Categoria:Baixa CNAB
Índice
Visão Geral
A Baixa CNAB consiste no processo de baixa de recibos automática, através de troca de arquivos com o banco. Qualquer modalidade de emissão de cobrança pode ser processada através da baixa CNAB, para tanto, basta ajustar o posicionamento das informações enviadas no arquivo, no cadastro do próprio banco. A configuração para baixa CNAB dos bancos mais usuais, é previamente cadastrada no módulo de instalação. E no caso de bancos que não estejam habilitados para a baixa CNAB, basta o cliente consultar o manual de configuração de posicionamento, que o processo de adaptação será viabilizado.
A sigla CNAB significa Centro Nacional de Automação Bancária que é o padrão FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos de CNAB que o bancos utilizam. O CNAB pode servir para troca de informações de cobrança boletos bancários, pagamentos, extratos, etc. Cada uma dessas trocas tem seu próprio fluxo de informação e portanto, um layout diferente.
Geralmente, o arquivo CNAB contém texto puro e colunas fixas definidas pela FEBRABAN e cada banco, por possuir suas próprias peculiaridades, tem suas variações que são previstas dentro do padrão, gerando diferentes layouts para cada instituição bancária. Os arquivos são enviados ou recebidos de diversas formas, mas principalmente pelo site do banco.
Procedimentos
Para fazer a baixa CNAB, primeiro é necessário configurar o banco e os parâmetros no sistema.
Configuração do banco para a baixa do arquivo CNAB
Configuração do parâmetros para a baixa do arquivo CNAB
Os parâmetros devem ser configurados nos sistemas Base Condomínio ou Base Locação. Acesse a tabela de parâmetro nos sistemas, (Tabelas Gerais>Informações>Parâmetro).
Os parâmetros utilizados para a baixa de arquivo CNAB tanto no Base Locação quanto no Base Condomínio são:
- Parâmetro 245 - É utilizado para diferenças de crédito da baixa CNAB na primeira faixa.
- Parâmetro 246 - É utilizado para diferenças de débito de baixa CNAB na primeira faixa.
- Parâmetro 247 - É utilizado para diferenças de crédito da baixa CNAB na segunda faixa.
- Parâmetro 248 - É utilizado para diferenças de débito de baixa CNAB na segunda faixa.
Nos sistemas a configuração dos parâmetros tem a mesma finalidade, o que altera é apenas a classificação dos lançamentos. Veja as diferenças:
- No Base Condomínio:
- Os parâmetros permitem configurar faixas, grupos de saldo e contas para lançamento automático de diferença de valores na Baixa CNAB, desta forma, agilizando o processo. Essas diferenças podem ser apuradas tanto para valores pagos a menos (parâmetros 246 e 248), quanto a mais (parâmetros 245 e 247.
- Podem ser definidas até duas faixas de valores para diferença de baixa, permitindo tratamento diferenciado (Ex.: transferência de valores dependendo do valor da diferença), os parâmetros 245 e 246 identificam a primeira faixa, os parâmetros 247 e 248 indicam a segunda faixa de diferença.
Observe a descrição dos campos para preenchimento:
- Valor- Este campo identifica o limite de valores de diferenças válidas para baixa. Deve ser preenchido com o valores desejados para ser apurado pelo sistema.
- Grupo de Saldo- Neste campo deverá ser selecionado o grupo de saldo desejado para que o sistema realize os lançamentos.
- Conta- Neste campo deverá ser selecionada a conta desejada para o lançamento das diferenças apuradas na baixa.
É importante selecionar contas diferentes para os lançamentos dos valores apurados da diferença na baixa CNAB, pois o sistema lançará de acordo com o critério das faixas em contas separadas, facilitando a forma de localizar estes valores. |
A utilização desses parâmetros é opcional, incluindo as faixas e tipos de diferença (crédito/débito), portanto, é possível usar somente uma faixa ou um tipo de diferença para a baixa automática |
..
No momento esta categoria não possui nenhuma página ou arquivo multimídia.