Mudanças entre as edições de "Serviços Extras"
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Edição das 10h24min de 19 de outubro de 2017
Índice
- 1 Serviços Extras
Serviços Extras
Visão Geral
- Essa funcionalidade permite gerenciar a cobrança dos serviços opcionais (Ex. Seguros, Clubes de Vantagens, etc.) incluindo a forma de lançamento (prospecção) desses serviços. Conforme poderemos ver mais adiante, a gerência da cobrança pode ser feita de forma hierarquizada nos níveis de Administradora, Condomínios e, na ultima escala, Unidades.
- Ela interfere na reta final da cobrança que é a Geração ou Lançamento Unitário de Recibos, pois, mesmo que o item seja lançado ou gerado automaticamente pelo sistema ele será removido do recibo à partir do momento que estiver bloqueado.
Controle Geral (Financeiro > Contas a Receber > Serviços Extras)
- O Controle Geral permite a visão de todos os itens cadastrados nos níveis da Administradora, Condomínios e Unidades. Também é possível realizar filtros por determinada conta, condomínio ou unidade.
Níveis de Controle
- Os níveis de controle determinam a hierarquia em que o controle será aplicado, é muito importante entender o seu critério de aplicação.
Nível Empresa
- No primeiro nível de controle da administradora podemos cadastrar as contas com os seus níveis de bloqueio e prospecção (lançamento).
- Conforme a imagem de exemplo acima, para os níveis de bloqueio são permitidas três opções:
- Não Bloqueado - O item não está bloqueado para cobrança pela administradora;
- Bloqueio Simples - O item está bloqueado para cobrança pela administradora, porém, pode ser configurado para cobrança em um determinado condomínio ou unidade (conforme veremos mais adiante).
- Bloqueio Total - O item está bloqueado para cobrança pela administradora e não permite nenhuma configuração específica para condomínio ou unidade (atenção com o aviso abaixo).
O bloqueio do tipo Total no nível de controle da administradora deve ser utilizado com muito cuidado, ele não permite nenhuma configuração específica, é o mesmo que abolir a cobrança do item de todos os recibos. MESMO OS RECIBOS QUE JÁ TENHAM O ITEM GERADO ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE RECIBO OU RECIBO AVULSO NÃO TERÃO MAIS ESSE ITEM À PARTIR DAS PRÓXIMAS GERAÇÕES. |
- A Prospecção interfere diretamente no Lançamento de Itens Opcionais, ela determina de que forma o item será lançado com as opções:
- Individual - O item só poderá ser lançado em recibo individual (avulso), o lançamento do item não poderá ser feito através do contas a receber de cobranças condominiais ordinárias do sistema.
- Ordinária - O item só poderá ser lançado através do contas a receber de cobranças condominiais ordinárias do sistema.
- Todos - O item poderá ser lançado por ambos os métodos.
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O controle de Prospecção somente determina de que forma o item opcional deverá ser lançado desde que esteja liberado (bloqueado igual a Não), portanto, se o item estiver bloqueado não haverá prospecção de forma alguma. |
Nível Condomínio
- O controle no nível do condomínio tem as mesmas funcionalidades do nível da empresa, só que aplicados especificamente ao condomínio selecionado e, por hierarquia, à todas as unidades do mesmo condomínio exceto as que tiverem configuração específica.
No exemplo abaixo, indica que o condomínio está bloqueado para a cobrança do item opcional mesmo com o desbloqueio padrão no nível da administradora. Em outra hipótese, o item poderia estar bloqueado no nível da administradora e liberado para um determinado condomínio. |
O bloqueio do tipo Total no nível de controle do condomínio também deve ser utilizado com muito cuidado, ele não permite nenhuma configuração específica por unidade, é o mesmo que abolir a cobrança do item de todos os recibos do condomínio. MESMO OS RECIBOS QUE JÁ TENHAM O ITEM GERADO ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE RECIBO OU RECIBO AVULSO NÃO TERÃO MAIS ESSE ITEM À PARTIR DAS PRÓXIMAS GERAÇÕES. |
Nível Unidade
- Assim como no nível do condomínio, o nível de unidades tem as mesmas funcionalidades só que aplicados especificamente à unidade selecionada.
Em outra hipótese, o item poderia estar desbloqueado no nível do condomínio e bloqueado para uma determinada unidade. |
Acessando pelo Condomínio (Administração > Condomínio / Botão Serviços Extras)
- As configurações e consultas também poderão ser feitas através do cadastro de condomínio.
Acessando pela Unidade (Administração > Condomínio / Botão Unidade / Botão Serviços Extras)
- As configurações e consultas também poderão ser feitas através do cadastro de unidades.