Mudanças entre as edições de "PJBank Digital"
(→Ativação da Conta Digital) |
(→Ativação da Conta Digital) |
||
(5 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 175: | Linha 175: | ||
:Os administradores receberão, via e-mail, a confirmação de solicitação e as orientações para a instalação do aplicativo PJBank para a conta digital, através desse aplicativo deverá ser enviado os demais documentos de identificação para a aprovação dos administradores. | :Os administradores receberão, via e-mail, a confirmação de solicitação e as orientações para a instalação do aplicativo PJBank para a conta digital, através desse aplicativo deverá ser enviado os demais documentos de identificação para a aprovação dos administradores. | ||
− | :Se todos os procedimentos forem concluídos com sucesso a conta digital passará para o status de | + | :Se todos os procedimentos forem concluídos com sucesso a conta digital passará para o status de Ativa automaticamente. |
[[Arquivo:CCDigital_04.jpg|center]] | [[Arquivo:CCDigital_04.jpg|center]] | ||
Linha 184: | Linha 184: | ||
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"| | | style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"| | ||
− | ''Para os demais procedimentos pertinentes a cobrança e etc., a conta digital deverá estar ''' | + | '''Para os demais procedimentos pertinentes a cobrança e etc., a conta digital deverá estar '''Ativa'''.''' |
+ | |||
+ | '''Outras dúvidas sobre os procedimentos também poderão ser esclarecidas pelos telefones (19) 4009 6830 e 0800 878 7887, correspondentes ao Suporte PJBank.''' | ||
|} | |} | ||
Linha 314: | Linha 316: | ||
|} | |} | ||
− | ====Ativar Conta de Repasse (Financeiro > Tabelas > Banco)==== | + | <!--====Ativar Conta de Repasse (Financeiro > Tabelas > Banco)==== |
:Para o Sistema Base Locação, é necessário o credenciamento de uma '''Conta Corrente de Repasse''' para a Administradora. Essa tarefa deverá ser feita acessando o cadastro de contas correntes e marcando o check box ''Repasse PJBank''', conforme a imagem de exemplo abaixo. A Conta de Repasse será a conta que receberá os créditos provenientes da liquidação da cobrança. | :Para o Sistema Base Locação, é necessário o credenciamento de uma '''Conta Corrente de Repasse''' para a Administradora. Essa tarefa deverá ser feita acessando o cadastro de contas correntes e marcando o check box ''Repasse PJBank''', conforme a imagem de exemplo abaixo. A Conta de Repasse será a conta que receberá os créditos provenientes da liquidação da cobrança. | ||
Linha 333: | Linha 335: | ||
|} | |} | ||
+ | --> | ||
====Geração de Recbios==== | ====Geração de Recbios==== | ||
Linha 504: | Linha 507: | ||
====Instalação==== | ====Instalação==== | ||
− | :O Módulo PJBank deverá ser baixado na área de downloads do Base Ágil, acesse Outros > Base Condomínio/Base Locação > PJBank Versão 1.0.0. | + | :O Módulo PJBank deverá ser baixado na área de downloads do Base Ágil, acesse Outros > Base Condomínio/Base Locação > PJBank Versão 1.0.0.8. |
[[Arquivo:Pjbank_01.jpg|center]] | [[Arquivo:Pjbank_01.jpg|center]] |
Edição atual tal como às 15h36min de 15 de maio de 2020
Índice
Visão Geral
- O PJbank é um serviço de automação bancária que vem facilitar todo o processo de cobrança, pois, reduz drasticamente os custos operacionais e tarifários para o controle de registro dos seus boletos.
- Vantagens:
- Abertura de convênio realizado automaticamente (para a conta recebimento).
- Ao optar pelo PJBank o sistema faz automaticamente o credenciamento de todas contas de recebimento e estará imediatamente pronto para registrar e emitir os boletos. Sem a necessidade de homologação prévia da cobrança, é só associar o PJBank ao seu contas a receber.
- Tarifa única, cobrada apenas na liquidação.
- A tarifa padrão é cobrada no momento da liquidação do boleto. Não há taxas de baixa, alteração e permanência do boleto
- Troca de dados para registro e liquidação automatizada.
- O sistema faz o registro e a liquidação dos boletos de forma transparente e automática sem a interferência do usuário, não existe a necessidade do envio e processamento de arquivos remessa e retorno. Basta configurar os parâmetros de operação uma vez e deixar o resto com o sistema.
Tipos de Conta
- Existem dois tipos de conta PJBank:
- Conta Recebimento - Conta exclusiva para emissão e liquidação de boletos, pode ser credenciada sem nenhuma burocracia.
- Conta Digital - Permite também a emissão e liquidação de boletos, além de outras vantagens.
- Permite receber através de boletos e de cartão de crédito.
- Pagamentos através do cartão de conta digital.
- Saques e transferências de TED e DOC, independente do banco.
Procedimentos
Os procedimentos que seguem correspondem as operações pertinentes a Conta Digital. Para o controle de cobrança (registro, emissão, liquidação, etc.) a conta digital terá característica semelhantes a uma Conta Corrente Bancária Pool Convencional, ou seja, para a geração de recibos através da conta digital o condomínio não poderá ser conta própria ou ter conta corrente bancária vinculada ao contrato de administração. |
Termo de Aceite
- O termo de aceite dá uma breve explicação sobre o recursos pertinentes a conta digital e permite ativar o serviço no sistema. Para aprovar verifique o checkbpox correspondente ao serviço e confirme através do botão Ok.
Enquanto não foi aceito ou recusado, o termo de aceite será exibido na entrada do sistema. Ele também poderá ser acessado posteriormente através do menu Serviços/Seguros > Termo de Aceite Base Market. |
Ativação do Serviço
- A ativação do serviço poderá ser feita após a aprovação através do Termo de Aceite, conforme mencionado anteriormente.
O processo de ativação da Conta Digital segue trâmites diferentes da Conta Recebimento, o credenciamento é restrito ao CNPJ da empresa administradora, ou seja, não existe credenciamento por condomínio. Ele também exige o envio do contrato social da empresa, para análise que será feita pelo pessoal do PJBank. Além do contrato social, também será necessária a identificação de, no mínimo, duas entidades que assumiram o poder de administradores da conta digital. Se os administradores não estiverem devidamente identificados no contrato social também será necessária a complementação cadastral que será feita através de aplicativo específico do PJBank. Para suporte quanto a operação do aplicativo contato o suporte do PJBank. |
Ativação da Conta Digital
- A ativação da conta digital passa pelo processo de identificação da empresa e das entidades que deverão assumir o papel de administradores da conta.
- Isso é feito através do menu Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Conta Digital.
- 1 - Ao acessar essa tela serão exibidos os dados da empresa conforme o cadastro feito no sistema. Nesse momento também deverá ser inserido o arquivo correspondente ao contrato social da empresa.
- 2 - Na aba Administradores deverá ser informado os dois administradores da conta digital e os seus respectivos e-mails.
- 2.1 - Essas entidade deverão constar do Cadastro de Funcionários do sistema (Administração > Entidades > Funcionários).
- Conforme alertado anteriormente, o processo de ativação da Conta Digital depende de outras avaliações. A partir desse momento, o Robô PJBank fará o envio da solicitação e a consulta do status junto ao PJBank de forma automática.
- Os administradores receberão, via e-mail, a confirmação de solicitação e as orientações para a instalação do aplicativo PJBank para a conta digital, através desse aplicativo deverá ser enviado os demais documentos de identificação para a aprovação dos administradores.
- Se todos os procedimentos forem concluídos com sucesso a conta digital passará para o status de Ativa automaticamente.
Para os demais procedimentos pertinentes a cobrança e etc., a conta digital deverá estar Ativa. Outras dúvidas sobre os procedimentos também poderão ser esclarecidas pelos telefones (19) 4009 6830 e 0800 878 7887, correspondentes ao Suporte PJBank. |
Base Condomínio
Condomínios - Contrato de Administração
- Conforme mencionado anteriormente, para que o condomínio esteja habilitado de forma que possa gerar cobrança pela conta digital é necessário que: 1) O condomínio não seja de conta própria e 2) Não tenha nenhuma conta corrente bancária vinculada ao Contrato de Administração (Administração > Condomínio / Botão Contrato ADM).
Lançamento de Contas a Receber
- Após o credenciamento do condomínio, a tela de Contas a Receber (Financeiro > Contas a Receber > Lançamento) estará habilitada para gerar a cobrança através do PJBank. Então, o contas a receber estará apto para gerar cobrança para a conta corrente bancária vinculada ao próprio condomínio ou pela conta corrente do PJBank. Tratamento semelhante será dado na tela de Lançamento de Recibos (Financeiro > Contas a Receber > Recibo).
O PJBank será identificado pelo nome BPP IP S.A. O padrão para aplicação de juros no registro dos recibos para o PJBank é Diário, portanto, mesmo que o critério de cobrança adotado para a aplicação de juros seja Mensal no momento do registro a representação do valor para juros será decomposto de forma diária (valor mensal divido por 30). |
Mesmo que o condomínio esteja credenciado os recibos terão o vínculo com o PJBank somente após os ajustes feitos no respectivo lançamento de contas a receber. Os procedimentos para a Geração de Recibos não foram modificados, porém, no caso de recibos para o PJBank será necessário fazer o processo de Liberação dos Recibos, conforme veremos a seguir. Existe uma exigência quanto ao valor mínimo do recibo para o registro via PJBank, somente recibos cujo o valor seja superior a r$ 7,50 (sete reais e cinquenta centavos) serão liberados para registro. Deve se ter atenção principalmente em recibos para lançamento ou repique de opcionais. |
Liberação de Recibos
- Todo recibo vinculado ao PJBank, quando criado, terá um status intermediário Em Crítica antes de ser automaticamente registrado.
- O status em crítica permite que o recibo seja manipulado com possíveis ajustes, antes da liberação final para o registro. Essa liberação poderá ser feita tanto na tela do próprio recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo), quanto pelo Assistente de Liberação de Recibos (Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Liberação de Recibos).
Assistente (Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Liberação de Recibos)
- Selecione o(s) Condomínio(s), faixa de vencimento e, ao clicar em serão exibidos os recibos pendentes de liberação (status Em Crítica).
- Clique em ou selecione individualmente os recibos no grid, ao clicar em os recibos serão liberados para registro junto ao PJBank.
Antes de liberar o recibo, o sistema faz uma verificação de possíveis inconsistências que impeçam o registro. Os recibos inconsistentes ficaram marcados com uma tarja vermelha e impedidos, até que seja feita a correção. Para consultar o erro, basta dar um duplo clique sobre o respectivo registro, que a mensagem de inconsistência será exibida. |
Recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo)
- A liberação do recibo poderá ser feita também pela própria tela alterando o status o seu status de Em Crítica para Processado.
- Ao liberar, ele assumirá um estágio intermediário que corresponde ao tempo necessário para que o registro seja efetivado.
- Após o registro o recibo voltar a assumir o status de Processado, o que possibilitará a sua emissão.
A liberação do recibo para registro está condicionada a um limite mínimo para o valor do recibo que hoje é de r$ 7,51. Conforme mencionado inicialmente, os processos de registro e liquidação dos boletos é feito de forma automática, se a obrigatoriedade de troca de arquivos de remessa/retorno com o banco. Essa tarefa será feita pelo Robô PJBank, conforme veremos mais adiante, o intervalo de tempo entre a liberação do recibo e o efetivo registro vai depender das configurações de execução do robô. |
Base Locação
Ativação do Serviço
- A ativação do serviço deverá ser feita através do Base Market - Habilitação de serviços e vai habilitar o Menu com as funcionalidades PJBank no sistema.
A ativação do serviço não interfere nos procedimentos tradicionais das cobranças do seu sistema, somente ativa as funcionalidades PJBank. Portanto, o fluxo de cobrança bancária configurado no seu sistema continua o mesmo nesse ponto. Para o registro e liquidação automáticos, serão necessários mais procedimentos. Conforme veremos adiante. |
Se as opções do menu não forem exibidas, basta reiniciar o sistema após a ativação. |
Geração de Recbios
- Após o credenciamento da conta de repasse, a tela de Geração de Recibos (Financeiro > Contas a Receber > Geração de Recibos) estará habilitada para gerar a cobrança através do PJBank. Então, o contas a receber estará apto para gerar cobrança para as contas correntes bancárias da empresa ou pela conta corrente do PJBank. Tratamento semelhante será dado na tela de Lançamento de Recibos (Financeiro > Contas a Receber > Recibo).
O PJBank será identificado pelo nome BPP IP S.A. O padrão para aplicação de juros no registro dos recibos para o PJBank é Diário, portanto, mesmo que o critério de cobrança adotado para a aplicação de juros seja Mensal no momento do registro a representação do valor para juros será decomposto de forma diária (valor mensal divido por 30). |
Os procedimentos para a Geração de Recibos não foram modificados, porém, no caso de recibos para o PJBank será necessário fazer o processo de Liberação dos Recibos, conforme veremos a seguir. Existe uma exigência quanto ao valor mínimo do recibo para o registro via PJBank, somente recibos cujo o valor seja superior a r$ 7,50 (sete reais e cinquenta centavos) serão liberados para registro. Deve se ter atenção principalmente em recibos para lançamento ou repique de opcionais. |
Liberação de Recibos
- Todo recibo vinculado ao PJBank, quando criado, terá um status intermediário Em Crítica antes de ser automaticamente registrado.
- O status em crítica permite que o recibo seja manipulado com possíveis ajustes, antes da liberação final para o registro. Essa liberação poderá ser feita tanto na tela do próprio recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo), quanto pelo Assistente de Liberação de Recibos (Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Liberação de Recibos).
Assistente (Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Liberação de Recibos)
- Selecione o(s) Imóveis(s), faixa de vencimento e, ao clicar em serão exibidos os recibos pendentes de liberação (status Em Crítica).
- Clique em ou selecione individualmente os recibos no grid, ao clicar em os recibos serão liberados para registro junto ao PJBank.
Antes de liberar o recibo, o sistema faz uma verificação de possíveis inconsistências que impeçam o registro. Os recibos inconsistentes ficaram marcados com uma tarja vermelha e impedidos, até que seja feita a correção. Para consultar o erro, basta dar um duplo clique sobre o respectivo registro, que a mensagem de inconsistência será exibida. |
Recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo)
- A liberação do recibo poderá ser feita também pela própria tela alterando o status o seu status de Em Crítica para Processado.
- Ao liberar, ele assumirá um estágio intermediário que corresponde ao tempo necessário para que o registro seja efetivado.
- Após o registro o recibo voltar a assumir o status de Processado, o que possibilitará a sua emissão.
A liberação do recibo para registro está condicionada a um limite mínimo para o valor do recibo que hoje é de r$ 7,51. Conforme mencionado inicialmente, os processos de registro e liquidação dos boletos é feito de forma automática, se a obrigatoriedade de troca de arquivos de remessa/retorno com o banco. Essa tarefa será feita pelo Robô PJBank, conforme veremos mais adiante, o intervalo de tempo entre a liberação do recibo e o efetivo registro vai depender das configurações de execução do robô. |
Cancelamento Automático de Registro PJBank
- O sistema faz o controle automático para o Cancelamento de Registro vinculado a recibos cancelados no sistema ou baixados em caixa.
Esse procedimento automático fará o cancelamento dos pedidos de registro para recibos eventualmente cancelados ou baixados em caixa, evitando assim, a duplicidade de cobrança. |
Logs de Registro
- O acompanhamento dos logs de registro, com logs de inclusão e cancelamento, poderá ser feito através da Aba Registro de Cobrança na tela do próprio recibo (Financeiro > Contas a Receber > Recibo), conforme o exemplo abaixo.
Essa aba é comum também para os recibos de locação. |
Configurando a Liquidação em Parâmetros
- O Robô PJBank será o encarregado de realizar todos os procedimentos automáticos, incluindo as liquidações. A frequência em que as operações serão realizadas dependerá da forma que ele estiver configurado e é o que veremos mais adiante.
- Existem alguns parâmetros (Tabela Gerais > Informações > Parâmetro) que devem ser observados para que a Liquidação Automática seja processada corretamente.
- 445 - Chave Liq. PJBank - Determina qual chave será utilizada para os lançamentos em conta corrente.
Preencher o campo valor com a chave desejada, caso seja deixado em branco não será utilizada nenhuma chave. |
- 446 - Dif. Auto PJBank - Habilita (quando o valor for 1) a liquidação automática dos recibos com diferença de baixa que se encaixem nos parâmetros 245 a 248.
Caso o parâmetro não esteja ativo (valor igual a 0), os eventuais recibos com diferença de baixa deverão ser processados através da baixa manual. |
- 447 - Ent. Baixa PJBank - Determina qual será o funcionário utilizado para identificação na baixa.
Preencher o campo valor com um código de funcionário que esteja habilitado no Controle de Caixa (Financeiro > Tabelas > Caixa), caso não seja informado o sistema adotara o primeiro funcionário cadastrado nessa tabela. |
- 451 - Dias Retenção PJBank - Habilita (quando o valor for 1), aplica a quantidade de Dias de Retenção na baixa dos recibos.
A quantidade de dias de retenção é aplicada no processo de Baixa CNAB e, analogamente, na liquidação dos recibos PJBank. Ela determina a quantidade de dias que será aplicada sobre a data do pagamento, para que seja feito o crédito em conta corrente (Ex. D+1). Esse valor deverá ser indicado na aba Configurações CNAB do Cadastro de Banco (Financeiro > Tabelas > Banco). Caso não esteja preenchido, a data do crédito será a mesma data de pagamento. Em especial, no caso da liquidação automática PJBank se o valor do parâmetro 451 for 0 (zero) será utilizada a data do crédito retornada pela API de liquidação. |
Robô PJBank
Instalação
- O Módulo PJBank deverá ser baixado na área de downloads do Base Ágil, acesse Outros > Base Condomínio/Base Locação > PJBank Versão 1.0.0.8.
Caminho dos Dados
- A primeira tarefa deverá ser o ajuste das configurações necessárias para a execução do Módulo PJBank.
- Banco de Dados
- Essas configurações serão necessárias caso o executável seja instalado em diretório diferente da aplicação, nesse caso deverá ser feita a configuração para o acesso ao banco de dados.
Se o executável for instalado no mesmo diretório do Sistema Base Condomínio, ele aproveitará as configurações de caminho do banco de dados do sistema. |
Formas de Execução
- Existem duas formas de executar o Robô PJBank:
- Execução Manual - Através de chamadas do executável, por fora ou por dentro do sistema.
- Execução Automática - Através de chamadas do executável, através de tarefas agendadas no Agendador de Tarefas do Windows.
Execução Manual
- Ao executar o Robô PJBank pela primeira vez ele será exibido conforme a imagem abaixo.
- Nesse modo, será necessário clicar na função que deseja executar no momento da chamada:
- Credenciar - Verifica os condomínios que necessitam de inclusão ou alteração de credenciamento.
- Registrar - Verifica os recibos que deverão ser registrados.
- Baixar Recibos - Verifica os recibos que deverão ser liquidados, além de eventuais problemas nos registros processados.
- Existe uma forma de executar automaticamente os três procedimentos através da chamada manual, para isso basta configurar o parâmetro FECHA_AUTOMATICO com o valor 1, esse parâmetro fica dentro do arquivo PJBank.INI conforme a imagem de exemplo abaixo.
O parâmetro URL é para uso interno e não deverá ser manipulado, de forma alguma, sem o acompanhamento da nossa Equipe de Suporte. |
- A execução manual poderá ser realizada de dentro do sistema, através do menu Financeiro > Contas a Receber > PJBank > Executar Robô.
- Porém, se o executável do robô estiver em outro local que não seja o mesmo do executável do sistema, essa configuração deverá ser feita através do parâmetro caminho_exe dentro do arquivo SQS2000CONDO.INI.
Execução Automática
- A execução automática é feita exclusivamente através do agendamento da tarefa no windows, onde o usuário poderá estipular os intervalos e regras para a execução do módulo.
- Esse modo é mais aconselhável, porque permite que os procedimentos sejam executados sem a necessidade de um comando específico do usuário, pois é o agendador de tarefas que se encarregará de executá-los.
- O mais importante é que ao configurar a Ação seja informado corretamente o programa com o seu caminho completo para execução e que no campo Argumento seja adicionado o parâmetro auto, conforme a imagem de exemplo abaixo.
A execução dos procedimentos automáticos de credenciamento, registro e liquidação pelo sistema, vai depender do intervalo de tempo em que o robô é executado. O ideal é que ele seja configurado de forma que seja executado intermitentemente, com intervalo mínimo de duas horas. Para mais informações sobre o agendador de tarefas consulte o tutorial Agendar Tarefas. |