Categoria:Filtro FEDCORP

De WikiBase
Revisão de 17h13min de 9 de maio de 2014 por Qualidade4 (discussão | contribs) (Tela de Geração)

Visão Geral

O filtro FEDCORP tem a finalidade de gerar automaticamente os dados necessários para que a FEDCORP faça o controle dos seguros opcionais contratados pela administradora, provenientes dos recibos de aluguel e condomínio (Ex. seguro conteúdo opcional, seguro cotas aluguel e condomínio, etc.). Além das informações dos seguros opcionais, poderão ser geradas planilhas para elaboração de propostas de renovação dos seguros de incêndio obrigatório dos imóveis.


Os dados serão gerados em planilhas XLS (Microsoft Excel Documents), com LAYOUT exclusivo da FEDCORP. Os dados gerados pelo filtro poderão ser conferidos antes do envio, utilizando qualquer programa que interprete esse tipo de arquivo (Ex. Open Office, Excel, etc.).


Tabela de Seguros Opcionais Suportados

Código Produto Observação Sistema
0001 SEGURO ALUGUEL Garantia de pagamento do aluguel Base Locação
0002 GARANTIA COTA CONDOMINIAL Garantia de pagamento da cota condominial Base Condomínio
0003 SEGURO CONTEÚDO CONDOMÍNIO Seguro de incêndio opcional das unidades condominiais Base Condomínio
0004 SEGURO CONTEÚDO LOCAÇÃO Seguro de incêndio opcional dos imóveis locados Base Locação


Atencao.png

As coberturas e garantias referentes a cada tipo de seguro deverão ser consultadas diretamente com a FEDCORP.

Parâmetros (Tabelas Gerias > Informações > Parâmetros)

Antes da geração dos arquivos o usuário deverá fazer a configuração dos parâmetros necessários para a geração dos dados, em cada sistema origem (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros).
Parâmetros necessários para cada tipo de seguro:
Produto 0001 - Alug - Seguro Garantia Aluguel (Sistema Base Locação)
Parâmetro 101 - Informar o código do Histórico Padrão referente à cobrança de Aluguel no recibo do locatário.
Parâmetro 102 - Informar o código do Histórico Padrão referente à cobrança de IPTU no recibo do locatário.
Parâmetro 159 - Informar o código do Histórico Padrão referente à cobrança do Condomínio no recibo do locatário.
Parâmetro 241 - Informar o código do Histórico Padrão referente à cobrança do Seguro Garantia Aluguel no recibo do locatário.
Produto 0002 - Garantia Cota Condominial (Sistema Base Condomínio)
Parâmetro 159 - Informar o código da Conta referente à cobrança do Condomínio no recibo do condômino.
Parâmetro 239 - Informar o código da Conta referente à cobrança do Seguro Garantia Cota Condominial no recibo do condômino.
Produto 0003 - Incêndio Conteúdo de Condomínio (Sistema Base Condomínio)
Parâmetro 240 - Informar o código da Conta referente à cobrança do Seguro Incêndio de Condomínio no recibo do condômino.
Para o produto 0004 - Incêndio Conteúdo de Locação (Sistema Base Locação)
Parâmetro 259 - Informar o código do Histórico Padrão referente à cobrança do Seguro Incêndio de Locação no recibo do locatário.


Atencao.png

Para que as informações referentes a cada tipo de seguro sejam geradas corretamente, todos os parâmetros deverão estar devidamente configurados.

Procedimentos (Até as versões Condomínio - 1.8.0.484 e Locação - 1.8.0.506)

  • Geração (Base Utilitários > Utilitários > Geração de Arquivo para FEDCORP (Excel))


Geracao Arquivo FEDCORP XLS.JPG


Referência: Determina o período utilizado para a apuração dos valores pagos (Ex. Referência 01/2011 período entre 01/01/2012 e 31/01/2012).
Dica.png

A referência selecionada não tem relação com a referência do item no recibo, ou seja, independente da referência do item o valor será considerado.

Se forem pagas duas ou mais referências dentro do mesmo período, será gerado um registro para cada referência com o mesmo condômino ou locatário. Portanto, se no período entre 01/01/2011 e 31/01/2011 (de acordo com o exemplo acima) forem pagas as referências 12/2011 e 01/2011, as duas (ou mais) serão geradas no mesmo arquivo.

Tipo Arquivo: Determina que tipo de arquivo será gerado.
Segurados - Planilha dos seguros mensais dos produtos 0001, 0002, 0003 e 0004 de acordo com os parâmetros configurados.
Planilha Locação (somente o Sistema Base Locação) - Planilha que deverá ser enviada à FEDCORP para elaboração de proposta de renovação dos seguros de incêndio, obrigatórios para todos os imóveis.
Nessa planilha serão gerados os dados cadastrais de todos os imóveis com contrato de locação ativo que não tenham seguro de incêndio cadastrado, ou que a data do término do contrato do seguro de incêndio seja menor ou igual à data limite de acordo com a referência selecionada (Ex. Referência 01/2011 data limite 31/12/2011).
Dica.png

Para identificação dos seguros de incêndio vencidos, os mesmos deverão estar cadastrados nos respectivos imóveis com o campo "Incêndio" marcado (Base Locação > Admin. de Locação > Imóvel - Botão Seguro).



Botão Gerar Arquivo: Ao clicar no botão "Gerar Arquivo" será exibida uma tela para a escolha do local onde os arquivos deverão ser gerados. O nome do arquivo será sugerido de acordo com o mês de referência e o CNPJ da empresa.


Geracao Arquivo FEDCORP XLS Gerar Arquivo.JPG


Dica.png


O número do CNPJ da empresa administradora (Tabelas Gerais > Principais > Empresa) será acrescentado no nome do arquivo. Porém, se houver uma ou mais filiais (Tabelas Gerais > Principais > Filial ) cadastradas com CNPJ diferente do cadastro da empresa os arquivos serão gerados separadamente de acordo com o CNPJ de cada filial, desde que a filial esteja vinculada à um condomínio ou proprietário que esteja na movimentação.


Procedimentos - Envio Automático (A partir das versões Condomínio - 1.8.0.485 e Locação - 1.8.0.507)

Instalação

À partir da atualização das versões 1.8.0.507 do Sistema Base Locação e 1.8.0.485 dos Sistemas Base Condomínio, também será exibida a opção de instalação do Filtro FEDCORP.


FiltroFEDCORP Instalacao.JPG


Após os procedimentos de atualização das versões, o ícone de acesso ao Filtro FEDCORP será exibido na área de trabalho, conforme indicado abaixo.


FiltroFEDCORP Atalho Descktop.JPG

Execução

Ao executar o Filtro FEDCORP, será exibida a tela do filtro, conforme a imagem que abaixo:


FiltroFEDCORP Aba Configuracao.JPG


Aba Configurações
Nessa aba, deverão ser configurados os parâmetros necessários para a conexão com o banco de dados do sistema, além das informações necessárias para a conexão com o Servidor WEB.
Banco de Dados - Configuração de Servidor, Caminho, Usuário e Senha para conexão com o banco de dados do Sistema. O filtro aproveita as configurações de conexão com o banco de dados dos sistemas de origem, quando instalado no mesmo diretório, caso contrário, essa configuração deverá ser feita na primeira vez que o filtro for executado, ou, quando houver alguma alteração no servidor.
Botão Testar Conexão com o BD - Verifica se as configurações estão corretas, caso seja necessário.
Servidor WEB - Configuração de Endereço, Usuário e Senha para conexão com o servidor da FEDCORP. Para cada CNPJ cadastrado no sistemas de origem, seja no cadastro da Empresa (Tabelas Gerais > Principais > Empresa), ou no cadastro de Filial (Tabelas Gerais > Principais > Filial), será exibida uma linha de configuração de endereço, usuário e senha de conexão.


Atencao.png

O campo ENDERECO determina a URL padrão para conexão com o servidor web, o conteúdo deverá ser preenchido com ''http://fedcorp.crm.srv.br'' (conforme indicado na imagem acima). Essa informação deverá ser alterada, somente se for solicitado pela FEDCORP.

Os campos USUARIO e SENHA serão necessários para o envio automático e deverão ser conseguidos junto à FEDCORP.


Botão Testar Conexão com Servidor - Verifica se as configurações com o servidor WEB estão corretas.
Botão Gravar Configurações - Grava as configurações de conexão e envio. Obrigatório, sempre que for feita alguma alteração.


Atencao.png

Toda a vez que houver alguma alteração nas configurações, para que as alterações tenham validade, o usuário deverá clicar no botão Gravar Configurações.


Configuração de Email
Foi implementado o envio de email direto do sistema, com os arquivos do “Mês de Referência”.
Para fazer o envio dos dados (Configuração > Configuração de email), deverão ser configurados os parâmetros de servidor e senhas para o envio e compactação dos
arquivos.
Fedcorp configuracao cofiguracao de email.JPG
Os dados referentes à configurações de envio (servidor, usuário, etc..) deverão ser informados na área de Configuração de Email, qualquer dúvida com relação à essas configurações deverá ser solucionada junto ao profissional responsável da empresa (técnico ou CPD). O detalhamento ( Assunto, mensagem, etc.) deverá ser informado na área de Detalhes do Envio.

Aba Geração

Nessa aba, deverão ser configurados os parâmetros necessários para a geração das planilhas.


FiltroFEDCORP Aba Geracao.JPG


Tipo Arquivo - Opcionais - Quando marcado serão apurados todos os seguros opcionais, que foram pagos dentro do período selecionado.
A Referência (Mês/Ano) que deverá ser utilizada para a apuração dos dados necessários para a geração da planilha. Esse campo determina o período de data inicial e final que deverá ser adotado para a verificação dos lançamentos em conta corrente, provenientes dos recibos pagos pelos clientes, sejam eles locatários ou condôminos.


Atencao.png

A referência selecionada não tem relação com a referência do item no recibo, ou seja, independente da referência do item, o valor pago será considerado.

Se forem pagas duas ou mais referências dentro do mesmo período, será gerado um registro para cada referência com o mesmo condômino ou locatário. Portanto, se no período entre 01/01/2011 e 31/01/2011 (de acordo com o exemplo acima) forem pagas as referências 12/2011 e 01/2011, as duas (ou mais) serão geradas no mesmo arquivo.

A apuração exata dos valores pagos, depende exclusivamente da configuração dos parâmetros, conforme mencionado inicialmente.


Tipo Arquivo - Incêndio Locação - Nova modalidade de planilha, correspondente aos imóveis com contrato de locação ativo que não tenham contrato de seguro incêndio, ou que o contrato esteja vencidos (Data do final do contrato de seguro) a partir da data limite (data inicial do período de vigência expressado na tela do filtro), de acordo com o Mês/Ano indicado no campo referência. Esse tipo de planilha, deverá ser enviado somente em caso de elaboração de proposta, para renovação dos seguros obrigatórios dos imóveis.
Para a geração dos dados da planilha do Seguro Incêndio Locação, a referência será montada automaticamente levando em consideração o mês subsequente à data atual em que o filtro for executado (Ex. Se a data de execução for 11/10/2013 o a referência padrão será 11/2013), o filtro irá gerar os imóveis sem cadastro de seguro e os que tenham seguro vencendo a partir de 01/11/2013 confrontando com a data final do contrato no sistema Base Locação.
A opção "Meses Antecipados" (valores válidos de 1 a 12) poderá ser utilizada para incrementar a quantidade de meses à referência padrão (Ex. Se a data de execução for 11/10/2013 o a referência padrão será 11/2013, ao antecipar 1 mês irá para 12/2013). Essa opção poderá ser utilizada no caso do usuário optar em antecipar ainda mais o período para a verificação dos seguros vencidos.


Atencao.png

Os imóveis informados nessa planilha, serão provenientes do Sistema Base Locação.

Será considerado seguro de incêndio (vencido ou não), o seguro cadastrado no imóvel (Admin. Locação > Imóvel > Botão Seguro), cujo o campo Seguro Incêndio esteja marcado. O Imóvel que não possuir o cadastro de seguro com o campo marcado será considerado sem seguro.

Portanto, antes da geração desse modelo de planilha, todo o cadastro de seguro dos imóveis deverá ser revisado.


Sistema Base Locação
Cadastro de Seguro (Admin. Locação > Imóvel > Botão Seguro)
BaseLocacao Cadastro Seguro.JPG


Botões Imprimir e Tela - Gera os relatórios dos dados apurados, de acordo com o período e tipo de arquivo selecionados, agrupados e totalizados por CNPJ e Produto. Esses relatórios, deverão ser utilizados para verificação dos registros que serão gerados nas planilhas.


Relatório de Opcionais - Modelo
FiltroFEDCORP Relatorio Opcionais.JPG


Relatório de Seguro Locação - Modelo
FiltroFEDCORP Relatorio Locacao.JPG


Atencao.png

Os registros, que por ventura tiverem o campo CPF/CNPJ indicado com "********" apontam para clientes (condôminos ou inquilinos) que não tem o respectivo CPF/CNPJ cadastrados no banco de dados.


Opção Gerar e Transmitir - Gera e transmite os arquivos para o Site da FEDCORP, de acordo com os parâmetros de conexão, explicado anteriormente na aba configuração.
Dica.png

Quando selecionada a opção "Gerar e Transmitir", e a configuração de email estiver preenchida, os relatórios serão enviados em um arquivo compactado para o email cadastrado.

Opção Gerar - Gera os arquivos que deverão, posteriormente, ser transmitidos para o Site da FEDCORP via portal do cliente.


Dica.png

Os procedimentos necessários para o envio das planilhas pelo portal do cliente, deverão ser consultados junto à FEDCORP.


Diretório - Local onde os arquivos serão gerados.


Dica.png

Os nomes dos arquivos gerados, terão o seguinte padrão:

PO_NNNN_AAAA_MM.xls

PO - Determina que o arquivo se refere à uma planilha de opcionais.

NNNN - Número do CNPJ da Administradora.

AAAA e MM - Ano e Mês de referência da planilha

PL_NNNN_AAAA_MM.xls

PL - Determina que o arquivo se refere à uma planilha de locação.

NNNN - Número do CNPJ da Administradora.

AAAA e MM - Ano e Mês de referência da planilha


Atencao.png

Se houver uma ou mais filiais (Tabelas Gerais > Principais > Filial) cadastradas com CNPJ diferente do cadastro da empresa (Tabelas Gerais > Principais > Filial), os arquivos serão gerados separadamente, de acordo com o CNPJ de cada empresa/filial, desde que a filial esteja vinculada à um condomínio ou proprietário e tenham movimentação.


Botão Gravar Configurações - Grava as configurações de conexão e envio. Obrigatório, sempre que for feita alguma alteração.


Atencao.png

Toda a vez que houver alguma alteração nas configurações, para que as alterações tenham validade, o usuário deverá clicar no botão Gravar Configurações.


Botão Gerar/Transmitir Arquivo - Gera as planilhas no diretório configurado.


Dica.png

A transmissão dos arquivos depende da opção selecionada (Gerar e Transmitir).

Levando em consideração, as configurações de conexão com o servidor WEB.

Aba Log de Evento

Nessa aba, poderá ser consultado um LOG com todas as operações realizadas pelo filtro, com as opções de impressão de limpeza de LOG.


FiltroFEDCORP Aba Log.JPG

Execução Automática

O filtro FEDCORP poderá ser executado automaticamente.
Esse recurso facilita a sua operação, pois, como as informações referentes aos seguros opcionais e renovação de seguros de incêndio dos imóveis, deverão ser geradas uma a cada mês, em algumas das vezes poderá cair no esquecimento.
Contudo, para que o filtro FEDCORP seja executado automaticamente, deverão ser observados alguns pontos.
Mês de Referência - Na execução automática, o mês de referência sempre será o mês imediatamente anterior ao mês atual, de acordo com a data do sistema operacional do computador, que estiver executando o filtro.
Agendamento - A execução do filtro automático, depende do agendamento dessa tarefa no utilitário de tarefas agendadas do Windows, onde deverão ser configurados o dia e hora para funcionamento do filtro, conforme exemplo a seguir.

Agendamento de Tarefas (Windows XP - Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Tarefas Agendadas)

FiltroFEDCORP Agendamento 1.JPG


Clicar (duplo clique) em Adicionar Tarefa Agendada


FiltroFEDCORP Agendamento 2.JPG


Clicar em Avançar


FiltroFEDCORP Agendamento 3.JPG


Clicar em Procurar e selecionar o executável FiltroFEDCORP.exe, procurar o executável no caminho onde foi feita a instalação e clicar em Abrir.


FiltroFEDCORP Agendamento 4.JPG


Selecionar a opção Mensalmente e clicar em Avançar.


FiltroFEDCORP Agendamento 5.JPG


Selecionar Hora, Dia e Meses para execução e clicar em Avançar.


FiltroFEDCORP Agendamento 5 1.JPG


Talvez seja necessária a confirmação de usuário e senha para a autorização do agendamento, nesse caso, deverá ser digitado o 'usuário e senha da rede, logo após clicar em Avançar.


FiltroFEDCORP Agendamento 6.JPG


Selecionar a opção Abrir as propriedades avançadas desta tarefa ao clicar em concluir e clicar em Concluir.


FiltroFEDCORP Agendamento 7.JPG


Incluir o parâmetro auto logo após do nome do executável e clicar em OK.


Atencao.png

Se o parâmetro auto não for inserido logo após ao comando, o filtro FEDCORP não será executado automaticamente.


FiltroFEDCORP Agendamento 8.JPG


Atencao.png

Se a data escolhida para o filtro, estiver ultrapassada no momento da configuração, a primeira execução do filtro ficará agendada para o mês seguinte ao mês que o agendamento foi feito.

Nesse caso, a primeira execução automática do filtro deverá ser feita no momento da configuração, clicando com o botão direito do mouse sobre a tarefa agendada e, logo após, em executar, conforme o exemplo acima.


Após esses procedimentos, o filtro será executado automaticamente, de acordo com os parâmetros configurados no filtro.


Dica.png

A execução automática também é gravada no LOG de Eventos do filtro, portanto, poderá ser consultada futuramente, caso haja a necessidade de verificar se a geração e o envio funcionaram corretamente.


LAYOUT 1.0

Esse layout define os padrões para a exportação de informações cadastrais e financeiras das carteiras de administração de imóveis, condomínio, permitindo a controle dos seguros contratados junto à FEDCORP.

  • Arquivo Segurados - Planilha mensal
Campo Tipo/Tamanho Observações
CNPJ_ADMINISTRADORA VARCHAR(14) CNPJ da Administradora
COD_PRODUTO VARCHAR(4) 0001 – SEGURO ALUGUEL
0002 – GARANTIA COTA CONDOMINAL
0003 – SEGURO CONTEÚDO CONDOMÍNIO
0004 – SEGURO CONTEÚDO LOCAÇÃO
REFERENCIA VARCHAR(7) MM/AAAA
COD_CONDOMINIO VARCHAR(10) Somente para os produtos: 0002 e 0003
NOME_CONDOMINIO VARCHAR(40) Somente para os produtos: 0002 e 0003
CERTIFICADO VARCHAR(30) Identificador do imóvel/unidade.
Para unidade ('C'+código do condomínio+código da unidade).
Para imóvel ('L'+código do proprietário+código do imóvel)
NOME VARCHAR(50) Nome (condômino/inquilino)
DATA_NASCIMENTO VARCHAR(10) DD/MM/AAAA
CPF_CNPJ VARCHAR(14) CPF/CNPJ (condômino/inquilino)
ENDERECO VARCHAR(90) Endereço (unidade/imóvel)
CEP VARCHAR(8) CEP (unidade/imóvel)
BAIRRO VARCHAR(40) Bairro (unidade/imóvel)
CIDADE VARCHAR(40) Cidade (unidade/imóvel)
UF VARCHAR(2) Estado (unidade/imóvel)
COMPLEMENTO VARCHAR(35) Complemento (unidade/imóvel
TIPO_CATEGORIA VARCHAR(1) C – COMERCIAL
R – RESIDENCIAL
ATIVIDADE VARCHAR(25) Atividade (unidade/imóvel) *não obrigatório
PREMIO DECIMAL(18,2) Valor pago pelo seguro
METROS DECIMAL(18,2) Área do imóvel m2
Somente para produto 0001
VALOR_ALUGUEL DECIMAL(18,2) Somente para produto 0001
VALOR_CONDOMINIO DECIMAL(18,2) Somente para os produtos 0001 e 0002
VALOR_IPTU DECIMAL(18,2) Somente para produto 0001


Antes dos registros de dados, será incluído um registro com a identificação do layout do arquivo no padrão Versão: N.N (Ex. Versão: 1.0) e a referência do arquivo (Ex. Ref: 08/2011).


  • Arquivo Seguro Obrigatório (Somente Base Locação)
Planilha para proposta de seguro obrigatório


Webservice

Visão Geral

O Webservice da Fedcorp é utilizado para realizar o envio das planilhas de incêndio e de opcionais a partir dos sistemas dos clientes, a fim de agilizar o processo de envio.

A comunicação entre o Webservice é feita utilizando o protocolo SOAP.

Atencao.png

Esses procedimentos deverão se adotados somente por clientes FEDCORP que tenham necessidade de desenvolvimento de uma ferramenta própria de envio.

Para os clientes que utilizam os sistemas da BASE (Base Condomínio ou Base Locação) existe uma ferramenta própria de envio automático das planilhas que vai junto com a atualização das versões, mais informações em Procedimentos - Envio Automático

Comunicação

Para poder acessar o Webservice será necessário saber a URL e o WSDL do Webservice.

A URL é: http://fedcorp.crm.srv.br/vtigerservice.php?service=basesoft

O WSDL é: http://fedcorp.crm.srv.br/vtigerservice.php?service=basesoft&wsdl

Autenticação

A autenticação é feita utilizando o CNPJ, Código Fedcorp e a Senha, esses parâmetros serão utilizados nas funções de envio de planilha.

Dica.png

As informações referentes ao Código Fedcorp e Senha deverão ser obtidas junto à Fedcorp.

Testando a Autenticação

Para poder testar a autenticação no Webservice, disponibilizamos a função validar_configuracao_sistema.
Parâmetros:
Parâmetro Tipo Descrição
usuario String(20) O valor deste campo é o Código Fedcorp fornecido ao cliente.
senha String(20) Esta senha também é fornecida pela Fedcorp.
cnpj String(18) CNPJ da Empresa podendo conter ou não pontos.
O retorno da chamada dessa função podem ser os seguintes:
Conteúdo Tipo Descrição
OK String Autenticação OK.
ERRO String É exibida a mensagem ERRO: e logo a seguir a descrição do erro.
Possíveis erros:
Conteúdo Tipo Descrição
ERRO:Conta não encontrada String Não encontrou o seu cadastro no sistema ou usuário, senha ou CNPJ.
ERRO:CNPJ diferente da conta String Encontrou o usuário e senha no sistema, porém o CNPJ não confere.

Envio de planilha de Incêndio Locação

Primeiramente é necessário gerar a planilha em seu sistema no formato XLS, de acordo com o Layout definido pela Fedcorp. Você pode baixar o modelo atual da planilha de incêndio locação e analisar sua estrutura acessando o portal Fedcorp e clicando em "Baixar Planilha". Depois de enviada a planilha, ela será analisada pela Fedcorp e será respondida no Portal Fedcorp. Acompanhe no Portal Fedcorp para poder aprovar a proposta que a Fedcorp enviar.
Para poder testar a autenticação no Webservice, disponibilizamos a função upload_planilha_proposta_sistema.
Parâmetros:
Parâmetro Tipo Descrição
planilha Base64 String É o conteúdo streaming da planilha transformado em Base64.
nome_arquivo String(20) Nome da Planilha que está sendo enviada.
usuario String(20) O valor deste campo é o Código do cliente fornecido pela Fedcorp.
senha String(20) Senha do cliente também fornecida pela Fedcorp.
CNPJ String(18) CNPJ do cliente podendo ou não conter pontos.
O retorno da chamada dessa função podem ser os seguintes:
Conteúdo Tipo Descrição
OK String Autenticação OK.
ERRO String É exibida a mensagem ERRO: e logo a seguir a descrição do erro.
Possíveis erros:
Conteúdo Tipo Descrição
ERRO:Autenticação falhou String Não encontrou o seu cadastro no sistema ou usuário, senha ou CNPJ.
ERRO:CNPJ diferente da conta String Encontrou o usuário e senha no sistema, porém o CNPJ não confere.
ERRO:A planilha não pode ficar em branco String Caso o streaming base64 enviado esteja em branco.
ERRO:Planilha já foi enviada anteriormente para a Fedcorp String A planilha está sendo reenviada sem mudanças
ERRO:Ocorreu um erro ao tentar ler a linha X, da folha Y em sua planilha String  
ERRO:A celula X deveria ter o valor (Y), o valor atual é (Z) String Quando alguma célula que compõe a estrutura básica de campos da planilha não tem um valor diferente. Ex: A1, por padrão é ADMINISTRADORA :, e na sua planilha está definido como Adm ou Administradora.
ERRO:CNPJ não definido na folha Residencial/Comercial String É necessário definir o CNPJ da Administradora no campo cnpj da planilha em ambas as folhas.
ERRO:O CNPJ contido no arquivo, na folha residencial/comercial, não confere com o cliente selecionado String Quando a planilha enviada tem o CNPJ diferente do CNPJ da administradora no banco de dados da FEDCORP.
ERRO:Vigência Inicial/Final da folha Residencial/Comercial é inválida String Quando o formato da vigência não confere. O formato padrão é dd/mm/aaaa.
ERRO:Planilha contém X folhas, deveria ter Y String A planilha deve conter exatamente duas folhas. A primeira é a Residencial e a segunda Comercial, assim como no modelo.

Envio de planilha de Opcionais

Primeiramente é necessário gerar a planilha em seu sistema no formato XLS, de acordo com o LAYOUT, definido pela Fedcorp.
Para poder testar a autenticação no Webservice, disponibilizamos a função upload_planilha_mensal_sistema.
Parâmetros:
Parâmetro Tipo Descrição
planilha Base64 String É o conteúdo streaming da planilha transformado em Base64.
nome_arquivo String(20) Nome da Planilha que está sendo enviada.
usuario String(20) O valor deste campo é o Código do cliente fornecido pela Fedcorp.
senha String(20) Senha do cliente também fornecida pela Fedcorp.
CNPJ String(18) CNPJ do cliente podendo ou não conter pontos.
O retorno da chamada dessa função podem ser os seguintes:
Conteúdo Tipo Descrição
OK String Autenticação OK.
ERRO String É exibida a mensagem ERRO: e logo a seguir a descrição do erro.
Possíveis erros:
Conteúdo Tipo Descrição
ERRO:Autenticação falhou String Não encontrou o seu cadastro no sistema ou usuário, senha ou CNPJ.
ERRO:CNPJ diferente da conta String Encontrou o usuário e senha no sistema, porém o CNPJ não confere.
ERRO:A planilha não pode ficar em branco String Caso o streaming base64 enviado esteja em branco.
ERRO:Planilha já foi enviada anteriormente para a Fedcorp String A planilha está sendo reenviada sem mudanças
ERRO:Ocorreu um erro ao tentar ler a linha X, da folha Y em sua planilha String  
ERRO:A celula X deveria ter o valor (Y), o valor atual é (Z) String Quando alguma célula que compõe a estrutura básica de campos da planilha não tem um valor diferente.

Ex: A1, por padrão é ADMINISTRADORA :, e na sua planilha está definido como Adm ou Administradora./td>

ERRO:CNPJ não definido na folha Residencial/Comercial String É necessário definir o CNPJ da Administradora no campo cnpj da planilha em ambas as folhas.
ERRO:O CNPJ contido no arquivo, na folha residencial/comercial, não confere com o cliente selecionado String Quando a planilha enviada tem o CNPJ diferente do CNPJ da administradora no banco de dados da FEDCORP.


Lançamentos de Opcionais

Visão Geral

Esta função permite o lançamento de um determinado item para um ou mais condomínios em lote. Este lançamento poderá ser em recibos avulsos ou em recibos de cobranças condominiais.


Procedimentos

Para utilizar esta função, é necessário realizar alguns procedimentos, seguindo a ordem:

1ºPasso: Configurar os parâmetros

2ºPasso: Preencher a tela de filtragem

3ºPasso: Verificar os critérios do filtro

4ºPasso: Gerar o lançamento dos itens opcionais


Parâmetros (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros)

Antes da geração dos arquivos para o lançamento de itens opcionais, o usuário deverá fazer a configuração dos parâmetros necessários para a geração dos dados, no Sistema Base Condomínio (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros).


Ferdcorp acesso parametro.jpg



Parâmetros necessários para a geração:


Parâmetro 159 - Informar o código do grupo de saldo e da conta referente à cobrança do condomínio no recibo do condômino.


Para informar a conta, clique em "Editar" na barra de ferramentas, após, nos campos "grupo de saldo" e "conta", selecione a opção desejada e grave o registro.


Ferdcorp parametro159 nova.JPG


Parâmetro 299 - Ativar para liberar a função de lançamentos de opcionais.


Para ativá-lo, clique em "Editar" na barra de ferramentas, em seguida, no campo "Valor" preencha com "1". Para finalizar, grave o registro.


Ferdcorp parametro299.jpg

Tela de Filtragem

Para abrir a tela de filtragem, no Sistema Base Condomínio acesse: Financeiro > Contas a Receber > Lançamento de Opcionais



Ferdcorp acesso lanc opc.JPG



Ao abrir a tela, preencha com os dados solicitados e após, clique em Aplicar Filtro. Atente-se para a observação de alguns campos.


Ferdcorp Lanc Opc.JPG



Ferdcorp Lanc Opc2.JPG



Na parte inferior da tela os campos devem ser preenchidos de acordo com a quantidade desejada.


Ferdcorp Lanc Opc3.JPG


* Nº de Opcionais no Recibo - Determina a quantidade a ser verificada em recibos anteriores. Se número de opcionais for maior ou igual, a unidade se tornará inaceitável.


* Nº de dias em Recibos - Verificará se o item selecionado já foi cobrado no período informado no campo.


* Nº de dias Pago - Verificará se o item selecionado foi pago no período informado no campo.





Tela de Geração

Ao preencher a tela de filtragem e "aplicar o filtro", o sistema exibirá o resultado na "aba Geração".


Ferdcorp tela resultados.JPG


As unidades elegíveis correspondem a 4 critérios:


* Critério 1 -Verifica se a unidade não está no cadastro de bloqueio de itens opcionais.


* Critério 2 - Verifica se a possui até X (informado na interface) e itens opcionais em X (também, informado na interface) de recibos anteriores.


* Critério 3 - Verifica o número de vezes que a unidade pagou o item avulso controlado nos últimos X(informado na interface) número de dias.


* Critério 4 - Verifica se a conta já não está no cadastro de avulso.



Após verificar os critérios, é necessário preencher a tela de geração para posteriormente o sistema processar as informações.

Veja como preencher os campos de acordo com o "Tipo de Lançamento" escolhido:


Ferdcorp tela geracao1.JPG



* Avulso - Será criado um recibo único e as informações serão lançadas no contas a receber para futuras gerações de cota condominial, baseado nas unidades elegíveis.


* Ref. da Parcela - Preencha com o valor de referência do lançamento.


* Complemento - Se houver complemento, pode ser descrito neste campo.


* Valor - Insira o valor do item opcional.


* Vencimento - Informe o vencimento do recibo avulso. Este campo é de preenchimento obrigatório.


Recibo Modelo - Insira o número do recibo que será usado como modelo para que o sistema copie as informações, por exemplo, o critério de cobrança, documento, banco, mensagens, etc.


Ferdcorp tela geracao2.JPG


Ao preencher o campo "Recibo Modelo", as informações desse recibos serão exibidas na parte inferior da tela.


Ferdcorp tela geracao3.JPG


Ao concluir, clique em "Processar".


Ferdcorp tela geracao4.JPG



Dica.png

Caso seja necessário forçar um lançamento que não estejam de acordo as configurações de filtragem, o usuário terá a opção de marcar "Processar" manualmente ou utilizar a opção "Marcar/Desmarcar Todos".


Atencao.png

Caso contas a receber esteja processado, os valores serão incrementados para o próximo mês, com a informação a ser cobrada.


Categoria:Tutoriais Base Condomínio

Categoria:Tutoriais Base Locação

No momento esta categoria não possui nenhuma página ou arquivo multimídia.