Layout Importação de Dados Base CRM

De WikiBase
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Visão Geral

Para realizar a importação dos dados de um sistema legado para o Base CRM, é necessário entender que o Base CRM é composto por sete tipos de informação: Contas, Contatos, Contratos, Relacionamentos, Relacionamentos de Contrato e Usuários.

Esses dados são enviados de um computador remoto, onde está sendo utilizado o sistema legado, diretamente para o Base CRM em um intervalo de minutos definido pelo usuário. Este envio ocorre de forma automática através de um aplicativo Java, apelidado de robô, que estará sendo executado no computador remoto.

Quando a importação é feita por um dos sistemas da Base Software, o processo de extração dos dados do sistema legado, ocorre de forma automática através de “gatilhos” acionados sempre que uma determinada ação do sistema ocorre, gerando assim um Log de Exportação que será executado e enviado para o Base CRM através do robô.

Quando essa importação é feita por algum outro sistema que não seja da Base Software, ou seja, não é nativamente adaptado para exportar automaticamente as informações para o Base CRM, existe a necessidade de criar Arquivos de Exportação nos padrões que o robô interpretará e fará o envio das informações para o Base CRM.

Arquivos

Os arquivos deverão ser no formato TXT.

Por padrão, para todos os arquivos a primeira linha deverá conter as colunas dos campos, as demais linhas representam os dados do sistema.

Cada coluna, é separada por virgula e seu conteúdo deve ser colocando entre aspas compostas.

Ao final de cada linha deverá existir um ponto e virgula.

Contas

O nome do arquivo deverá ser contas.txt.


Os tipos de conta válidos são: pessoa, imovel e condominio.


Atencao.png

Os tipos de conta deverão ser identificados em minusculo e sem acentuação.


O que definirá se uma conta é inquilino, proprietário, fiador, corretor ou qualquer outro título é o relacionamento entre as contas.

Dica.png


Mais abaixo, poderá ser visto o layout para a exportação dos relacionamentos.


Os campos ou “colunas” do arquivo de contas são:

  • id – é a identificação da conta no sistema legado, ou seja, o código único da conta.
  • nome
  • 'tipo_conta – Precisa estar entre um dos valores pessoa, imovel, condominio.
  • endereco
  • bairro
  • cidade
  • estado
  • cep
  • cpf
  • cnpj
  • email
  • email2
  • telefone
  • telefone2
  • descricao – Campo utilizado para adicionar outros detalhes, caso seja necessário.
  • website
  • status – Precisa estar entre um dos valores ativo, cancelado.

Segue um exemplo do arquivo de contas ( contas.txt )


“id”, "nome", "tipo_conta", "endereco", “status”; “123”, “Basesoftware”, “pessoa”, “Rua Uruguaiana, 94”, “ativo”; “235”, “Condomínio Alto Luxo”, “condominio”, “Rua Marques, 110”, “ativo”; “582”, “Av. Atlantica 2023, apto 120”, “imovel”, “Av. Atlantica, 2023”, “ativo”;


Dica.png


Propositalmente não estão todos os campos para que o exemplo possa caber em uma linha.

Como pode ser visto acima, a primeira conta, Basesoftware, é uma empresa. Seu tipo_conta é pessoa mesmo ela sendo uma pessoa jurídica.

A segunda conta é um condomínio, logo, seu tipo_conta é condominio.

A terceira conta é um imóvel, um apartamento, logo, seu tipo_conta é imovel. Não esqueça que ao final de cada linha existe um ponto e virgula.



Contatos

Contratos

Usuários

Relacionamentos

Relacionamentos de Contrato

Followup

Contas do Followup