Mudanças entre as edições de "Lançamentos de Opcionais"
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Da mesma forma, o item poderia estar bloqueado no nível da administradora (bloqueado igual a Sim no primeiro nível) e liberado para um determinado condomínio (bloqueado igual a não no segundo nível). | Da mesma forma, o item poderia estar bloqueado no nível da administradora (bloqueado igual a Sim no primeiro nível) e liberado para um determinado condomínio (bloqueado igual a não no segundo nível). | ||
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Edição das 13h25min de 14 de fevereiro de 2017
Controle de Opcionais
Essa documentação é temporária e poderá sofre ajustes ou correções até a liberação final da versão. |
Visão Geral
- O Controle de Opcionais permite gerenciar a cobrança dos serviços opcionais (Ex. Seguros, Clubes de Vantagens, etc.) incluindo a forma de lançamento (prospecção) desses serviços. Conforme poderemos ver mais adiante, a gerencia da cobrança pode ser feita de forma hierarquizada nos níveis de Administradora, Condomínios e, na ultima escala, Unidades.
- Esse controle interfere na reta final da cobrança que é a Geração ou Lançamento Unitário de Recibos, pois, mesmo que o item seja lançado ou gerado automaticamente pelo sistema ele será removido do recibo à partir do momento que estiver bloqueado.
Controle Geral (Administração > Controle de Opcionais)
- O Controle Geral permite a visão de todos os itens cadastrados nos níveis da Administradora, Condomínios e Unidades. Também é possível realizar filtros por determinada conta, condomínio ou unidade.
Níveis de Controle
- Os níveis de controle determinam a hierarquia em que o controle será aplicado, é muito importante entender o seu critério de aplicação.
Administradora
- No primeiro nível de controle da Administradora podemos cadastrar as contas com os seus níveis de controle de bloqueio e prospecção (lançamento).
- Conforme a imagem de exemplo acima, para os níveis de bloqueio são permitidas três opções:
- Não - O item não está bloqueado para cobrança pela administradora;
- Sim - O item está bloqueado para cobrança pela administradora, porém, pode ser configurado para a liberação da cobrança em um determinado condomínio ou unidade (conforme veremos mais adiante).
- Total - O item está bloqueado para cobrança pela administrador e não permite nenhuma configuração específica para condomínio ou unidade (atenção com o aviso abaixo).
O bloqueio do tipo Total no nível de controle da administradora deve ser utilizado com muito cuidado, ele não permite nenhuma configuração específica, é o mesmo que abolir a cobrança do item de todos os recibos. MESMO OS RECIBOS QUE JÁ TENHAM O ITEM GERADO ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE RECIBO OU RECIBO AVULSO NÃO TERÃO MAIS ESSE ITEM À PARTIR DAS PRÓXIMAS GERAÇÕES. |
- A Prospecção interfere diretamente no Lançamento de Itens Opcionais, ela determina de que forma o item será lançado com as opções:
- Individual - O item só poderá ser lançado em recibo individual (avulso), o lançamento do item não poderá ser feito através do contas a receber ordinário do sistema.
- Ordinária - O item só poderá ser lançado através do contas a receber ordinário do sistema.
- Todas - O item poderá ser lançado por ambos os métodos.
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Condomínio
- O segundo nível tem as mesmas funcionalidades do primeiro nível, só que aplicados especificamente ao condomínio selecionado e, por hierarquia, à todas as unidades do mesmo condomínio exceto as que tiverem configuração específica.
Da mesma forma, o item poderia estar bloqueado no nível da administradora (bloqueado igual a Sim no primeiro nível) e liberado para um determinado condomínio (bloqueado igual a não no segundo nível). |
O bloqueio do tipo Total no nível de controle do condomínio também deve ser utilizado com muito cuidado, ele não permite nenhuma configuração específica por unidade, é o mesmo que abolir a cobrança do item de todos os recibos do condomínio. MESMO OS RECIBOS QUE JÁ TENHAM O ITEM GERADO ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE RECIBO OU RECIBO AVULSO NÃO TERÃO MAIS ESSE ITEM À PARTIR DAS PRÓXIMAS GERAÇÕES. |
Unidade
Lançamentos de Opcionais
Visão Geral
Esta função permite o lançamento de um determinado item para um ou mais condomínios em lote. Este lançamento poderá ser em recibos avulsos ou em recibos de cobranças condominiais.
Procedimentos
Para utilizar esta função, é necessário realizar alguns procedimentos, seguindo a ordem:
1ºPasso: Configurar os parâmetros
2ºPasso: Preencher a tela de filtragem
3ºPasso: Verificar os critérios do filtro
4ºPasso: Gerar o lançamento dos itens opcionais
Parâmetros (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros)
Antes da geração dos arquivos para o lançamento de itens opcionais, o usuário deverá fazer a configuração dos parâmetros necessários para a geração dos dados, no Sistema Base Condomínio (Tabelas Gerais > Informações > Parâmetros).
Parâmetros necessários para a geração:
Parâmetro 159 - Informar o código do grupo de saldo e da conta referente à cobrança do condomínio no recibo do condômino.
Para informar a conta, clique em "Editar" na barra de ferramentas, após, nos campos "grupo de saldo" e "conta", selecione a opção desejada e grave o registro.
Parâmetro 299 - Ativar para liberar a função de lançamentos de opcionais.
Para ativá-lo, clique em "Editar" na barra de ferramentas, em seguida, no campo "Valor" preencha com "1". Para finalizar, grave o registro.
Tela de Filtragem
Para abrir a tela de filtragem, no Sistema Base Condomínio acesse: Financeiro > Contas a Receber > Lançamento de Opcionais
Ao abrir a tela, preencha com os dados solicitados e após, clique em Aplicar Filtro. Atente-se para a observação de alguns campos.
Na parte inferior da tela os campos devem ser preenchidos de acordo com a quantidade desejada.
* Nº de Opcionais no Recibo - Determina a quantidade a ser verificada em recibos anteriores. Se número de opcionais for maior ou igual, a unidade se tornará inaceitável.
* Nº de dias em Recibos - Verificará se o item selecionado já foi cobrado no período informado no campo.
* Nº de dias Pago - Verificará se o item selecionado foi pago no período informado no campo.
Tela de Geração
Ao preencher a tela de filtragem e "aplicar o filtro", o sistema exibirá o resultado na "aba Geração".
As unidades elegíveis correspondem a 4 critérios:
* Critério 1 -Verificará se a unidade não está no cadastro de bloqueio de itens opcionais.
* Critério 2 - Verificará se a unidade possui até no máximo de 5, selecionado no campo "Nº Opcionais de Recibos" e itens opcionais dentro período informado no campo "Nº de dias para verificar se a unidade possui o item opcional em recibos anteriores.
* Critério 3 - Verificará se o item opcional já foi ofertado para a unidade de acordo com o número de dias inserido no campo .
* Critério 4 - Verificará se a conta já não está no cadastro de avulso.
Após verificar os critérios, é necessário preencher a tela de geração para posteriormente o sistema processar as informações.
Veja como preencher os campos de acordo com o "Tipo de Lançamento" escolhido:
* Avulso - Será criado um recibo único e as informações serão lançadas no contas a receber para futuras gerações de cota condominial, baseado nas unidades elegíveis.
* Ref. da Parcela - Preencha com o valor de referência do lançamento.
* Complemento - Se houver complemento, pode ser descrito neste campo.
* Valor - Insira o valor do item opcional.
* Vencimento - Informe o vencimento do recibo avulso. Este campo é de preenchimento obrigatório.
Recibo Modelo - Insira o número do recibo que será usado como modelo para que o sistema copie as informações, por exemplo, o critério de cobrança, documento, banco, mensagens, etc.
Ao preencher o campo "Recibo Modelo", as informações desse recibos serão exibidas na parte inferior da tela.
Ao concluir, clique em "Processar".
*Contas a Receber - Será criado um item avulso no contas a receber para futuras gerações de cota condominial, baseado nas unidades elegiveis.
Ao concluir o preenchimento, clique em Processar.
Caso seja necessário forçar um lançamento que não esteja de acordo as configurações de filtragem, o usuário terá a opção de marcar "Processar" manualmente ou utilizar a opção "Marcar/Desmarcar Todos". |
Caso contas a receber esteja processado, os valores serão incrementados para o próximo mês, com a informação a ser cobrada. |
Sistema sempre utilizará parâmetro 159 para identificar contas a receber onde será acrescentado o item opcional. E não será permitido o lançamento de dois itens opcionais com o mesmo valor. |