Versão 1.8.0.121 de 31-07-2014 Base Caixa
Índice
Índice
Notas
Documentação da versão 1.8.0.121 de 31/07/2014
Implementações
Baixa de Contas a Pagar
- Alterada a Baixa de Contas a Pagar (Principal > Baixa de Ct Pagar) para gerar movimento com valor zero, quando o voucher for de cheque da conta corrente da empresa.
Esse ajuste evita a necessidade de entrada dos cheques como saldo de caixa, já que o movimento de saída será lançado com valor zero. Por outro lado, se os cheques forem registrados como entrada de caixa o valor de saída será correspondente ao valor de entrada do respectivo cheque. Também foi corrigida a sangria, pois, estava listando os cheques relacionados à conta corrente da empresa. |
A autenticação no documento será correspondente ao valor do voucher, mesmo que o movimento da fita do caixa seja zero. Para o voucher baixado em dinheiro o movimento de saída será no valor do voucher, o movimento da fita com valor zero será somente para vouchers pagos com cheque da empresa. |
- Por outro lado, para que os valores referentes a baixa de voucher com cheques sejam registrados na saída, os cheques deverão ser registrados no caixa como entrada de Extra Caixa (Principal > Extra Caixa).
A saída do cheque será registrada também como extra caixa.
|
Com esse ajuste, a entrada dos valores referentes aos cheques pelo extra caixa torna-se opcional.
|
Sangria
- Alterado o Lançamento de Sangria para apurar os cheques e valores separados por empresa.
- Essa alteração permite que os valores em dinheiro e cheque da sangria sejam apurados de acordo com a empresa de origem da receita.
- Ao abrir a tela de lançamento de sangria será exibido o Campo Empresa, onde deverá ser selecionada a empresa para a filtragem dos valores em cheque e dinheiro da sangria.
- A listagem de valores em cheque e dinheiro será exibida de acordo com a empresa de origem da receita.
- Crítica no Lançamento de Sangria
- Para a correta integração com o Sistema Base Financeiro é necessário que o lançamento de sangria das empresas seja feito de forma correta.
- Poderão ocorrer duas situações:
- 1 - Sangria de caixa para depósito em conta corrente bancária
- O lançamento deverá ser feito obrigatoriamente no Base Financeiro, a crédito do grupo de saldo patrimonial do caixa e identificando a conta corrente bancária de destino do depósito.
- Desse modo o saldo da conta patrimonial será atualizado e o sincronismo tratará de atualizar o saldo da conta patrimonial correspondente à conta corrente bancária.
- 2 - Sangria de um caixa para outro caixa
- O lançamento deverá ser feito através de extra caixa, transferindo os valores e cheques para o caixa de destino que poderá ser sangrado posteriormente.
- Desse modo o saldo das contas patrimoniais de caixa será atualizado no sincronismo, pois, os lançamentos de extra caixa são sincronizados.
Essas regras não se aplicam à sangria de receitas de Condomínios com administração do tipo Conta Própria. Para que os movimentos sejam separados de acordo com a empresa de origem da receita, a filial deverá estar mapeada no Base Financeiro, para mais informações consulte o tópico Mapeamento de Filial/Empresa nas notas da Versão 1.7.0.451 de 31/07/2014 do Base Financeiro. |
- O lançamento da sangria de receitas da empresa será restrito somente às duas situações mencionadas acima.
O mapeamento do grupo de saldo patrimonial do caixa também deverá ser feito, caso contrário o processamento da sangria será bloqueado conforme a imagem abaixo. Para mais informações sobre o mapeamento de caixa consulte o item Mapeamento de Caixa nas notas da Versão 1.7.0.451 de 31/07/2014 do Base Financeiro.
|
No caso de sangria para outro caixa, basta informar o caixa que receberá o saldo. Ao processar sangria serão feitos dois lançamentos: Uma à débito do caixa referente ao valor da sangria e outro a crédito do caixa destino da sangria. Os cheques sangrados também serão transportados para o caixa destino, podendo ser sangrados posteriormente.
|
Correções
- Ajustada a Abertura de Caixa para transportar os cheques não sangrados no movimento com data anterior para o movimento atual.
Esse ajuste corrige o problema de não permitir sangrar os cheques depois do caixa fechado, com isso, os cheques poderão ser sangrados no caixa do dia seguinte. |
- <TT106288> Corrigida a tela de Baixa de Recibos (Principal > Baixa Ct Receber), pois, quando era feito lançamento de diferença de baixa de recibos em algumas situações estava causando diferença entre o valor baixado no caixa e os lançamentos feitos no respectivo sistema.
- <TT110904> Corrigida a tela de Sangria (Utilitários > Sangria), pois, quando selecionava uma sangria para o cancelamento ao clicar no botão sair estava estornando a sangria, mesmo sem clicar em cancelar.
- Feitos ajustes na Baixa de Recibos (Principal > Bx Ct Receber): Depois de baixar o recibo com opção de cheque marcada a tela da baixa ficava cortada pela metade; Depois de processada a baixa de recibo com a opção de acumular marcada, ao entrar com outros recibos acumulados o sistema exibia a tela lançamento de diferença; Corrigido erro na leitora do código de barras, pois, em algumas situações estava exibindo mensagem de recibo inexistente.
- Corrigida a Consulta de Movimento do Caixa (Consulta > Movimento do Caixa), pois, os movimentos provenientes de baixa de voucher do Base Financeiro não estavam sendo identificados corretamente no relatório.
- <TT104379> Corrigida a Sangria(Utilitários > Sangria), visto que, o cliente não conseguia executá-la em um determinado caixa.
- <TT104443> Corrigida a Sangria(Utilitários > Sangria), pois, apresentava erro ao executar sangria em qualquer caixa.
- <TT106354> Corrigida a Baixa de Recibos(Principal > Bx. Ct. Receber), pois, ao marcar/desmarcar o campo "Despesa de Cobrança" não estava recompondo o valor da baixa de acordo com a tarifa bancária.