias para a definição de valores das cotas condominiais para a próxima competência.

Preparando o Orçamento

Para a criação do orçamento acesse a opção Financeiro > Orçamento no Menu do Sistema Base Condomínio.
Será exibida a tela onde poderá ser configurado os dados necessários para a realização do orçamento.


Base Condominio Orcamento1.jpg


Campos e Botões:
  • Sequência: Campo de controle incrementado automaticamente ao inserir um novo registro, sem a necessidade de edição.
  • Condomínio: Digitar o código do Condomínio a que se refere o orçamento.
  • Apuração (Inicial/Final): Digitar o período utilizado para o levantamento das despesas realizadas, os valores somente serão apurados através do botão processar.
  • Botão Processar: Faz o levantamento das despesas realizadas de acordo com o período de apuração informado, como citado anteriormente. Existe a possibilidade de criar um orçamento sem o levantamento das despesas.
  • Botão Duplicar: Permite a possibilidade de se gerar um orçamento para outro condomínio baseado no orçamento em destaque, esse recurso é bastante útil para condomínios que não tenham despesas realizadas no período, permitindo usar outro orçamento como modelo, ou até para criar um modelo para todos os orçamentos.


Dica.png

Ao selecionar o Condomínio e clicar no botão “OK” será gerado um novo Orçamento para esse Condomínio, baseado no orçamento em destaque.


  • Competência (Inicial/Final): Digite o período referente à próxima competência do orçamento.
Atenção! Existe uma crítica no cadastro para não permitir o lançamento de competência dentro do período de apuração.
  • Reajuste (%): Digitar o percentual de reajuste que será aplicado sobre os valores apurados no período realizado, observar o botão processar.
  • Inadimplência (%): Digitar o percentual de inadimplência que será aplicado no final do Relatório de Orçamento, esse campo permite determinar um percentual de previsão de inadimplência.
  • Sequência Origem: Campo sem a necessidade de edição, identifica se o orçamento teve origem em outro orçamento, consultar o botão duplicar.
  • Status: Situação do Orçamento (Aberto/Aprovado/Cancelado).


Atencao.png

Existe uma crítica no cadastro para não permitir dois orçamentos aprovados no mesmo período de competência, com relação ao status Aberto e Cancelado não existe nenhuma crítica, em resumo, podem existir vários orçamentos abertos/cancelados na mesma competência, mas somente um orçamento aprovado.


  • Observações: Campo Livre.
  • Botão Filtrar: Opção para filtrar os orçamentos por Condomínio e Situação do Orçamento.

Apurando as Despesas

Insira um novo registro, informe o condomínio e os campos referentes ao período de apuração e competência, além do percentual de reajuste.


Base Condominio Orcamento2.jpg


Ao salvar o registro o botão processar será liberado.
Clicando no botão processar o sistema irá apurar os lançamentos de acordo com o período de apuração sugerido, aplicando o percentual de reajuste sobre o valor apurado.
Os valores apurados e sugeridos serão demonstrados na aba contas, de acordo com a estrutura do plano de contas do sistema.


Base Condominio Orcamento3.jpg

Lançando Receitas

Imprimindo os Relatórios

Relatório Analítico

Relatório Sintético

Funcionalidades Base Condomínio