Categoria:Filtro SECOVI

De WikiBase
Revisão de 15h23min de 15 de maio de 2014 por Gerenciaqualidade (discussão | contribs) (Visão Geral)

Visão Geral

A parceria entre o SECOVI-RJ e a FECOMERCIO-RJ visa a geração e divulgação de dados estatísticos do seguimento imobiliário.

O filtro SECOVI foi desenvolvido para gerar os dados necessários para que a FECOMERCIO-RJ crie essas estatísticas. Os dados serão gerados em formato CSV, com o LAYOUT definido junto ao SECOVI-RJ e FECOMERCIO-RJ.

Dica.png
Para mais esclarecimentos sobre o credenciamento e envio dos arquivos, consultar o SECOVI-RJ.

Procedimentos

Essa opção tem a finalidade de gerar os arquivos padrão “CSV”, segundo a versão 1.0.8 do LAYOUT de exportação de dados definido pelo SECOVI. Para parametrização e geração dos arquivos basta acessar a opção Utilitários > Arquivo SECOVI.


Filtro-Secovi-a.jpg


Parâmetro 266 - Código SECOVI

Vá até o cadastro de parâmetros do respectivo sistema (Tabelas Geras > Informações > Parâmetro) e identifique o código da empresa que deverá ser fornecido pelo SECOVI.

Antes da geração dos dados financeiros, deverão ser feitas as configurações dos parâmetros, onde deverão ser informadas as contas e históricos que compõe cada parâmetro.

As configurações de contas e históricos poderão ser feitas genericamente ou por cliente, seja condomínio ou proprietário, conforme procedimentos a seguir:


Parâmetros Condomínio

Filtro-secovi-b.jpg


Correspondente ao arquivo adm_condominio.csv

Campos:

Parâmetro: Nesse campo deverá ser informado que tipo de parâmetro está sendo configurado, opções:

• Pessoal: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas com pessoal, correspondente ao item 13 do layout, variável DSP_PESSOAL.

• Água/Esgoto: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas com água e esgoto, correspondente ao item 14 do layout, variável DSP_AGUA.

• Energia Elétrica: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas com energia elétrica, correspondente ao item 15 do layout, variável DSP_ENERGIA.

• Manutenção: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas com manutenções diversas, correspondente ao item 16 do layout, variável DSP_MANUT.

• Segurança: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas com segurança, correspondente ao item 17 do layout, variável DSP_SEG.

• Taxa de Administração: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas administrativas, correspondente ao item 19 do layout, variável VLR_TAXA.

• Material de Expediente: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas de material de expediente, correspondente ao item 20 do layout, variável VLR_MAT.

• Outros Servições: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de despesas de outros serviços e tarifas, correspondente ao item 21 do layout, variável VLR_SERV.

Conta: Nesse campo deverão ser identificadas as contas de acordo com cada parâmetro, podendo ser contas de débito ou crédito.

Código Condomínio: os parâmetros que estiverem configurados com o valor zero no campo código do condomínio terão validade para todos os condomínios. Caso tenha algum condomínio que tenha um plano de contas diferenciado para lançamento, o parâmetro poderá ser configurado com o código do próprio condomínio, ou a conta referente à receita desse condomínio também poderá ser identificada no parâmetro com código zero.


Parâmetros Unidades

Correspondente ao arquivo adm_unidade.csv


Filtro-secovi-c.jpg


Campos:

Parâmetro: Nesse campo deverá ser informado que tipo de parâmetro está sendo configurado, opções:

• Cota Condominial: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de condomínio, correspondente ao item 8 do layout, variável VLR_COND.

• Fundo de Reserva: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de fundo de reserva, correspondente ao item 9 do layout, variável VLR_FUND.

• Valor da cota extra: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de cota extra, correspondente ao item 10 do layout, variável VLR_CT_EXTRA.

• Valor da cota obra: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de cota obra, correspondente ao item 11 do layout, variável VLR_CT_OBRA.

Conta: Nesse campo deverão ser identificadas as contas de acordo com cada parâmetro, podendo ser contas de débito ou crédito. Código Condomínio: os parâmetros que estiverem configurados com o valor zero no campo código do condomínio terão validade para todos os condomínios. Caso tenha algum condomínio que tenha um plano de contas diferenciado para lançamento, o referente à receita desse condomínio também deverá ser identificada no parâmetro com código zero.


Parâmetros Locação

Filtro-secovi-d.jpg


Correspondente ao arquivo adm_locacao.csv

Campos:

Parâmetro: Nesse campo deverá ser informado que tipo de parâmetro está sendo configurado, opções:

• Valor do Aluguel: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de aluguel, correspondente ao item 23 do layout, variável VLR_ALUG.

• Valor do Condomínio: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de condomínio, correspondente ao item 24 do layout, variável VLR_COND.

• Valor do IPTU: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de IPTU, correspondente ao item 24 do layout, variável VLR_IPTU.

• Valor do Seguro: identifica os movimentos referentes aos lançamentos de receita de seguro, correspondente ao item 25 do layout, variável VLR_SEG.


Geração

Uma vez configurados, os parâmetros ficarão gravados e serão usados para a geração dos arquivos. Para a geração dos arquivos, basta selecionar o diretório, o período que deverá ser filtrado e clicar no botão “Gerar Arquivo”.


Filtro-secovi-e.jpg


Os arquivos adm_condominio.csv, adm_unidade.csv e adm_locacao.csv serão gerados dentro do diretório selecionado e poderão ser abertos em qualquer programa que editem arquivos do tipo CSV (Ex.: Excel ou BrOffice).

A cada geração, os arquivos serão sobre-gravados, a manutenção da cópia de arquivos anteriormente gerados é de responsabilidade do operador.

Regras Gerais

Os arquivos poderão ser gerados com data retroativa, as regras para a identificação da situação dos condomínios e imóveis de acordo com o período selecionado seguem os procedimentos abaixo:

Apuração de condomínios ativos no período: pelo cadastro do contrato de administração, condomínios em que a data do início do contrato de administração for nula ou menor que a data inicial no período selecionado e data do fim de contrato de administração for nula ou maior que a data final no período selecionado ou a renovação for automática (campo renovação automática no cadastro do contrato).

Apuração de condomínios inativados no período: pelo contrato de administração, condomínios em que a data do fim de contrato de administração estiver dentro do período selecionado e a renovação não for automática (campo renovação automática no cadastro do contrato).

Apuração de imóveis ativos no período: pelo cadastro do contrato de administração, imóveis em que a data do início do contrato de administração for nula ou menor que a data inicial no período selecionado ou data de inclusão do imóvel no contrato for menor que a data inicial do período selecionado e data do fim do contrato de administração for nula ou maior que a data final do período selecionado e a renovação for automática (campo renovação automática no cadastro do contrato), ou data da expiração do imóvel for maior que a data final no período selecionado.

Apuração de imóveis inativados no período: pelo contrato de administração, imóveis em que a data do fim de contrato de administração estiver dentro do período selecionado e a renovação não for automática (campo renovação automática no cadastro do contrato) ou imóveis em que a data de expiração estiver dentro do período selecionado.

Os arquivos deverão ser validados e enviados para a FECOMERCIO-RJ. Consulte também os PROCEDIMENTOS para validação e envio dos arquivos.

Validação de Dados

Visão Geral

O programa PADI (Programa Analisador de Dados Imobiliários) tem como finalidade verificar a estrutura dos arquivos gerados segundo o LAYOUT PADI versão 1.0.8, além da compactação e envio dos arquivos por email.

O programa também gera indicadores segundo o Layout Indicadores FECOMERCIO. Esses indicadores são gerados a partir dos dados importados e também são enviados por e-mail automaticamente pelo programa.

Procedimentos

Está página define os procedimentos para a instalação e validação dos arquivos.


Instalação

Execute o programa “Instalacao_PADI_v1.0.8” e siga os passos da instalação clicando em Avançar:


Passo 1 (abertura):


Instacao PADI p1.jpg


Passo 2 (pasta para instalação):


Instacao PADI p2.jpg


Passo 3 (componentes):


Instacao PADI p3.jpg


Passo 4 (menu iniciar):


Instacao PADI p4.jpg


Passo 5 (clicar em instalar e aguardar o término da instalação):


Instacao PADI p5.jpg


Depois de terminado o processo de instalação serão gerados atalhos com a descrição PADI, tanto na área de trabalho quanto no menu iniciar do Windows, esses atalhos darão acesso ao programa validador.


Instacao PADI icone.jpg

Importando os dados

Junto com a instalação (pasta CSV) serão encaminhados arquivos de exemplo adm_condominio.csv, adm_locacao.csv, adm_unidade.csv e adm_venda.csv, que poderão servir como fonte de consulta e testes de importação. A importação dos arquivos de teste poderá ser apagada ao reinstalar o PADI, removendo a instalação inicial e fazendo uma nova.


Instalacao PADI p6.jpg


A tela principal do validador consiste nas opções necessárias para a importação dos arquivos padrão SECOVI. Além da importação, poderão ser emitidos relatórios de logs de validação e dos dados importados.

Selecione o arquivo que deverá ser importado conforme indicado abaixo.


Instalacao PADI p7.jpg


Clique no botão “Importar/Validar”.


Instalacao PADI p8.jpg


Cada arquivo deverá ser importado e validado separadamente, seguindo os padrões definidos no respectivo layout, onde, registro determina cada linha do arquivo e campo determina cada coluna do arquivo na sua respectiva linha.

Os arquivos poderão ser importados quantas vezes forem necessárias, levando em consideração que os registros/campos que já existirem no validador serão sobrepostos, caso haja informação válida no arquivo de origem.

Existem dois tipos de logs de importação:

• Aviso: geralmente ocorre quando há falta de informação no respectivo campo.

• Erro: geralmente ocorre quando a informação do campo está fora dos padrões determinados.

Independente do log (aviso ou erro) o registro será importado, porém, quando ocorrer algum log de erro o respectivo campo não será aproveitado, sendo importados os demais campos do registro.


Instalacao PADI p9.JPG


As informações ficarão armazenadas mês a mês, classificadas pelas abas (Locação, Condomínio, Unidade e Venda), podendo ser manipuladas antes do envio, para tanto basta selecionar o mês, o tipo de registro e o campo que deverá ser editado. Deve ser observado que o campo alterado “manualmente” sempre será sobreposto, caso seja feita uma nova importação do mesmo período e o campo possua informação no arquivo de origem. Para os campos que não possuírem informação no arquivo de origem, os valores editados serão preservados, além do aproveitamento das informações desse campo para os períodos seguintes.

Todos os procedimentos (manutenção, relatórios e envio) serão restritos ao Mês de Referência selecionado.

Gerando Indicadores

O programa gera indicadores segundo o Layout Indicadores FECOMERCIO. Esses indicadores são gerados a partir dos dados importados e também são enviados por e-mail automaticamente pelo programa.

Para a geração dos indicadores será necessário informar o mês no campo "Mês de Referência", além do nome do responsável pelas informações pertinentes à Condomínio e Locação.

Ao clicar no botão "Gerar Indicadores" os valores serão gerados.


Instalacao PADI p12.JPG


Atencao.png

Os indicadores, depois de gerados, poderão ser alterados pelo usuário. Porém, ao fazer uma nova geração clicando no botão "Gerar Indicadores" os números serão gerados novamente, apagando a informação anterior.

Enviando os dados

Como mencionado antes o “Mês de Referência” deverá ser selecionado antes do envio, ao clicar no botão Enviar Email será exibida uma janela para a configuração e envio de dados, nessa janela deverão ser configurados os parâmetros de servidor e senhas para o envio e compactação dos arquivos.


Instalacao PADI p10.JPG


Atencao.png

A porta 25 está bloqueada para clientes que utilizem conexão GVT, nesse caso o usuário deverá configurar a porta 587 nas configurações de envio.


Os dados referentes à configurações de envio (servidor, usuário, etc..) deverão ser informados na área de Configuração de Envio, qualquer dúvida com relação à essas configurações deverá ser solucionada junto ao profissional responsável da empresa (técnico ou CPD). O detalhamento (endereço, Assunto, etc.) deverá ser informado na área de Detalhes do Envio.

As informações referentes ao endereço de envio e senha de compactação deverão ser obtidas junto à FECOMERCIO.

Ao clicar no botão Enviar o programa fará a compactação, gerando o arquivo de nome “ArquivosPADI.zip” dentro do mesmo diretório do programa, esse arquivo será encaminhamento por email de acordo com as configurações feitas. Caso o usuário opte por fazer o envio do arquivo compactado em outro momento, basta não configurar os dados para envio, clicando em enviar o arquivo “ArquivosPADI.zip” será gerado da mesma forma e poderá ser encaminhando em outro momento, o mesmo ocorre se ocorrer algum tipo de erro de conexão com a internet. O programa não faz backup dos últimos arquivos “zip” gerados, a cada envio o arquivo será sobreposto com os novos dados.


Instalacao PADI p11.JPG


A senha de compactação é a garantia do sigilo das informações contidas no arquivo zip devendo ser de conhecimento somente das pessoas responsáveis pela troca de informações.

Como poderá ser observado, o layout não contempla nenhum tipo de informação pessoal (nome, endereço, CPF/CNPJ, telefone, etc). Junto com a instalação (pasta CSV) são encaminhados os arquivos de exemplo adm_condominio.csv, adm_locacao.csv, adm_unidade.csv e adm_venda.csv, que poderão servir como fonte de consulta.

A geração dos arquivos deverá ser feita pelo sistema de administração do cliente, seja ele próprio ou de terceiros, bastando seguir a padronização contida nos respectivos layout's.

Layouts

O Layout define os padrões para a exportação de informações cadastrais e financeiras das carteiras de administração de imóveis, condomínio e intermediação de imóveis, permitindo a geração de estatísticas sócio-econômicas dessas carteiras, através do envio e tratamento dessas informações para a FECOMERCIO-RJ.

Padrões (tipos de campo)

Todos os arquivos deverão ser gerados no formato CSV, com os campos, identificados por variáveis de cabeçalho e delimitados por virgula (,).

CSV (Comma-separed values) é um formato de arquivo para armazenar dados, muito usado para troca de informações. Os campos são separados por um delimitador e as quebras de linha representam os diferentes registros.

Os tipos válidos para o preenchimentos dos campos são:


Filtro-secovi-v.jpg


Atencao.png

Para os campos do tipo N não é permitido zeros a esquerda.

Estrutura

A estrutura dos arquivos é de um registro para cada dado, o registro deverá ser identificado pelo campos tipo de arquivo, sendo cada arquivo para cada tipo de segmento, exceto para administração de condomínios onde deverão ser informados dois arquivos.

Arquivos

adm_locacao.csv: Arquivo com informações referentes a carteira de administração de imóveis.

adm_condominio.csv: Arquivo com informações referentes a carteira de administração de condomínios.

adm_unidade.csv: Arquivo com um detalhamento das unidades condominiais administradas.

adm_venda.csv: Arquivo com informações referentes a venda de imóveis.

LAYOUT 1.0.5

Arquivo adm_locacao.csv

P Descrição Tipo Variável Observação
01 *Identificação do tipo de arquivo N COD_ARQ 1 - adm_locacao
02 *Mês de referência R MES_REF Mês base da geração das informações
03 *Código da empresa N COD_EMP Código da empresa fornecido pelo FECOMERCIO
04 *Código do proprietário N COD_PROP Código interno de identificação do proprietário Um código para cada proprietário
05 *Código do imóvel N COD_IMOV Código interno de identificação do imóvel Um código para cada imóvel, podendo repetir o código do proprietário
06 *CEP N COD_CEP Padrão 8 numéricos. Código de endereçamento postal do imóvel
07 Inscrição do IPTU N COD_IPTU Código de inscrição de IPTU do imóvel, sem o dígito
08 Quantidade de metros quadrados V METROS M² construído de acordo com o carnê de IPTU
09 Tipo de imóvel N TIP_IMOV
     1. Galpão
     2. Andar
     3. Sala
     4. Loja
     5. Casa
     6. Apartamento
     9. Outros
10 Quantidade de quartos N QTD_QUA Somente para casas ou apartamentos (campo 09 igual a 5 ou 6) para os demais tipos colocar 0
11 Situação N SIT_IMOV
     1. Vago
     2. Alugado
     3. Indisponível
     9. Outros
12 Motivo da indisponibilização N MOT_INDISP
     Somente para imóveis indisponíveis (campo 11 igual a 3):
     1. Pendência judicial
     2. Condições do imóvel
     3. Inventário
     9. Outros
13 Data do início do contrato de administração D DAT_INI_ADM Data do início do contrato de administração com o proprietário
14 Data do fim do contrato de administração D DAT_FIM_ADM Data do fim do contrato de administração com o proprietário
15 Data de entrada do imóvel D DAT_INI_IMOV Data da entrada do imóvel para administração
16 Data da saída do imóvel D DAT_FIM_IMOV Data da saída do imóvel para administração
17 Motivo da saída do imóvel N MOT_SAIDA
     1. Venda do imóvel
     2. Outra administradora
     3. Escritório de Advocacia
     4. Escritório de Contabilidade
     5. Gestão própria
     6. Uso próprio
     9. Outros
18 Data do início do contrato de locação D DAT_INI_LOC  
19 Data do fim do contrato de locação D DAT_FIM_LOC  
20 Quantidade de alugueis em atraso N QTD_ATRASO No caso de imóvel alugado (campo 11 igual a 2) colocar a quantidade de alugueis em aberto (recibos de aluguel). Caso contrário, preencher com 0.
21 Tipo de garantia N TIP_GAR
     Para imóveis vagos ou alugados (campo 11 igual a 1 ou 2)
     1. Fiador
     2. Seguro Fiança
     3. Depósito Caução
     9. Outros
22 Valor integral V VLR_INTEGRAL Valor do total do recibo (aluguel + acessórios). Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
23 Valor do aluguel V VLR_ALUG Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
24 Valor da cota condominial V VLR_COND Somente para imóvel vago ou alugado(campo 11 igual a 1 ou 2)
25 Valor do IPTU V VLR_IPTU Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
26 Valor do seguro V VLR_SEG Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
27 Outros valores V VLR_OUT Demais valores que compõe o recibo. Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
28 Valor da taxa de administração V VLR_TAXA Valor da taxa de administração cobrada do imóvel. Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
29 Tipo de taxa de administração N TIP_TAXA
     1. % sobre o aluguel
     2. % sobre o valor integral
     3. Valor fixo
     Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
30 Valor mínimo da taxa de administração V VLR_MIN Valor mínimo, cobrado de taxa de administração. Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)

*Campos Obrigatórios


Arquivo adm_condominio.csv

P Descrição Tipo Variável Observação
01 *Identificação do tipo de arquivo N COD_ARQ 2 - adm_condominio
02 *Mês de referência R MES_REF Mês base da geração das informações
03 *Identificação do código da empresa N COD_EMP Código da empresa fornecido pelo FECOMERCIO
04 *Código do condomínio N COD_COND Código interno de identificação do condomínio
05 *CEP N COD_CEP Padrão 8 numéricos
     Código de endereçamento postal do condomínio.
Um código para cada condomínio.
06 Tipo de condomínio N TIP_COND
     1. Residencial
     2. Comercial
     3. Misto
     9. Outros
07 Origem N ORI_COND
     1. Outra administradora
     2. Escritório de Advocacia
     3. Escritório de Contabilidade
     4. Gestão própria
     9. Outros
08 Data do início do contrato D DAT_INI_ADM Data do início do contrato de administração
09 Data do fim do contrato D DAT_FIM_ADM Data do fim do contrato de administração
10 Destino N DST_COND
     1. Outra administradora
     2. Escritório de Advocacia
     3. Escritório de Contabilidade
     4. Gestão própria
     9. Outros
11 Saldo V SAL_COND Saldo do condomínio no mês
12 Quantidade de funcionários N QTD_FUNC Número de funcionários na folha de pagamento
13 Despesa com pessoal V DSP_PESSOAL Gasto com pessoal (salário+encargos) no mês
14 Despesa com água e esgoto V DSP_AGUA Gasto com água e esgoto no mês
15 Despesa com energia elétrica V DSP_ENERGIA Gasto com energia elétrica no mês
16 Despesa com manutenção V DSP_MANUT Gasto com manutenção (elevador, extintor, conservação, etc) no mês
17 Despesa com segurança V DSP_SEG Gasto com segurança
18 Despesas diversas V DSP_DIV Gastos diversos, excetuando as despesas relacionadas nos campos 13 a 17
19 Valor da taxa de administração V VLR_TAXA Valor cobrado pela taxa de administração
20 Valor do material de expediente V VLR_MAT Valor cobrado pelo material de expediente
21 Valor de outros serviços V VLR_SERV Valor cobrado por outros serviços, excetuando a taxa de administração e material de expediente relacionados nos campos 19 a 20

*Campos Obrigatórios


Arquivo adm_unidade.csv

P Descrição Tipo Variável Observação
01 *Identificação do tipo de arquivo N COD_ARQ 3 - adm_unidade
02 *Mês de referência R MES_REF Mês base da geração das informações
03 *Código da empresa N COD_EMP Código da empresa fornecido pelo FECOMERCIO
04 *Código do condomínio N COD_COND Código interno de identificação do condomínio
05 *Código da unidade N COD_UNID Código interno de identificação da unidade
06 Tipo de imóvel N TIP_IMOV
     1. Galpão
     2. Andar
     3. Sala
     4. Loja
     5. Casa
     6. Apartamento
     9. Outros
07 Quantidade de quantos N QTD_QUA Somente para casas ou apartamentos (campo 06 igual a 5 ou 6) para os demais tipos colocar 0
08 Valor da cota condominial V VLR_COND Valor cobrado pela cota de condomínio no mês
09 Valor do fundo de reserva V VLR_FUND Valor cobrado pelo fundo de reserva no mês
10 Valor da cota extra V VLR_CT_EXTRA Valor cobrando pela cota extra no mês (uma ou mais)
11 Valor da cota obra V VLR_CT_OBRA Valor cobrado pela cota obra no mês (uma ou mais)
12 Quantidade de cotas em atraso N QTD_ATRASO colocar a quantidade de cotas (recibos de cota condominial) em aberto

*Campos Obrigatórios


Arquivo adm_venda.csv

P Descrição Tipo Variável Observação
01 *Identificação do tipo de arquivo N COD_ARQ 4 – adm_venda
02 *Mês de referência R MES_REF Mês base da geração das informações
03 *Código da empresa N COD_EMP Código da empresa fornecido pelo FECOMERCIO
04 *Código do imóvel N COD_IMOV Código interno de identificação do imóvel
05 *CEP N COD_CEP Padrão 8 numéricos Código de endereçamento postal do imóvel
06 Inscrição do IPTU N COD_IPTU Código de inscrição de IPTU do imóvel, sem o dígito.
07 Quantidade de metros quadrados V METROS M² construído de acordo com o carnê de IPTU
08 Tipo de imóvel N TIP_IMOV
     1. Galpão
     2. Andar
     3. Sala
     4. Loja
     5. Casa
     6. Apartamento
     9. Outros
09 Quantidade de quartos N QTD_QUA Somente para casas ou apartamentos (campo 07 igual a 5 ou 6) para os demais tipos colocar 0
10 Situação N SIT_IMOV
     1. Disponível
     2. Vendido
     3. Retirado
     9. Outros
11 Motivo da indisponibilização N MOT_INDISP
     Somente para imóveis indisponíveis (campo 09 igual a 3):
     1. Desistência
     2. Gestão própria
     3. Outra Imobiliária
     9. Outros
12 Tipo proposto de venda N TIP_VENDA
     1. À vista
     2. Financiado
     9. Outros
13 Data da captação D DAT_CAPTACAO Data da entrada do imóvel na carteira
14 Data da Venda D DAT_VENDA Data da venda do imóvel Somente para imóvel vendido (campo 10 igual a 2)
14 Data da indisponibilização D DAT_INDISP Data da indisponibilização do imóvel Somente para imóvel indisponibilizado (campo 10 igual a 3)
15 Valor da proposto V VLR_VENDA Valor proposto para a venda
16 Valor da venda V VLR_VENDIDO Valor da venda Somente para imóvel vendido (campo 10 igual a 2)
17 Valor da taxa V VLR_TAXA
     Percentual de taxa de intermediação cobrado
     Somente para imóvel vendido 
     (campo 10 igual a 2)

LAYOUT 1.0.6

Arquivo adm_locacao.csv

P Descrição Tipo Variável Observação
01 *Identificação do tipo de arquivo N COD_ARQ 1 - adm_locacao
02 *Mês de referência R MES_REF Mês base da geração das informações
03 *Código da empresa N COD_EMP Código da empresa fornecido pelo FECOMERCIO
04 *Código do proprietário N COD_PROP Código interno de identificação do proprietário Um código para cada proprietário
05 *Código do imóvel N COD_IMOV Código interno de identificação do imóvel Um código para cada imóvel, podendo repetir o código do proprietário
06 *CEP N COD_CEP Padrão 8 numéricos. Código de endereçamento postal do imóvel
07 Inscrição do IPTU N COD_IPTU Código de inscrição de IPTU do imóvel, sem o dígito
08 Quantidade de metros quadrados V METROS M² construído de acordo com o carnê de IPTU
09 Tipo de imóvel N TIP_IMOV
     1. Galpão
     2. Andar
     3. Sala
     4. Loja
     5. Casa
     6. Apartamento
     9. Outros
10 Quantidade de quartos N QTD_QUA Somente para casas ou apartamentos (campo 09 igual a 5 ou 6) para os demais tipos colocar 0
11 Situação N SIT_IMOV
     1. Vago
     2. Alugado
     3. Indisponível
     9. Outros
12 Motivo da indisponibilização N MOT_INDISP
     Somente para imóveis indisponíveis (campo 11 igual a 3):
     1. Pendência judicial
     2. Condições do imóvel
     3. Inventário
     9. Outros
13 Data do início do contrato de administração D DAT_INI_ADM Data do início do contrato de administração com o proprietário
14 Data do fim do contrato de administração D DAT_FIM_ADM Data do fim do contrato de administração com o proprietário
15 Data de entrada do imóvel D DAT_INI_IMOV Data da entrada do imóvel para administração
16 Data da saída do imóvel D DAT_FIM_IMOV Data da saída do imóvel para administração
17 Motivo da saída do imóvel N MOT_SAIDA
     1. Venda do imóvel
     2. Outra administradora
     3. Escritório de Advocacia
     4. Escritório de Contabilidade
     5. Gestão própria
     6. Uso próprio
     9. Outros
18 Data do início do contrato de locação D DAT_INI_LOC  
19 Data do fim do contrato de locação D DAT_FIM_LOC  
20 Quantidade de alugueis em atraso N QTD_ATRASO No caso de imóvel alugado (campo 11 igual a 2) colocar a quantidade de alugueis em aberto (recibos de aluguel). Caso contrário, preencher com 0.
21 Tipo de garantia N TIP_GAR
     Para imóveis vagos ou alugados (campo 11 igual a 1 ou 2)
     1. Fiador
     2. Seguro Fiança
     3. Depósito Caução
     4. Título de Capitalização (a partir da versão 1.0.6)
     5. Carta de Fiança Bancária (a partir da versão 1.0.6)
     9. Outros
22 Valor integral V VLR_INTEGRAL Valor do total do recibo (aluguel + acessórios). Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
23 Valor do aluguel V VLR_ALUG Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
24 Valor da cota condominial V VLR_COND Somente para imóvel vago ou alugado(campo 11 igual a 1 ou 2)
25 Valor do IPTU V VLR_IPTU Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
26 Valor do seguro V VLR_SEG Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
27 Outros valores V VLR_OUT Demais valores que compõe o recibo. Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
28 Valor da taxa de administração V VLR_TAXA Valor da taxa de administração cobrada do imóvel. Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
29 Tipo de taxa de administração N TIP_TAXA
     1. % sobre o aluguel
     2. % sobre o valor integral
     3. Valor fixo
     Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
30 Valor mínimo da taxa de administração V VLR_MIN Valor mínimo, cobrado de taxa de administração. Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)

*Campos Obrigatórios


Arquivo adm_condominio.csv

P Descrição Tipo Variável Observação
01 *Identificação do tipo de arquivo N COD_ARQ 2 - adm_condominio
02 *Mês de referência R MES_REF Mês base da geração das informações
03 *Identificação do código da empresa N COD_EMP Código da empresa fornecido pelo FECOMERCIO
04 *Código do condomínio N COD_COND Código interno de identificação do condomínio
05 *CEP N COD_CEP Padrão 8 numéricos
     Código de endereçamento postal do condomínio.
Um código para cada condomínio.
06 Tipo de condomínio N TIP_COND
     1. Residencial
     2. Comercial
     3. Misto
     9. Outros
07 Origem N ORI_COND
     1. Outra administradora
     2. Escritório de Advocacia
     3. Escritório de Contabilidade
     4. Gestão própria
     9. Outros
08 Data do início do contrato D DAT_INI_ADM Data do início do contrato de administração
09 Data do fim do contrato D DAT_FIM_ADM Data do fim do contrato de administração
10 Destino N DST_COND
     1. Outra administradora
     2. Escritório de Advocacia
     3. Escritório de Contabilidade
     4. Gestão própria
     9. Outros
11 Saldo V SAL_COND Saldo do condomínio no mês
12 Quantidade de funcionários N QTD_FUNC Número de funcionários na folha de pagamento
13 Despesa com pessoal V DSP_PESSOAL Gasto com pessoal (salário+encargos) no mês
14 Despesa com água e esgoto V DSP_AGUA Gasto com água e esgoto no mês
15 Despesa com energia elétrica V DSP_ENERGIA Gasto com energia elétrica no mês
16 Despesa com manutenção V DSP_MANUT Gasto com manutenção (elevador, extintor, conservação, etc) no mês
17 Despesa com segurança V DSP_SEG Gasto com segurança
18 Despesas diversas V DSP_DIV Gastos diversos, excetuando as despesas relacionadas nos campos 13 a 17
19 Valor da taxa de administração V VLR_TAXA Valor cobrado pela taxa de administração
20 Valor do material de expediente V VLR_MAT Valor cobrado pelo material de expediente
21 Valor de outros serviços V VLR_SERV Valor cobrado por outros serviços, excetuando a taxa de administração e material de expediente relacionados nos campos 19 a 20

*Campos Obrigatórios


Arquivo adm_unidade.csv

P Descrição Tipo Variável Observação
01 *Identificação do tipo de arquivo N COD_ARQ 3 - adm_unidade
02 *Mês de referência R MES_REF Mês base da geração das informações
03 *Código da empresa N COD_EMP Código da empresa fornecido pelo FECOMERCIO
04 *Código do condomínio N COD_COND Código interno de identificação do condomínio
05 *Código da unidade N COD_UNID Código interno de identificação da unidade
06 Tipo de imóvel N TIP_IMOV
     1. Galpão
     2. Andar
     3. Sala
     4. Loja
     5. Casa
     6. Apartamento
     9. Outros
07 Quantidade de quantos N QTD_QUA Somente para casas ou apartamentos (campo 06 igual a 5 ou 6) para os demais tipos colocar 0
08 Valor da cota condominial V VLR_COND Valor cobrado pela cota de condomínio no mês
09 Valor do fundo de reserva V VLR_FUND Valor cobrado pelo fundo de reserva no mês
10 Valor da cota extra V VLR_CT_EXTRA Valor cobrando pela cota extra no mês (uma ou mais)
11 Valor da cota obra V VLR_CT_OBRA Valor cobrado pela cota obra no mês (uma ou mais)
12 Quantidade de cotas em atraso N QTD_ATRASO colocar a quantidade de cotas (recibos de cota condominial) em aberto

*Campos Obrigatórios


Arquivo adm_venda.csv

P Descrição Tipo Variável Observação
01 *Identificação do tipo de arquivo N COD_ARQ 4 – adm_venda
02 *Mês de referência R MES_REF Mês base da geração das informações
03 *Código da empresa N COD_EMP Código da empresa fornecido pelo FECOMERCIO
04 *Código do imóvel N COD_IMOV Código interno de identificação do imóvel
05 *CEP N COD_CEP Padrão 8 numéricos Código de endereçamento postal do imóvel
06 Inscrição do IPTU N COD_IPTU Código de inscrição de IPTU do imóvel, sem o dígito.
07 Quantidade de metros quadrados V METROS M² construído de acordo com o carnê de IPTU
08 Tipo de imóvel N TIP_IMOV
     1. Galpão
     2. Andar
     3. Sala
     4. Loja
     5. Casa
     6. Apartamento
     9. Outros
09 Quantidade de quartos N QTD_QUA Somente para casas ou apartamentos (campo 07 igual a 5 ou 6) para os demais tipos colocar 0
10 Situação N SIT_IMOV
     1. Disponível
     2. Vendido
     3. Retirado
     9. Outros
11 Motivo da indisponibilização N MOT_INDISP
     Somente para imóveis indisponíveis (campo 09 igual a 3):
     1. Desistência
     2. Gestão própria
     3. Outra Imobiliária
     9. Outros
12 Tipo proposto de venda N TIP_VENDA
     1. À vista
     2. Financiado
     9. Outros
13 Data da captação D DAT_CAPTACAO Data da entrada do imóvel na carteira
14 Data da Venda D DAT_VENDA Data da venda do imóvel Somente para imóvel vendido (campo 10 igual a 2)
14 Data da indisponibilização D DAT_INDISP Data da indisponibilização do imóvel Somente para imóvel indisponibilizado (campo 10 igual a 3)
15 Valor da proposto V VLR_VENDA Valor proposto para a venda
16 Valor da venda V VLR_VENDIDO Valor da venda Somente para imóvel vendido (campo 10 igual a 2)
17 Valor da taxa V VLR_TAXA
     Percentual de taxa de intermediação cobrado
     Somente para imóvel vendido 
     (campo 10 igual a 2)

*Campos Obrigatórios

LAYOUT 1.0.7

Arquivo adm_locacao.csv

P Descrição Tipo Variável Observação
01 *Identificação do tipo de arquivo N COD_ARQ 1 - adm_locacao
02 *Mês de referência R MES_REF Mês base da geração das informações
03 *Código da empresa N COD_EMP Código da empresa fornecido pelo FECOMERCIO
04 *Código do proprietário N COD_PROP Código interno de identificação do proprietário Um código para cada proprietário
05 *Código do imóvel N COD_IMOV Código interno de identificação do imóvel Um código para cada imóvel, podendo repetir o código do proprietário
06 *CEP N COD_CEP Padrão 8 numéricos. Código de endereçamento postal do imóvel
07 Inscrição do IPTU N COD_IPTU Código de inscrição de IPTU do imóvel, sem o dígito
08 Quantidade de metros quadrados V METROS M² construído de acordo com o carnê de IPTU
09 Tipo de imóvel N TIP_IMOV
     1. Galpão
     2. Andar
     3. Sala
     4. Loja
     5. Casa
     6. Apartamento
     9. Outros
10 Quantidade de quartos N QTD_QUA Somente para casas ou apartamentos (campo 09 igual a 5 ou 6) para os demais tipos colocar 0
11 Situação N SIT_IMOV
     1. Vago
     2. Alugado
     3. Indisponível
     9. Outros
12 Motivo da indisponibilização N MOT_INDISP
     Somente para imóveis indisponíveis (campo 11 igual a 3):
     1. Pendência judicial
     2. Condições do imóvel
     3. Inventário
     9. Outros
13 Data do início do contrato de administração D DAT_INI_ADM Data do início do contrato de administração com o proprietário
14 Data do fim do contrato de administração D DAT_FIM_ADM Data do fim do contrato de administração com o proprietário
15 Data de entrada do imóvel D DAT_INI_IMOV Data da entrada do imóvel para administração
16 Data da saída do imóvel D DAT_FIM_IMOV Data da saída do imóvel para administração
17 Motivo da saída do imóvel N MOT_SAIDA
     1. Venda do imóvel
     2. Outra administradora
     3. Escritório de Advocacia
     4. Escritório de Contabilidade
     5. Gestão própria
     6. Uso próprio
     9. Outros
18 Data do início do contrato de locação D DAT_INI_LOC  
19 Data do fim do contrato de locação D DAT_FIM_LOC  
20 Quantidade de alugueis em atraso N QTD_ATRASO No caso de imóvel alugado (campo 11 igual a 2) colocar a quantidade de alugueis em aberto (recibos de aluguel). Caso contrário, preencher com 0.
21 Tipo de garantia N TIP_GAR
     Para imóveis vagos ou alugados (campo 11 igual a 1 ou 2)
     1. Fiador
     2. Seguro Fiança
     3. Depósito Caução
     4. Título de Capitalização (a partir da versão 1.0.6)
     5. Carta de Fiança Bancária (a partir da versão 1.0.6)
     9. Outros
22 Valor integral V VLR_INTEGRAL Valor do total do recibo (aluguel + acessórios). Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
23 Valor do aluguel V VLR_ALUG Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
24 Valor da cota condominial V VLR_COND Somente para imóvel vago ou alugado(campo 11 igual a 1 ou 2)
25 Valor do IPTU V VLR_IPTU Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
26 Valor do seguro V VLR_SEG Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
27 Outros valores V VLR_OUT Demais valores que compõe o recibo. Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
28 Valor da taxa de administração V VLR_TAXA Valor da taxa de administração cobrada do imóvel. Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
29 Tipo de taxa de administração N TIP_TAXA
     1. % sobre o aluguel
     2. % sobre o valor integral
     3. Valor fixo
     Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)
30 Valor mínimo da taxa de administração V VLR_MIN Valor mínimo, cobrado de taxa de administração. Somente para imóvel vago ou alugado (campo 11 igual a 1 ou 2)

*Campos Obrigatórios


Arquivo adm_condominio.csv

P Descrição Tipo Variável Observação
01 *Identificação do tipo de arquivo N COD_ARQ 2 - adm_condominio
02 *Mês de referência R MES_REF Mês base da geração das informações
03 *Identificação do código da empresa N COD_EMP Código da empresa fornecido pelo FECOMERCIO
04 *Código do condomínio N COD_COND Código interno de identificação do condomínio
05 *CEP N COD_CEP Padrão 8 numéricos
     Código de endereçamento postal do condomínio.
Um código para cada condomínio.
06 Tipo de condomínio N TIP_COND
     1. Residencial
     2. Comercial
     3. Misto
     9. Outros
07 Origem N ORI_COND
     1. Outra administradora
     2. Escritório de Advocacia
     3. Escritório de Contabilidade
     4. Gestão própria
     9. Outros
08 Data do início do contrato D DAT_INI_ADM Data do início do contrato de administração
09 Data do fim do contrato D DAT_FIM_ADM Data do fim do contrato de administração
10 Destino N DST_COND
     1. Outra administradora
     2. Escritório de Advocacia
     3. Escritório de Contabilidade
     4. Gestão própria
     9. Outros
11 Saldo V SAL_COND Saldo do condomínio no mês
12 Quantidade de funcionários N QTD_FUNC Número de funcionários na folha de pagamento
13 Despesa com pessoal V DSP_PESSOAL Gasto com pessoal (salário+encargos) no mês
14 Despesa com água e esgoto V DSP_AGUA Gasto com água e esgoto no mês
15 Despesa com energia elétrica V DSP_ENERGIA Gasto com energia elétrica no mês
16 Despesa com manutenção V DSP_MANUT Gasto com manutenção (elevador, extintor, conservação, etc) no mês
17 Despesa com segurança V DSP_SEG Gasto com segurança
18 Despesas diversas V DSP_DIV Gastos diversos, excetuando as despesas relacionadas nos campos 13 a 17
19 Valor da taxa de administração V VLR_TAXA Valor cobrado pela taxa de administração
20 Valor do material de expediente V VLR_MAT Valor cobrado pelo material de expediente
21 Valor de outros serviços V VLR_SERV Valor cobrado por outros serviços, excetuando a taxa de administração e material de expediente relacionados nos campos 19 a 20
22 *Situação do Condomínio (a partir da versão 1.0.7) C SIT_COND
     A. Ativo
     I. Inativo

*Campos Obrigatórios


Arquivo adm_unidade.csv

P Descrição Tipo Variável Observação
01 *Identificação do tipo de arquivo N COD_ARQ 3 - adm_unidade
02 *Mês de referência R MES_REF Mês base da geração das informações
03 *Código da empresa N COD_EMP Código da empresa fornecido pelo FECOMERCIO
04 *Código do condomínio N COD_COND Código interno de identificação do condomínio
05 *Código da unidade N COD_UNID Código interno de identificação da unidade
06 Tipo de imóvel N TIP_IMOV
     1. Galpão
     2. Andar
     3. Sala
     4. Loja
     5. Casa
     6. Apartamento
     9. Outros
07 Quantidade de quantos N QTD_QUA Somente para casas ou apartamentos (campo 06 igual a 5 ou 6) para os demais tipos colocar 0
08 Valor da cota condominial V VLR_COND Valor cobrado pela cota de condomínio no mês
09 Valor do fundo de reserva V VLR_FUND Valor cobrado pelo fundo de reserva no mês
10 Valor da cota extra V VLR_CT_EXTRA Valor cobrando pela cota extra no mês (uma ou mais)
11 Valor da cota obra V VLR_CT_OBRA Valor cobrado pela cota obra no mês (uma ou mais)
12 Quantidade de cotas em atraso N QTD_ATRASO colocar a quantidade de cotas (recibos de cota condominial) em aberto

*Campos Obrigatórios


Arquivo adm_venda.csv

P Descrição Tipo Variável Observação
01 *Identificação do tipo de arquivo N COD_ARQ 4 – adm_venda
02 *Mês de referência R MES_REF Mês base da geração das informações
03 *Código da empresa N COD_EMP Código da empresa fornecido pelo FECOMERCIO
04 *Código do imóvel N COD_IMOV Código interno de identificação do imóvel
05 *CEP N COD_CEP Padrão 8 numéricos Código de endereçamento postal do imóvel
06 Inscrição do IPTU N COD_IPTU Código de inscrição de IPTU do imóvel, sem o dígito.
07 Quantidade de metros quadrados V METROS M² construído de acordo com o carnê de IPTU
08 Tipo de imóvel N TIP_IMOV
     1. Galpão
     2. Andar
     3. Sala
     4. Loja
     5. Casa
     6. Apartamento
     9. Outros
09 Quantidade de quartos N QTD_QUA Somente para casas ou apartamentos (campo 07 igual a 5 ou 6) para os demais tipos colocar 0
10 Situação N SIT_IMOV
     1. Disponível
     2. Vendido
     3. Retirado
     9. Outros
11 Motivo da indisponibilização N MOT_INDISP
     Somente para imóveis indisponíveis (campo 09 igual a 3):
     1. Desistência
     2. Gestão própria
     3. Outra Imobiliária
     9. Outros
12 Tipo proposto de venda N TIP_VENDA
     1. À vista
     2. Financiado
     9. Outros
13 Data da captação D DAT_CAPTACAO Data da entrada do imóvel na carteira
14 Data da Venda D DAT_VENDA Data da venda do imóvel Somente para imóvel vendido (campo 10 igual a 2)
14 Data da indisponibilização D DAT_INDISP Data da indisponibilização do imóvel Somente para imóvel indisponibilizado (campo 10 igual a 3)
15 Valor da proposto V VLR_VENDA Valor proposto para a venda
16 Valor da venda V VLR_VENDIDO Valor da venda Somente para imóvel vendido (campo 10 igual a 2)
17 Valor da taxa V VLR_TAXA
     Percentual de taxa de intermediação cobrado
     Somente para imóvel vendido 
     (campo 10 igual a 2)

*Campos Obrigatórios

Categoria:Tutoriais Base Condomínio

Categoria:Tutoriais Base Locação

No momento esta categoria não possui nenhuma página ou arquivo multimídia.