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===Liberação de Boleto=== | ===Liberação de Boleto=== |
Edição atual tal como às 18h22min de 21 de setembro de 2021
Índice
Visão Geral
A cobrança PJBank é uma nova forma de automação Bancária que vem facilitar todo o processo de recebimentos da Administradora/Imobiliária, sem a necessidade de homologação prévia da cobrança Bancária.
De forma simplificada e sem burocracia faz uma ponte de ligação entre o cliente e o banco para o registro de boletos. Dentre as vantagens, destacam-se:
- Tarifa única, cobrada apenas na liquidação;
- Plataforma totalmente integrada com o novo modelo de registro de cobrança;
- Evita o processo cansativo de homologação da cobrança;
- Processamento automático do registro e retorno das cobranças sem a necessidade de transações via troca de arquivos e processamento de baixas no sistema;
- Conciliação automática dos créditos e débitos.
Procedimentos
Esta página define os procedimentos para a funcionalidade "COBRANÇA PJBANK".
Configurando a cobrança PJBank
Acesse a opção CONFIGURAÇÕES > DADOS DE COBRANÇA > DADOS BANCÁRIOS, no Menu azul do FaciLoca.
Em “Dados Básicos” , selecione a cobrança “PJBANK” em seguida preencha os dados solicitados na tela, inclusive a conta que será utilizada para transferência dos valores das cobranças recebidas pelo "PJBANK".
Os campos “Tarifa e Tolerância para Baixa Automática”, não são campos editáveis e serão preenchidos pela Base software, desta forma o valor da Tolerância para Baixa Automática, deverá ser informado pelo cliente à Base software.
Após o preenchimento do cadastro é possível visualizar na tela inicial do FaciLoca que a cobrança foi “Ativada”.
Conta Digital PJBank
Essa modalidade de conta se assemelha a uma conta corrente bancária com benefícios, como:
- Aplicativo exclusivo para celulares com notificação de quando uma despesa precisa ser aprovada;
- Sem cobranças de taxas de acesso ou inscrição;
- Possibilidade de saques no Bancos24horas;
- Emissão ilimitada de cartões corporativos para compras;
- Tarifas diferenciadas para TED e Docs;
- Emissão de nota fiscal mensal com incidência do valor das taxas cobradas no período;
- Acaba com o trabalho de conciliação.
A ativação da conta digital é um processo independente, o primeiro passo é ativar a Cobrança PJBank que deixará o sistema apto para realizar a emissão e liquidação automática dos boletos bancários. Posteriormente, a conta digital poderá ser solicitada incorporando as vantagens citadas acima. |
Clique no botão para que o processo de solicitação dê início, será exibida uma janela explicativa dos recursos de termo de ativação do serviço, clique em para que o pedido de solicitação seja encaminhado.
Também deverá ser informado dois endereços de e-mail para os aprovadores, que servirão de intermediários para os procedimentos necessários para a aprovação da conta digital, após a aprovação eles também assumiram o papel de administradores da conta.
No próximo passo deverá ser enviado o arquivo PDF correspondente ao contrato social da administradora,
Caso seja pessoa física, poderá ser anexada a carteira da OAB ou do CRECI. |
A aprovação da conta digital não é automática, a partir desse momento será iniciado o processo de troca de informações com o PJBank até que a solicitação seja finalizada. Durante esse intervalo o pessoal do PJBank fará contato pedindo as informações necessários e, enquanto isso, a conta digital estará em processo de homologação. Durante o processo de homologação, a conta de cobrança poderá ser utilizada normalmente. |
Depois de aprovada, o status da conta digital mudará no sistema e ela estará ativada para as operações de cobrança, pagamentos, etc.
Liberação de Boleto
Após gerar e liberar os boletos no FaciLoca, estes automaticamente serão enviados ao PJBANK para "Registro". No Faciloca, será possível visualizar na tela de "Status PJBANK" que o boleto encontra-se "Em Registro". Assim que o boleto for registrado, o seu status será alterado para "Registrado" , estando desta forma pronto para ser enviado ao inquilino.
Visualização do Boleto PJBank
Para visualizar o boleto , após ser "Liberado" pelo FaciLoca. Acesse: CADASTRO > RECEBIMENTOS > LISTAR . Em seguida utilize os filtros para localizar e abrir o boleto.
Abaixo a visualização do boleto "Registrado"no PJBank
Tela de “Status PJBANK”
Acesse: "CADASTRO > RECEBIMENTO > STATUS PJBANK". Nesta tela é possível visualizar o "Status" de todos os boletos "Liberados" pelo FaciLoca e enviados ao PJBANK. Utilizando os filtros, o usuário agilizará o processo de busca.
O usuário visualizará inclusive, se o boleto está "Liquidado/ Baixado", o vencimento do boleto, valor, despesa cobrança, multa/juros, número do documento no PJBANK, número do boleto, data de pagamento e valor pago. Caso o boleto esteja "Liquidado/Pendende de Baixa", por ter sido pago fora do seu valor original e fora do valor da tolerância cadastrada, este boleto deverá ser baixado manualmente (Mais a frente falaremos sobre Baixa de boletos PJBANK)
Na cobrança "PJBank", não é possível editar boletos "Registrados". O usuário terá quer cancelar o boleto enviado e gerar um novo boleto. |
Dashboard
Na tela inicial do FaciLoca, através do "Dashboard" é possível visualizar a quantidade de transações feitas nos últimos 30 dias no PJBANK.
Ao clicar na opção , a tela do "Status PJBank" será exibida para realização de consultas nos últimos 30 dias ou em outros períodos.
Cancelamento de Boleto PJBank
Para Cancelar os Boletos PJBANK, acesse: RECEBIMENTOS > OPERAÇÔES > CANCELAR.
Na tela de cancelamento, filtre os boletos que deseja "Cancelar". Caso o boleto já tenha sido "Liberado" no Faciloca (Registrado no PJBANK), selecione o status correspondente, marque o checkbox do boleto a ser cancelado e em seguida clique sobre o botão "Confirmar". o boleto será "Cancelado" automaticamente.
Baixa de Boleto PJBank
A baixa de boletos PJBANK será feita de forma automática. Uma vez o boleto "Liquidado", o PJBANK retornará ao FaciLoca o status do Boleto. Para acompanhar, acesse: (RECEBIMENTOS > RELATÓRIOS > STATUS PJBANK)
Para Boletos Liquidados com valores divergentes, no PJBANK, o retorno será como Liquidado/Pendente de Baixa, ou seja, foi Liquidado no PJBANK, porém com valor diferente do informado no boleto. Nestes casos, o usuário deverá proceder com a Baixa Manual, que poderá ser realizada diretamente pela tela de status PJBANK ou Acessear: RECEBIMENTOS > OPERAÇÕES > BAIXAR , para baixar manualmente seu boleto.
Após a "Liquidação" dos boletos "PJBANK", haverá a cobrança da "Tarifa", conforme contrato estabelecido entre a Imobiliária/Administradora e a Base Software. |
RECEBIMENTOS > OPERAÇÕES > BAIXAR
Valores pagos a maior e valores pagos a menor, fora da tolerância cadastrada, serão tratados como "Diferença de Baixa de Boleto" |
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