Categoria:Dúvidas Frequentes

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Revisão de 11h45min de 24 de julho de 2018 por Qualidade5 (discussão | contribs) (Baixei um boleto indevidamente e não estou conseguindo localizar para cancelar a baixa?)

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Como faço para gerar boletos?

Resposta: Recebimentos > Operações > Gerar novos.

Acesse a tela "Gerar Novos", escolha o período de vencimento, selecione "Todos" boletos ou apenas os boletos que deseja gerar e em seguida clique em "Confirmar".
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Como faço para incluir, dentro do boleto, os pagamentos dos imóveis pagos pelo proprietário que deverão ser cobrado dos inquilinos?

Resposta: Recebimentos > Operações > Gerar novos.

Em seguida, depois de gerado, visualizar o boleto, clicar sobre ele e adicionar os pagamentos que deseja cobrar.


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Como faço para incluir, dentro do boleto, os pagamentos dos imóveis pagos pela própria administradora, que deverão ser cobrados dos inquilinos?

Resposta: Pagamentos > Cadastro > Incluir.

Ao acessar a tela, colocar todas as informações (ex: proprietário, imóvel, histórico, etc.), não esquecendo de marcar a opção: Repasse para o Inquilino, e em seguida, "Gravar".
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Como faço para conceder um desconto ao inquilino?

Resposta: Para lançar qualquer desconto ao inquilino, basta gerar o boleto, em seguida clicar sobre o número do boleto, desta forma o boleto será aberto, bastando apenas adicionar as informações necessárias, não esquecendo de colocar o desconto como Tipo de Conta Débito, e em seguida, "Gravar" .

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Não estou conseguindo localizar um boleto que gerei. O que devo fazer?

Resposta: Recebimentos > Cadastro > Listar.

Em seguida, colocar a data inicial e final do boleto gerado. Se preferir, selecionar o proprietário e o imóvel, selecionar o status Abertos, e em seguida, "Buscar".
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Como faço para liberar os boletos depois que foram gerados pelo Fitbank?

Resposta: Recebimentos > Operações > Liberar.

Selecionar o período de vencimento do boleto ou proprietário e Imóvel e em seguida clicar em "Buscar". Os boletos serão exibidos na tela, desta forma basta apenas selecionar e "Confirmar" a liberação.
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Como faço para liberar os boletos depois que foram gerados, sem Fitbank?

Resposta: Recebimentos > Operações > Liberar.

Lembrando que as informações do banco já devem está cadastradas em Configurações > Dados de cobrança > Dados básicos.
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Como faço para enviar os boletos para os inquilinos depois que foram gerados, registrados e liberados?

Resposta: Recebimentos > Operações > Imprimir/Enviar por E-mail.

Clicar sobre o boleto e escolher uma das opções:Imprimir ou Enviar por E-mail.
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Estou enviando os boletos por e-mail mas os inquilinos não conseguem receber, ou quando recebem, vão para a caixa de spam. O que pode estar acontecendo?

Resposta: Configurações > Servidor de E-mail

Provavelmente, o e-mail da empresa não está configurado no servidor de e-mail. Com isso, o usuário deve ir em Configurações > Servidor de e-mail e colocar as informações da conta, e-mail e senha.
Lembrando que, se for o e-mail do Gmail ou Hotmail, o servidor de Saída (SMTP), Porta e a Criptografia serão preenchidos automaticamente.
Não esqueça de ir no próprio serviço de e-mail e configurar as informações para que sejam validadas quando gravar, e testar a conexão dentro do FaciLoca. Caso não seja nenhum desses dois e-mails citados acima, o cliente terá que pedir para o seu TI configurar no sistema.
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Como faço para fazer um repasse ao proprietário?

Resposta: Conta Corrente > Operações > Débito de repasse

Basta selecionar data inicial e final, o nome do proprietário e clicar em "Exibir", em seguida clique sobre o botão "Fazer Repasse". O repasse pode ser feito apenas de um proprietário ou vários ao mesmo tempo.
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Fiz um lançamento de repasse ao proprietário, mas estou querendo excluí-lo e não estou conseguindo localizar. O que fazer?

Resposta: Conta-Corrente > Cadastro > Listar

Basta inserir o período que foi feito o lançamento (data inicial e final) e informar o nome do proprietário, em seguida clicar em "Buscar". O Lançamento será mostrado na tela, desta forma, basta apenas clicar sobre o mesmo. O usuário será direcionado para tela onde é possível "Excluir" ou "Editar"alguma informação ou valor lançado indevido.
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Como faço para que os pagamentos que já incluí no sistema entrem no boleto no mês seguinte, sendo que o primeiro mês já entrou no boleto?

Resposta: Pagamentos > Operações > Incrementar

Basta inserir a data inicial e final. Ex: Se for gerar boletos para o mês 07/2018, colocar 01/06/2018 a 30/06/2018 e clicar em "Buscar". Depois que aparecer, marcar todos e "Confirmar". Caso queira incrementar lançamentos apenas de um proprietário específico, basta selecionar o proprietário.
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Estou tentando gerar boletos para alguns inquilinos, mas não estão aparecendo na lista para geração. O que fazer?

Resposta: Verificar no cadastro se as informações estão corretas. Depois, ir no Contrato de Locação, Cadastro > Contrato > Listar e verificar se o contrato está ativo. Caso esteja, verificar o término do contrato. Se já estiver vencido, a opção Renovação Automática tem que estar marcada para poder gerar boletos.

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Estou com dúvidas de como cadastrar, proprietário, imóvel, locatário, Contrato de Administração e Contrato de Locação.

Resposta: Incluir o proprietário: Cadastro > Proprietário > Incluir, Depois, incluir o imóvel: Cadastro > Imóvel > Incluir. Em seguida, incluir o Contrato de Administração: Cadastro > Contrato > Incluir Admin. Vinculando o imóvel ao proprietário, colocar todas as informações e "Gravar".

Após, cadastrar o inquilino: Cadastro > Inquilino > Incluir. Em seguida, incluir o contrato de Locação: Cadastro > Contrato > Incluir Locação. Vinculando com imóvel que já foi cadastrado anteriormente ao inquilino, colocar todas as informações e "Gravar".
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Gerei um boleto e o enviei ao inquilino. O mesmo pagou, mas não estou conseguindo localizar para baixar. Onde posso achá-lo?

Respostas:Recebimentos > Operações > Baixar.

Para baixar um boleto, independente de ser registrado pelo banco ou enviado diretamente por e-mail ao inquilino para que faça o depósito, o mesmo terá de está "Liberado". Caso contrário, não vai aparecer na tela para ser baixado.
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Baixei um boleto indevidamente e não estou conseguindo localizar para cancelar a baixa?

Resposta: Recebimentos > Operações > Cancelar.

Basta Inserir a data inicial e final referente ao vencimento do boleto, selecionar o proprietário, imóvel e o Status > Baixados, em seguida clicar em "Buscar". Em seguida selecione o boleto ou os boletos os quais deseja cancelar a baixa e clique em "Confirmar". Com isso, o status volta como Liberado, possibilitando baixá-lo novamente.
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Como faço para ver um relatório de todos os boletos que gerei?

Resposta: Recebimentos > Relatórios > Crítica de Boleto

Todas as vezes que gerar vários boletos e quiser tirar um relatório com todas as informações que estão dentro dos mesmos, basta acessar o Relatório de Crítica de Boleto inserir a data Inicial e final referente ao vencimento dos boletos, selecionar o status e em seguida "Exibir".
A opção Status "Aberto" serve para conferência de todos os itens lançados nos boletos, facilitando assim uma futura correção de algum item lançado indevidamente.


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Entrei no extrato do proprietário e verifiquei que o saldo de abertura está aparecendo com valores negativos. Como proceder?

Resposta: Geralmente, quando você entra no extrato do proprietário e o saldo de abertura está positivo ou negativo, alguma informação não foi lançada corretamente. Ex: se for positivo, provavelmente não foi feito o repasse para o proprietário do mês atual ou de algum mês anterior. Caso o saldo aopareça negativo, algum lançamento foi feito errado na conta corrente do proprietário e precisa ser corrigido.

Como faço para incluir um modelo de contrato de Locação, imprimir e enviar para o meu inquilino?

Resposta: Configurações > Modelos de Contrato >Incluir

Insira o título do contrato "novo" que será criado e em seguida crie ou cole um modelo de contrato, ao finalizar clique em "Gravar".


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Caso queira apenas localizar um contrato de locação existente, basta acessa: Cadastro > Contratos > Listar , no Menu "Contrato", clique na opção "Gerar", escolha o tipo de contrato e clique em "Gravar". Após gerar o contrato de locação,o usuário poderá visualizá-lo em PDF, imprimir , enviar por e-mail,disponibilizar na área restrita do cliente e até excluir se for necessário.


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Como faço para incluir um documento, para que o proprietário veja na internet?

Resposta: Cadastro > Proprietário > Listar.

Clicar no proprietário que deseja incluir o documento, ir até a a aba Documentos e selecionar a opção Incluir Documentos. Será aberta a tela para o preenchimento de todas as informações necessárias. Não esquecendo de marcar a opção Publicar na internet. Com essa opção marcada, o proprietário consegue visualizar o documento na internet através da sua área restrita, informando seu login e senha de acesso.
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Como faço para incluir um novo inquilino em um imóvel que já está cadastrado no sistema, sendo que o inquilino anterior saiu?

Resposta: Todas as vezes que o inquilino sair e for incluir um novo morador, terá que Inativar o Contrato de Locação, e, em seguida Inativar o inquilino. Em seguida, ir em Cadastrar > Contrato > Incluir Locação, e vincular o imóvel ao novo inquilino.

Como faço para gerar um boleto sem códigos de barra e não enviar para o banco?

Resposta: Cadastro > Contrato > Listar

Antes de gerar o boleto sem código de barras, o usuário deverá acessar o contrato de locação do inquilino e selecionar a opção: Não gerar registro de cobrança. Lembre-se, que ao gerar os boletos, o usuário deverá liberá-los para que possa ser baixado quando o inquilino pagar.
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