Layout Importação de Dados Base CRM

De WikiBase
Revisão de 13h31min de 11 de novembro de 2014 por Gerenciaqualidade (discussão | contribs) (Contratos)

Visão Geral

Para realizar a importação dos dados de um sistema legado para o Base CRM, é necessário entender que o Base CRM é composto por sete tipos de informação: Contas, Contatos, Contratos, Relacionamentos, Relacionamentos de Contrato e Usuários.

Esses dados são enviados de um computador remoto, onde está sendo utilizado o sistema legado, diretamente para o Base CRM em um intervalo de minutos definido pelo usuário. Este envio ocorre de forma automática através de um aplicativo Java, apelidado de robô, que estará sendo executado no computador remoto.

Quando a importação é feita por um dos sistemas da Base Software, o processo de extração dos dados do sistema legado, ocorre de forma automática através de “gatilhos” acionados sempre que uma determinada ação do sistema ocorre, gerando assim um Log de Exportação que será executado e enviado para o Base CRM através do robô.

Quando essa importação é feita por algum outro sistema que não seja da Base Software, ou seja, não é nativamente adaptado para exportar automaticamente as informações para o Base CRM, existe a necessidade de criar Arquivos de Exportação nos padrões que o robô interpretará e fará o envio das informações para o Base CRM.

Arquivos

Os arquivos deverão ser no formato TXT.

Por padrão, para todos os arquivos a primeira linha deverá conter as colunas dos campos, as demais linhas representam os dados do sistema.

Cada coluna, é separada por virgula e seu conteúdo deve ser colocando entre aspas compostas.

Ao final de cada linha deverá existir um ponto e virgula.

Contas

O nome do arquivo deverá ser contas.txt.


Os tipos de conta válidos são: pessoa, imovel e condominio.


Atencao.png

Os tipos de conta deverão ser identificados em minusculo e sem acentuação.


O que definirá se uma conta é inquilino, proprietário, fiador, corretor ou qualquer outro título é o relacionamento entre as contas.


Dica.png

Mais abaixo, poderá ser visto o layout para a exportação dos relacionamentos.


Os campos ou “colunas” do arquivo de contas são:

  • id – é a identificação da conta no sistema legado, ou seja, o código único da conta.
  • nome
  • tipo_conta – Precisa estar entre um dos valores pessoa, imovel ou condominio.
  • endereco
  • bairro
  • cidade
  • estado
  • cep
  • cpf
  • cnpj
  • email
  • email2
  • telefone
  • telefone2
  • descricao – Campo utilizado para adicionar outros detalhes, caso seja necessário.
  • website
  • status – Precisa estar entre um dos valores ativo e cancelado.


Dica.png

Faça o download do arquivo contas.txt para ver um exemplo.

Contatos

O nome do arquivo deverá ser contatos.txt.

Cada contato está diretamente ligado a uma conta. Ou seja, uma conta pode possuir vários contatos.

Segue os campos ou “colunas” do arquivo de contatos.

  • id – é a identificação do contato no sistema legado, ou seja, o código único do contato.
  • idconta – é a identificação da conta a que este contato está vinculado.
  • tipoconta – tipo da conta a que este contato está vinculado. (pessoa, imovel ou condominio).
  • nome
  • telefone
  • telefone2
  • email
  • cep
  • endereco
  • bairro
  • cidade
  • estado
  • descricao – Caso precise adicionar outros detalhes a este contato.
  • status – precisa estar entre um dos valores ativo ou cancelado


Dica.png

Faça o download do arquivo contatos.txt para ver um exemplo.


Atencao.png

Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.


Contratos

O nome do arquivo deverá ser contratos.txt.

Ao incluir um contrato no sistema, ele não estará vinculado a nenhuma conta.

O contrato será somente visualizado em uma conta quando fizer a importação dos relacionamentos do contrato.


Dica.png

Mais abaixo, poderá ser visto o layout para a exportação dos relacionamentos de contratos.


Segue os campos ou “colunas” do arquivo de contratos.

  • id – é a identificação do contrato no sistema legado, ou seja, o código único do contrato.
  • data_inicio – data de inicio do contrato.
  • data_fim – data que termina o contrato.
  • tipo_contrato – Precisa estar entre os valores adm imovel, adm locacao e adm condominio.
  • descricao – Outros detalhes do contrato.
  • status – Precisa estar entre um dos valores ativo e cancelado.


Dica.png

Faça o download do arquivo contratos.txt para ver um exemplo.


Atencao.png

Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.

Usuários

Relacionamentos

Relacionamentos de Contrato

Followup

Contas do Followup