Mudanças entre as edições de "Layout Importação de Dados Base CRM"

De WikiBase
(Usuários)
(Relacionamentos)
 
(99 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 17: Linha 17:
  
 
Ao final de cada linha deverá existir um ponto e virgula.
 
Ao final de cada linha deverá existir um ponto e virgula.
 +
 +
 +
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Atencao.png|center]]
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 +
'''Os campos do tipo carácter deverão conter um tratamento especial quando compostos por aspas (") ou [ENTER] para quebra de linha.'''
 +
 +
'''Toda ocorrência de aspas dentro do campo deverá ser precedida de uma barra invertida antes das aspas, Ex.: '''RUA "A" No 500''' deverá ser representado como '''RUA \"A\" No 500'''. '''
 +
 +
'''Toda ocorrência de [ENTER] (quebra de linha) quando necessário deverá ser representada por '''\n''', Ex.: '''DATA INICIAL:01/01/2015'''[ENTER]'''DATA FINAL:31/01/2015''' deverá ser representado como '''DATA INICIAL:01/01/2015'''\n'''DATA FINAL:31/01/2015'''.'''
 +
 +
|}
  
 
===Contas===
 
===Contas===
Linha 47: Linha 60:
  
  
Os campos ou “colunas” do arquivo de contas são:
+
Os campos ou “colunas” do arquivo '''contas.txt''' são:
 +
 
 +
<table border="1" cellspacing="0" cellpadding="2" align='center'>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Nome do Campo</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Tipo</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Tamanho Máximo</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Obrigatório</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC" align='left'><strong>Observações</strong></td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>id</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>100</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>É a identificação da conta no sistema legado, ou seja, o código único da conta.</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>usuario_responsavel</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>100</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>id do usuário responsável/gerente da conta (campo id da tabela usuarios.txt)</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>nome</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>tipo_conta</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>15</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Precisa estar entre um dos valores '''pessoa''', '''imovel''' ou '''condominio'''</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>endereco</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>bairro</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>cidade</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>estado</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>cep</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>20</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>cpf</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>20</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>cnpj</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>20</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>email</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td align='left'>Endereço de e-mail principal.</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>email2</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td align='left'>Endereço de e-mail alternativo.</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>telefone</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>telefone2</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>descricao</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>Livre</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td align='left'>Campo utilizado para adicionar outros detalhes, caso seja necessário.</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
<tr align='center'>
 +
    <td>website</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
<tr align='center'>
 +
    <td>status</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>15</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Precisa estar entre um dos valores '''ativo''', '''cancelado''' ou '''potencial'''.</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
</table>
 +
 
  
* '''id''' – é a identificação da conta no sistema legado, ou seja, o código único da conta.
 
* '''nome'''
 
* '''tipo_conta''' – Precisa estar entre um dos valores '''pessoa''', '''imovel''' ou '''condominio'''.
 
* '''endereco'''
 
* '''bairro'''
 
* '''cidade'''
 
* '''estado'''
 
* '''cep'''
 
* '''cpf'''
 
* '''cnpj'''
 
* '''email'''
 
* '''email2'''
 
* '''telefone'''
 
* '''telefone2'''
 
* '''descricao''' – Campo utilizado para adicionar outros detalhes, caso seja necessário.
 
* '''website'''
 
* '''status''' – Precisa estar entre um dos valores '''ativo''' ou '''cancelado'''.
 
  
  
Linha 71: Linha 224:
 
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Dica.png|center]]
 
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Dica.png|center]]
 
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
 
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 +
O status de contas em '''potencial''' poderá ser utilizado para clientes que ainda não fazem parte da carteira, possibilitando a configuração de filtros de contas com status potencial para a realização de campanhas de captação.
  
 
Faça o download do arquivo [http://suporte.basesoft.com.br/Download/Updates/contas.txt '''contas.txt'''] para ver um exemplo.
 
Faça o download do arquivo [http://suporte.basesoft.com.br/Download/Updates/contas.txt '''contas.txt'''] para ver um exemplo.
Linha 82: Linha 237:
 
Cada contato está diretamente ligado a uma conta. Ou seja, uma conta pode possuir vários contatos.
 
Cada contato está diretamente ligado a uma conta. Ou seja, uma conta pode possuir vários contatos.
  
Segue os campos ou “colunas” do arquivo de contatos.
+
Os campos ou “colunas” do arquivo '''contatos.txt''' são:
  
* '''id''' – é a identificação do contato no sistema legado, ou seja, o código único do contato.
+
<table border="1" cellspacing="0" cellpadding="2" align='center'>
* '''idconta''' – é a identificação da conta a que este contato está vinculado.
+
  <tr align='center'>
* '''tipoconta''' – tipo da conta a que este contato está vinculado. ('''pessoa''', '''imovel''' ou '''condominio''').
+
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Nome do Campo</strong></td>
* '''nome'''
+
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Tipo</strong></td>
* '''telefone'''
+
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Tamanho Máximo</strong></td>
* '''telefone2'''
+
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Obrigatório</strong></td>
* '''email'''
+
    <td bgcolor="#CCCCCC" align='left'><strong>Observações</strong></td>
* '''cep'''
+
  </tr>
* '''endereco'''
+
  <tr align='center'>
* '''bairro'''
+
    <td>id</td>
* '''cidade'''
+
    <td>Alfanumérico</td>
* '''estado'''
+
    <td>255</td>
* '''descricao''' – Caso precise adicionar outros detalhes a este contato.
+
    <td>Sim</td>
* '''status''' – precisa estar entre um dos valores '''ativo''' ou '''cancelado'''.
+
    <td align='left'a identificação do contato no sistema legado, ou seja, o código único do contato.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>idconta</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>100</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'a identificação da conta a que este contato está vinculado.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>tipoconta</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>100</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Tipo da conta a que este contato está vinculado. ('''pessoa''', '''imovel''' ou '''condominio''').</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>nome</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>telefone</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>telefone2</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>email</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>cep</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>15</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>endereco</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>bairro</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>cidade</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>estado</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>descricao</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>Livre</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td align='left'>Caso precise adicionar outros detalhes a este contato.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>status</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>15</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>precisa estar entre um dos valores '''ativo''' ou '''cancelado'''.</td>
 +
  </tr>
 +
</table>
  
  
Linha 135: Linha 383:
  
  
Segue os campos ou “colunas” do arquivo de contratos.
+
Os campos ou “colunas” do arquivo '''contratos.txt''' são:
  
* '''id''' – é a identificação do contrato no sistema legado, ou seja, o código único do contrato.
+
<table border="1" cellspacing="0" cellpadding="2" align='center'>
* '''data_inicio''' – data de inicio do contrato.
+
 
* '''data_fim''' – data que termina o contrato.
+
  <tr align='center'>
* '''tipo_contrato''' – Precisa estar entre os valores '''adm imovel''', '''adm locacao''' ou '''adm condominio'''.
+
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Nome do Campo</strong></td>
* '''descricao''' – Outros detalhes do contrato.
+
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Tipo</strong></td>
* '''status''' Precisa estar entre um dos valores '''ativo''' ou '''cancelado'''.
+
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Tamanho Máximo</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Obrigatório</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC" align='left'><strong>Observações</strong></td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>id</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'a identificação do contrato no sistema legado, ou seja, o código único do contrato.</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>data_inicio</td>
 +
    <td>Data (DD/MM/AAAA)</td>
 +
    <td>10</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td align='left'>Data de inicio do contrato.</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>data_fim</td>
 +
    <td>Data (DD/MM/AAAA)</td>
 +
    <td>10</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td align='left'>Data que termina o contrato.</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>tipo_contrato</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>20</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Valores padrão: <br> '''adm imovel''' (contratos de administração de imóveis) <br> '''adm locacao''' (contratos de locação) <br> '''adm condominio''' (contratos de administração de condomínios)<br><b>Obs. Os valores padrão sugeridos acima são de controle dos tipos de contrato dos sistemas, porém, a tabela permite outros tipos de contrato desde que não ultrapassem o limite de 40 posições para o conteúdo do campo.</b></td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>descricao</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>Livre</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td align='left'>Outros detalhes do contrato. Ver um exemplo na imagem abaixo.<br>A expressão '''\n''' representa o salto de linha na descrição do contrato, conforme poderá ser observado no arquivo de exemplo.</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>status</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>15</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Precisa estar entre um dos valores '''ativo''' ou '''cancelado'''.</td>
 +
  </tr>
 +
 
 +
</table>
 +
 
 +
 
 +
Dicas de descrição para o contrato de administração de condomínio ('''adm condominio'''):
 +
 
 +
 
 +
[[Arquivo:Base_CRM_Exemplo_Contrato.JPG|center]]
 +
 
 +
 
 +
Dicas de descrição para o contrato de administração de imóveis ('''adm imovel'''):
 +
 
 +
 
 +
[[Arquivo:Base_CRM_Exemplo_Contrato_Adm_Imov.JPG|center]]
 +
 
 +
 
 +
Dicas de descrição para o contrato de administração de locação ('''adm locacao'''):
 +
 
 +
 
 +
[[Arquivo:Base_CRM_Exemplo_Contrato_Adm_Loc.JPG|center]]
  
  
Linha 170: Linha 489:
 
O nível do usuário, será utilizado somente na primeira carga do sistema para vincular o usuário a um possível departamento pré configurado. Que posteriormente poderá ser modificado.
 
O nível do usuário, será utilizado somente na primeira carga do sistema para vincular o usuário a um possível departamento pré configurado. Que posteriormente poderá ser modificado.
  
Segue os campos ou “colunas” do arquivo de usuarios.
+
Os campos ou “colunas” do arquivo '''usuarios.txt''' são:
 +
 
 +
<table border="1" cellspacing="0" cellpadding="2" align='center'>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Nome do Campo</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Tipo</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Tamanho Máximo</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Obrigatório</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC" align='left'><strong>Observações</strong></td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>id</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>100</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>É a identificação do usuário no sistema legado, ou seja, o código único do usuário.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>login</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td align='left'>Nome de usuário para acesso ao Base CRM.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>nome</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Nome completo do usuário.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>telefone</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>telefone2</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>email</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td>&nbsp;</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>nivel</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>20</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td align='left'>Precisa estar entre os valores: <br> '''atendente''' <br> '''gerente''' (gerente de condomínio) <br> '''gerente de locação'''</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>status</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>15</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Precisa estar entre os valores '''ativo''' ou '''cancelado'''.</td>
 +
  </tr>
 +
</table>
  
* '''id''' – é a identificação do usuário no sistema legado, ou seja, o código único do usuário.
 
* '''login''' – login utilizado entrar no Base CRM.
 
* '''nome''' – Nome do usuário.
 
* '''telefone'''
 
* '''telefone2'''
 
* '''email'''
 
* '''nivel''' – Precisa estar entre os valores '''atendente''', '''gerente''' ou '''gerente de locação'''
 
* '''status''' – Precisa estar entre os valores '''ativo''' ou '''cancelado'''.
 
  
 
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
Linha 193: Linha 570:
 
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Atencao.png|center]]
 
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Atencao.png|center]]
 
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|  
 
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|  
 +
 +
'''Para a tabela de usuários deverá ser gerado um registro equivalente na tabela de contas, pois, para que seja feito o relacionamento entre usuários com nível gerente e as demais contas do sistema.'''
  
 
'''Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.'''
 
'''Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.'''
Linha 207: Linha 586:
 
'''É importante primeiro que se tenha o entendimento do que é um relacionamento:'''
 
'''É importante primeiro que se tenha o entendimento do que é um relacionamento:'''
  
'''Um relacionamento é uma interação ou ligação entre duas contas no Base CRM.'''
+
'''Um relacionamento é uma interação ou ligação entre duas contas no Base CRM e muito importante na identificação da maioria das contas, pois, dependendo do tipo de relacionamento a conta poderá ser identificada através de ícones específicos (Ex. Síndico, Fornecedor, Procurador, etc.).'''
  
 
|}
 
|}
Linha 213: Linha 592:
  
 
O nome do arquivo deverá ser '''relacionamentos.txt'''.
 
O nome do arquivo deverá ser '''relacionamentos.txt'''.
 
 
Segue os campos ou “colunas” do arquivo de relacionamentos.
 
 
* '''idmaster''' – é a identificação única da conta master no sistema.
 
* '''tipo_conta_master''' – Precisa estar entre '''pessoa''', '''imovel''' e '''condominio'''.
 
* '''tipo_relacionamento''' – Precisa estar entre '''condomino''', '''inquilino''', '''proprietario''', '''sindico''', '''fiador''', '''fornecedor''', '''funcionario''', '''corretor''', '''interessado''' e '''responsavel'''.
 
* '''idrelacionado''' – é a identificação única da conta relacionada no sistema.
 
* '''tipo_conta_relacionado''' – Precisa estar entre '''pessoa''', '''imovel''' e '''condominio'''.
 
* '''chave_diferencial''' – Utilizada para diferenciar dois relacionamentos do mesmo tipo entre duas contas.
 
  
  
Linha 234: Linha 603:
  
 
|}
 
|}
 
 
* '''descricao''' – Utilizado para adicionar outros detalhes do relacionamento.
 
  
  
Linha 242: Linha 608:
  
 
<table><tr><td>
 
<table><tr><td>
'''Primeira linha do arquivo:''' “idmaster”, “tipo_conta_master”, “tipo_relacionamento”, “idrelacionado”, “tipo_conta_relacionado”;
+
'''Primeira linha do arquivo:''' “idmaster”, “tipo_conta_master”, “tipo_relacionamento”, “idrelacionado”, “tipo_conta_relacionado”,"chave_diferencial","descricao","status";
 
</td></tr><tr><td>
 
</td></tr><tr><td>
'''Primeira linha do arquivo:''' “1”, “pessoa”, “proprietario”, “2”, “imovel”;
+
'''Primeira linha do arquivo:''' “1”, “pessoa”, “proprietario”, “2”, “imovel”,"1","100%","ativo";
 
</td></tr></table>
 
</td></tr></table>
  
Linha 256: Linha 622:
 
* '''sindico''' – Define o relacionamento de síndico entre uma pessoa e um condomínio. Neste caso o '''idmaster''' é do síndico e o '''idrelacionado''' é do condomínio.
 
* '''sindico''' – Define o relacionamento de síndico entre uma pessoa e um condomínio. Neste caso o '''idmaster''' é do síndico e o '''idrelacionado''' é do condomínio.
 
* '''fiador''' – Define o relacionamento de fiador entre uma pessoa e um imóvel. Neste caso o '''idmaster''' é do fiador e o '''idrelacionado''' é do imóvel.
 
* '''fiador''' – Define o relacionamento de fiador entre uma pessoa e um imóvel. Neste caso o '''idmaster''' é do fiador e o '''idrelacionado''' é do imóvel.
* '''Corretor''' – Define o relacionamento de corretor entre uma pessoa e um imóvel. Neste caso o '''idmaster''' é do corretor e o '''idrelacionado''' é do imóvel.
+
* '''corretor''' – Define o relacionamento de corretor entre uma pessoa e um imóvel. Neste caso o '''idmaster''' é do corretor e o '''idrelacionado''' é do imóvel.
* '''Interessado''' – Define o relacionamento de interessado entre uma pessoa e um imóvel. Neste caso o '''idmaster''' é do interessado e o '''idrelacionado''' é do imóvel.
+
* '''interessado''' – Define o relacionamento de interessado entre uma pessoa e um imóvel. Neste caso o '''idmaster''' é do interessado e o '''idrelacionado''' é do imóvel.
 
* '''fornecedor''' – Define o relacionamento de fornecedor entre duas pessoas ou uma pessoa e um condomínio, ou seja, uma empresa (pessoa) pode ser fornecedora de um condomínio.
 
* '''fornecedor''' – Define o relacionamento de fornecedor entre duas pessoas ou uma pessoa e um condomínio, ou seja, uma empresa (pessoa) pode ser fornecedora de um condomínio.
 
* '''funcionario''' –  Define o relacionamento de funcionário entre uma pessoa e um condomínio, ou seja, é possível adicionar os funcionários do condomínio para que possam ser encontrados no Base CRM. Neste caso o '''idmaster''' é do funcionário e o '''idrelacionado''' é do condomínio
 
* '''funcionario''' –  Define o relacionamento de funcionário entre uma pessoa e um condomínio, ou seja, é possível adicionar os funcionários do condomínio para que possam ser encontrados no Base CRM. Neste caso o '''idmaster''' é do funcionário e o '''idrelacionado''' é do condomínio
Linha 271: Linha 637:
  
 
|}
 
|}
 +
 +
 +
Os campos ou “colunas” do arquivo '''relacionamentos.txt''' são:
 +
 +
<table border="1" cellspacing="0" cellpadding="2" align='center'>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Nome do Campo</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Tipo</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Tamanho Máximo</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Obrigatório</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC" align='left'><strong>Observações</strong></td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>idmaster</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>100</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>É é a identificação única da conta master no sistema.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>tipo_conta_master</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>15</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Precisa estar entre '''pessoa''', '''imovel''' ou '''condominio'''.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>tipo_relacionamento</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>20</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Precisa estar entre '''condomino''' <br> '''inquilino''' <br> '''proprietario''' (de imóvel) <br> '''sindico''' <br> '''fiador''' <br> '''fornecedor''' <br> '''funcionario''' (de condomínio) <br> '''corretor''' <br> '''interessado''' <br> '''responsavel''' (conta de usuário de nível gerente responsável pela administração).
 +
<br><b>Obs. Os valores padrão sugeridos acima são de controle dos tipos de relacionamento dos sistemas, porém, a tabela permite outros tipos desde que não ultrapassem o limite de 40 posições para o conteúdo do campo.</b>
 +
  </td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>idrelacionado</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>100</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>É a identificação única da conta relacionada no sistema.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>tipo_conta_relacionado</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>15</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Precisa estar entre '''pessoa''', '''imovel''' ou '''condominio'''.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>chave_diferencial</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>255</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Utilizada para diferenciar dois relacionamentos do mesmo tipo entre as mesmas contas.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>descricao</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>Livre</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td align='left'>Utilizado para adicionar outros detalhes do relacionamento.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>status</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>15</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Precisa estar entre '''ativo''' ou '''cancelado'''.</td>
 +
  </tr>
 +
</table>
 +
 +
 +
 +
 +
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Atencao.png|center]]
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 +
'''Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.'''
 +
 +
|}
 +
  
  
Linha 277: Linha 726:
 
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
 
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
  
Faça o download do arquivo [http://suporte.basesoft.com.br/Download/Updates/relacionamentos.txt '''relacionamentos.txt'''] para ver um exemplo.
+
Além os tipos fixos do sistema, o Base CRM disponibiliza ícones especiais de identificação para a conta. São eles: '''Conselheiro''', '''Curador''', '''Inventariante''', '''Segurado''' e '''Sub Síndico'''.
 +
 
 +
O sistema disponibiliza ícones de identificação somente para os tipos relacionados acima. Então, a implementação de um novo tipo não está condicionada à identificação através de um ícone específico.
  
 
|}
 
|}
  
 +
 +
====Integração com ICondo====
  
 
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
Linha 286: Linha 739:
 
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|  
 
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|  
  
'''Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.'''
+
'''No caso de [[Solicitação de Atendimento|integração do '''CRM''' com o '''ICondo''']] os relacionamentos de '''condômino/síndico''' com '''condomínio''' e '''proprietário/inquilino''' com '''imóvel''' devem conter as informações de login e senha padronizados no campo descrição do arquivo de relacionamentos, conforme os padrões abaixo.'''
 +
 
 +
|}
 +
 
 +
 
 +
* Para relacionamentos de condôminos:
 +
 
 +
:: [LOGIN:''LOGIN_INTERNET_CONDOMINO'']\n[SENHA:''SENHA_INTERNET_CONDOMINO'']\n''COMPLEMENTO_UNIDADE''
 +
 
 +
* Para relacionamentos de síndicos:
 +
 
 +
:: [LOGIN:''LOGIN_INTERNET_SINDICO'']\n[SENHA:''SENHA_INTERNET_SINDICO'']\n''COMPLEMENTO_UNIDADE_SINDICO''
 +
 
 +
* Para relacionamentos de proprietários:
 +
 
 +
:: [LOGIN:''LOGIN_INTERNET_PROPRIETARIO'']\n[SENHA:''SENHA_INTERNET_PROPRIETARIO'']\nPERC.:''PERCENTUAL_IMOVEL''
 +
 
 +
* Para relacionamentos de inquilinos:
 +
 
 +
:: [LOGIN:''LOGIN_INTERNET_INQUILINO'']\n[SENHA:''SENHA_INTERNET_INQUILINO'']
 +
 
 +
 
 +
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 +
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Dica.png|center]]
 +
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 
 +
Faça o download do arquivo [http://suporte.basesoft.com.br/Download/Updates/relacionamentos.txt '''relacionamentos.txt'''] para ver um exemplo.
  
 
|}
 
|}
Linha 296: Linha 775:
 
Os relacionamentos de contrato definem a relação que uma conta possui com um contrato no Base CRM.
 
Os relacionamentos de contrato definem a relação que uma conta possui com um contrato no Base CRM.
 
   
 
   
Segue os campos ou “colunas” do arquivo de contratos.
+
Por exemplo: O tipo de relacionamento de '''contratante''', define que a pessoa é a contratante da administração de imóvel. O tipo de relacionamento de '''imovel''' define um possível imóvel que está envolvido em um contrato. O tipo de relacionamento de fiador define que conta ocupa o título de fiador no contrato.
  
* '''Idcontrato''' – é a identificação única do contrato no sistema.
+
Os campos ou “colunas” do arquivo '''relacionamentos_de_contrato.txt''' são:
* '''tipo_contrato''' – Precisa estar entre '''adm imovel''', '''adm locacao''' e '''adm condominio'''.
+
 
* '''idconta''' – é a identificação única da conta no sistema.
+
<table border="1" cellspacing="0" cellpadding="2" align='center'>
* '''tipo_conta''' – Precisa estar entre '''pessoa''', '''imovel''' e '''condominio'''.
+
  <tr align='center'>
* '''tipo_relacionamento''' – Precisa estar entre '''contratante''', '''fiador''' e '''imovel'''.
+
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Nome do Campo</strong></td>
* '''descricao''' – Utilizado para adicionar outros detalhes do relacionamento.
+
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Tipo</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Tamanho Máximo</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC"><strong>Obrigatório</strong></td>
 +
    <td bgcolor="#CCCCCC" align='left'><strong>Observações</strong></td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>idcontrato</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>100</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>É a identificação única do contrato no sistema.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>tipo_contrato</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>20</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Precisa estar entre '''adm imovel''', '''adm locacao''' ou '''adm condominio'''.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>idconta</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>100</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'a identificação única da conta no sistema.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>tipoconta</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>100</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Tipo da conta a que este contato está vinculado. ('''pessoa''', '''imovel''' ou '''condominio''').</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>tipo_relacionamento</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>15</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Precisa estar entre '''contratante''', '''fiador''' ou '''imovel'''.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>descricao</td>
 +
    <td>Alfanumérico</td>
 +
    <td>Livre</td>
 +
    <td>Não</td>
 +
    <td align='left'>Utilizado para adicionar outros detalhes do relacionamento.</td>
 +
  </tr>
 +
  <tr align='center'>
 +
    <td>status</td>
 +
    <td>Alfa</td>
 +
    <td>15</td>
 +
    <td>Sim</td>
 +
    <td align='left'>Precisa estar entre '''ativo''' ou '''cancelado'''.</td>
 +
  </tr>
 +
</table>
  
Por exemplo: O tipo de relacionamento de '''contratante''', define que a pessoa é a contratante da administração de imóvel. O tipo de relacionamento de '''imovel''' define um possível imóvel que está envolvido em um contrato. O tipo de relacionamento de fiador define que conta ocupa o título de fiador no contrato.
 
  
 
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
Linha 324: Linha 856:
 
|}
 
|}
  
 +
<!--
  
Abaixo está um exemplo do arquivo de relacionamentos de contrato relacionamentos_de_contrato.txt
+
===Followup===
Suponha que exista um contrato de locação de id = 1, um imóvel com id = 2, uma pessoa, a contratante, com id = 3 e um fiador com id = 4.
+
  
“idcontrato”, “tipo_contrato”, “idconta”, “tipo_conta”, “tipo_relacionamento”, “descricao”; “1”, “adm locacao”, “2”, “imovel”, “imovel”, “Imovel contratado”; “1”, “adm locacao”, “3”, “pessoa”, “contratante”, “Pessoa que está contratando”; “1”, “adm locacao”, “4”, “pessoa”, “fiador”, “Pessoa que está sendo o fiador”;
+
Followups são registros de andamento ou histórico de uma conta do tipo pessoa, imóvel ou condomínio, importantes para fazer um acompanhamento geral da conta.
  
===Followup===
+
 
Followups são registros de andamento ou histórico de uma conta, imóvel ou condomínio, importantes para fazer uma análise geral da conta.
+
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
O arquivo de contas terá o formato txt. Sendo formado da seguinte maneira:
+
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Dica.png|center]]
• A primeira linha contém as colunas dos campos, as demais linhas representam as contas do sistema. • Cada coluna, é separada por virgula e seu conteúdo deve ser colocando entre aspas compostas. • Ao final de cada linha existe um ponto e virgula.
+
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
Seguem abaixo os campos ou “colunas” do arquivo de Followups.
+
 
Id – É a identificação única do followup no sistema data – O formato da data é dd-mm-YYYY • hora – O formato da hora é HH:mm descricao – Descrição geral do followup. status_followup – Precisa estar entre ativo ou cancelado tipo_followup – Precisa estar entre agenda  ,  follow_up, ocorrencia, solicitacao ou andamento followup_id – Quando criado um followup do tipo solicitacao, este followup poderá conter muitos followups de andamento, que também são registros deste arquivo txt. Então, se este followup é de andamento, ele terá um followup pai de solicitacao
+
Esse tipo de registro deverá ser utilizado somente se existirem ocorrências associadas as contas no sistema legado, que precisem ser exportados para o Base CRM.  
Abaixo está um exemplo do arquivo de followup's followups.txt .  
+
 
"id","data","hora","descricao","status_followup","tipo_followup","followup_id"; "10","11-08-2010","14:00","Solicitou login e senha pelo e- mail.","ativo","solicitacao",""; "11","12-08-2010","09:10","Foi feita uma ligação para o cliente, mas ele não estava","ativo","andamento","10"; "12","12-08-2010","11:25","Cliente foi atendido e seu login e senha foram informados","ativo","andamento","10";
+
|}
A ligação entre os followups e as contas do BaseCRM é feita através de um outro mecanismo Contas do Followup, com definição a seguir.
+
 
 +
 
 +
Segue os campos ou “colunas” do arquivo de Followups.
 +
 
 +
* '''Id''' – É a identificação única do followup no sistema.
 +
* '''data''' – O formato da data é dd-mm-aaaa.
 +
* '''hora''' – O formato da hora é hh:mm.
 +
* '''descricao''' Outros detalhes do followup.
 +
* '''status_followup''' – Precisa estar entre '''ativo''' ou '''cancelado'''.
 +
* '''tipo_followup''' – Precisa estar entre '''agenda''' '''follow_up''', '''ocorrencia''', '''solicitacao''' ou '''andamento'''.
 +
* '''followup_id''' – Quando criado um followup do tipo '''solicitacao''', este followup poderá conter muitos followups de '''andamento''', que também são registros deste arquivo txt. Então, se este followup é de andamento, ele terá um followup pai de '''solicitacao'''.
 +
 
 +
 
 +
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 +
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Dica.png|center]]
 +
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 
 +
Faça o download do arquivo [http://suporte.basesoft.com.br/Download/Updates/followups.txt '''followups.txt'''] para ver um exemplo.
 +
 
 +
|}
 +
 
 +
 
 +
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Atencao.png|center]]
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 
 +
'''Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.'''
 +
 
 +
|}
 +
 
 +
 
 +
A ligação entre os followups e as contas do Base CRM é feita através de um outro mecanismo Contas do Followup, com definição logo a seguir.
  
 
===Contas do Followup===
 
===Contas do Followup===
O arquivo de contas terá o formato txt. Sendo formado da seguinte maneira:
+
 
• A primeira linha contém as colunas dos campos, as demais linhas representam as contas do sistema. • Cada coluna, é separada por virgula e seu conteúdo deve ser colocando entre aspas compostas. • Ao final de cada linha existe um ponto e virgula.
+
Esse tipo de registro faz o relacionamento entre as contas e os followups.
Seguem abaixo os campos ou “colunas” do arquivo de contratos:
+
 
idfollowup – É a identificação única do followup no sistema idconta – É a identificação única da conta no sistema tipo_conta – Precisa estar entre pessoa, imovel ou condominio. tipo_relacionamento – Precisa estar entre condomino, inquilino, proprietario, sindico, fiador, fornecedor, funcionario ou responsavel. Descricao – Descrição livre do relacionamento entre a conta e o followup.
+
Segue os campos ou “colunas” do arquivo de contas do followup:
Abaixo está um exemplo do arquivo de contas dos followups contas_followups.txt.  
+
 
Imagine que a conta 232 é um funcionário de nome José, que a conta 232 é um condomínio chamado Condomínio Alto Luxo, e que a conta 234 é uma condômina chamada Maria.
+
* '''idfollowup''' – É a identificação única do followup no sistema.
"idfollowup","idconta","tipo_conta","tipo_relacionamento","descricao"; "10","232","pessoa","funcionario",""; "10","233","condominio","condominio",""; "10","234","pessoa","condomino","";
+
* '''idconta''' – É a identificação única da conta no sistema.
 +
* '''tipo_conta''' – Precisa estar entre '''pessoa''', '''imovel''' ou '''condominio'''.
 +
* '''tipo_relacionamento''' – Precisa estar entre '''condomino''', '''inquilino''', '''proprietario''', '''sindico''', '''fiador''', '''fornecedor''', '''funcionario''' ou '''responsavel'''.
 +
* '''Descricao''' Dados adicionais do relacionamento entre a conta e o followup.
 +
 
 +
 
 +
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 +
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Dica.png|center]]
 +
| style="background-color:#96CFF5;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 
 +
Faça o download do arquivo [http://suporte.basesoft.com.br/Download/Updates/contas_followups.txt '''contas_followups.txt'''] para ver um exemplo.
 +
 
 +
|}
 +
 
 +
 
 +
{| style="border-spacing:0;width:100%;"
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;width:100px;"| [[Imagem:Atencao.png|center]]
 +
| style="background-color:#F18F8F;border:none;padding:0.097cm;"|
 +
 
 +
'''Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.'''
 +
 
 +
|}
 +
 
 +
-->
 +
 
 +
[[:Categoria:Tutoriais Base CRM|Funcionalidades]]

Edição atual tal como às 11h45min de 29 de agosto de 2016

Visão Geral

Para realizar a importação dos dados de um sistema legado para o Base CRM, é necessário entender que o Base CRM é composto por sete tipos de informação: Contas, Contatos, Contratos, Relacionamentos, Relacionamentos de Contrato e Usuários.

Esses dados são enviados de um computador remoto, onde está sendo utilizado o sistema legado, diretamente para o Base CRM em um intervalo de minutos definido pelo usuário. Este envio ocorre de forma automática através de um aplicativo Java, apelidado de robô, que estará sendo executado no computador remoto.

Quando a importação é feita por um dos sistemas da Base Software, o processo de extração dos dados do sistema legado, ocorre de forma automática através de “gatilhos” acionados sempre que uma determinada ação do sistema ocorre, gerando assim um Log de Exportação que será executado e enviado para o Base CRM através do robô.

Quando essa importação é feita por algum outro sistema que não seja da Base Software, ou seja, não é nativamente adaptado para exportar automaticamente as informações para o Base CRM, existe a necessidade de criar Arquivos de Exportação nos padrões que o robô interpretará e fará o envio das informações para o Base CRM.

Arquivos

Os arquivos deverão ser no formato TXT.

Por padrão, para todos os arquivos a primeira linha deverá conter as colunas dos campos, as demais linhas representam os dados do sistema.

Cada coluna, é separada por virgula e seu conteúdo deve ser colocando entre aspas compostas.

Ao final de cada linha deverá existir um ponto e virgula.


Atencao.png

Os campos do tipo carácter deverão conter um tratamento especial quando compostos por aspas (") ou [ENTER] para quebra de linha.

Toda ocorrência de aspas dentro do campo deverá ser precedida de uma barra invertida antes das aspas, Ex.: RUA "A" No 500 deverá ser representado como RUA \"A\" No 500.

Toda ocorrência de [ENTER] (quebra de linha) quando necessário deverá ser representada por \n, Ex.: DATA INICIAL:01/01/2015[ENTER]DATA FINAL:31/01/2015 deverá ser representado como DATA INICIAL:01/01/2015\nDATA FINAL:31/01/2015.

Contas

O nome do arquivo deverá ser contas.txt.

Os tipos de conta válidos são: pessoa, imovel e condominio.


Atencao.png

Os tipos de conta deverão ser identificados em minusculo e sem acentuação.


O que definirá se uma conta é inquilino, proprietário, fiador, corretor ou qualquer outro título é o relacionamento entre as contas.


Dica.png

Mais abaixo, poderá ser visto o layout para a exportação dos relacionamentos.


Os campos ou “colunas” do arquivo contas.txt são:

Nome do Campo Tipo Tamanho Máximo Obrigatório Observações
id Alfanumérico 100 Sim É a identificação da conta no sistema legado, ou seja, o código único da conta.
usuario_responsavel Alfanumérico 100 Não id do usuário responsável/gerente da conta (campo id da tabela usuarios.txt)
nome Alfanumérico 255 Sim  
tipo_conta Alfanumérico 15 Sim Precisa estar entre um dos valores pessoa, imovel ou condominio
endereco Alfanumérico 255 Sim  
bairro Alfanumérico 255 Não  
cidade Alfanumérico 255 Não  
estado Alfanumérico 255 Não  
cep Alfanumérico 20 Não  
cpf Alfanumérico 20 Não  
cnpj Alfanumérico 20 Não  
email Alfanumérico 255 Não Endereço de e-mail principal.
email2 Alfanumérico 255 Não Endereço de e-mail alternativo.
telefone Alfanumérico 255 Não  
telefone2 Alfanumérico 255 Não  
descricao Alfanumérico Livre Não Campo utilizado para adicionar outros detalhes, caso seja necessário.
website Alfanumérico 255 Não  
status Alfa 15 Sim Precisa estar entre um dos valores ativo, cancelado ou potencial.



Dica.png

O status de contas em potencial poderá ser utilizado para clientes que ainda não fazem parte da carteira, possibilitando a configuração de filtros de contas com status potencial para a realização de campanhas de captação.

Faça o download do arquivo contas.txt para ver um exemplo.

Contatos

O nome do arquivo deverá ser contatos.txt.

Cada contato está diretamente ligado a uma conta. Ou seja, uma conta pode possuir vários contatos.

Os campos ou “colunas” do arquivo contatos.txt são:

Nome do Campo Tipo Tamanho Máximo Obrigatório Observações
id Alfanumérico 255 Sim É a identificação do contato no sistema legado, ou seja, o código único do contato.
idconta Alfanumérico 100 Sim É a identificação da conta a que este contato está vinculado.
tipoconta Alfanumérico 100 Sim Tipo da conta a que este contato está vinculado. (pessoa, imovel ou condominio).
nome Alfanumérico 255 Sim  
telefone Alfanumérico 255 Não  
telefone2 Alfanumérico 255 Não  
email Alfanumérico 255 Não  
cep Alfanumérico 15 Não  
endereco Alfanumérico 255 Não  
bairro Alfanumérico 255 Não  
cidade Alfanumérico 255 Não  
estado Alfanumérico 255 Não  
descricao Alfanumérico Livre Não Caso precise adicionar outros detalhes a este contato.
status Alfa 15 Sim precisa estar entre um dos valores ativo ou cancelado.


Dica.png

Faça o download do arquivo contatos.txt para ver um exemplo.


Atencao.png

Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.

Contratos

O nome do arquivo deverá ser contratos.txt.

Ao incluir um contrato no sistema, ele não estará vinculado a nenhuma conta.

O contrato será somente visualizado em uma conta quando fizer a importação dos relacionamentos do contrato.


Dica.png

Mais abaixo, poderá ser visto o layout para a exportação dos relacionamentos de contratos.


Os campos ou “colunas” do arquivo contratos.txt são:

Nome do Campo Tipo Tamanho Máximo Obrigatório Observações
id Alfanumérico 255 Sim É a identificação do contrato no sistema legado, ou seja, o código único do contrato.
data_inicio Data (DD/MM/AAAA) 10 Não Data de inicio do contrato.
data_fim Data (DD/MM/AAAA) 10 Não Data que termina o contrato.
tipo_contrato Alfa 20 Sim Valores padrão:
adm imovel (contratos de administração de imóveis)
adm locacao (contratos de locação)
adm condominio (contratos de administração de condomínios)
Obs. Os valores padrão sugeridos acima são de controle dos tipos de contrato dos sistemas, porém, a tabela permite outros tipos de contrato desde que não ultrapassem o limite de 40 posições para o conteúdo do campo.
descricao Alfanumérico Livre Não Outros detalhes do contrato. Ver um exemplo na imagem abaixo.
A expressão \n representa o salto de linha na descrição do contrato, conforme poderá ser observado no arquivo de exemplo.
status Alfa 15 Sim Precisa estar entre um dos valores ativo ou cancelado.


Dicas de descrição para o contrato de administração de condomínio (adm condominio):


Base CRM Exemplo Contrato.JPG


Dicas de descrição para o contrato de administração de imóveis (adm imovel):


Base CRM Exemplo Contrato Adm Imov.JPG


Dicas de descrição para o contrato de administração de locação (adm locacao):


Base CRM Exemplo Contrato Adm Loc.JPG


Dica.png

Faça o download do arquivo contratos.txt para ver um exemplo.


Atencao.png

Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.

Usuários

O nome do arquivo deverá ser usuarios.txt.

Os usuários importados para o Base CRM são os usuários que farão a utilização do sistema. Ao incluir um usuário ele vem com uma senha padrão ( 1234 ) que poderá ser modificada posteriormente pelo administrador do sistema.

O nível do usuário, será utilizado somente na primeira carga do sistema para vincular o usuário a um possível departamento pré configurado. Que posteriormente poderá ser modificado.

Os campos ou “colunas” do arquivo usuarios.txt são:

Nome do Campo Tipo Tamanho Máximo Obrigatório Observações
id Alfanumérico 100 Sim É a identificação do usuário no sistema legado, ou seja, o código único do usuário.
login Alfanumérico 255 Não Nome de usuário para acesso ao Base CRM.
nome Alfanumérico 255 Sim Nome completo do usuário.
telefone Alfanumérico 255 Não  
telefone2 Alfanumérico 255 Não  
email Alfanumérico 255 Não  
nivel Alfa 20 Não Precisa estar entre os valores:
atendente
gerente (gerente de condomínio)
gerente de locação
status Alfa 15 Sim Precisa estar entre os valores ativo ou cancelado.


Dica.png

Faça o download do arquivo usuarios.txt para ver um exemplo.


Atencao.png

Para a tabela de usuários deverá ser gerado um registro equivalente na tabela de contas, pois, para que seja feito o relacionamento entre usuários com nível gerente e as demais contas do sistema.

Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.

Relacionamentos

Atencao.png

É importante primeiro que se tenha o entendimento do que é um relacionamento:

Um relacionamento é uma interação ou ligação entre duas contas no Base CRM e muito importante na identificação da maioria das contas, pois, dependendo do tipo de relacionamento a conta poderá ser identificada através de ícones específicos (Ex. Síndico, Fornecedor, Procurador, etc.).


O nome do arquivo deverá ser relacionamentos.txt.


Dica.png

Digamos que eu tenha as contas (id = 1, Sr. Joaquim) e ( id = 2, Condomínio alto luxo ). Por algum motivo o Sr. Joaquim é condômino em duas unidades do condomínio alto luxo, então o que diferenciará esse relacionamento será a chave_diferencial onde será informada o código de qual unidade ele pertence.

Então, caso o mesmo relacionamento ocorra em duas situações com as mesmas contas, o que diferenciará será a chave diferencial. O arquivo de relacionamentos é simples estruturalmente porém pode tornar-se de grande complexidade pela abstração que ele proporciona às contas do Base CRM.


Suponhamos que eu queira vincular a conta do Sr. Joaquim ( id = 1 ) à um imóvel existente no sistema (id = 2) afirmando que o Sr. Joaquim é proprietário deste imóvel. Isso é possível através dos relacionamentos. Teríamos assim um relacionamento do tipo “proprietario” entre Joaquim e seu imóvel que ficaria da seguinte forma:

Primeira linha do arquivo: “idmaster”, “tipo_conta_master”, “tipo_relacionamento”, “idrelacionado”, “tipo_conta_relacionado”,"chave_diferencial","descricao","status";

Primeira linha do arquivo: “1”, “pessoa”, “proprietario”, “2”, “imovel”,"1","100%","ativo";

No exemplo acima, a conta com id = 1 de tipo = pessoa representa o Sr. Joaquim. A conta de id = 2 do tipo imovel representa o Imóvel do Sr. Joaquim.

Os tipos de relacionamentos possíveis no Base CRM são:

  • condomino – Define o relacionamento de condômino entre uma pessoa e um condomínio. Neste caso o idmaster é o do condômino e o idrelacionado é do condomínio.
  • inquilino – Define o relacionamento de inquilino entre uma pessoa e um imóvel. Neste caso o idmaster é o do inquilino e o idrelacionado é do imóvel.
  • proprietario – Define o relacionamento de proprietário entre uma pessoa e um imóvel. Neste caso o idmaster é do proprietário e o idrelacionado é do imóvel.
  • sindico – Define o relacionamento de síndico entre uma pessoa e um condomínio. Neste caso o idmaster é do síndico e o idrelacionado é do condomínio.
  • fiador – Define o relacionamento de fiador entre uma pessoa e um imóvel. Neste caso o idmaster é do fiador e o idrelacionado é do imóvel.
  • corretor – Define o relacionamento de corretor entre uma pessoa e um imóvel. Neste caso o idmaster é do corretor e o idrelacionado é do imóvel.
  • interessado – Define o relacionamento de interessado entre uma pessoa e um imóvel. Neste caso o idmaster é do interessado e o idrelacionado é do imóvel.
  • fornecedor – Define o relacionamento de fornecedor entre duas pessoas ou uma pessoa e um condomínio, ou seja, uma empresa (pessoa) pode ser fornecedora de um condomínio.
  • funcionario – Define o relacionamento de funcionário entre uma pessoa e um condomínio, ou seja, é possível adicionar os funcionários do condomínio para que possam ser encontrados no Base CRM. Neste caso o idmaster é do funcionário e o idrelacionado é do condomínio
  • responsavel – Define o relacionamento de responsável entre duas pessoas. A figura do responsável é um funcionário da administradora ( que terá de ser incluído como conta no arquivo de contas ) e outras pessoas. Para que possa saber quais pessoas (ou condomínios) aquele funcionário é responsável. Neste caso o idmaster é do responsável e o idrelacionado é da conta que ele será responsável.
  • procurador – Define o relacionamento de procurador entre duas pessoas. Neste caso o idmaster é o do procurador e o idrelacionado é a conta que será a cedente


Atencao.png

Fique atento também na classificação das contas relacionando os campos idmaster com tipo_conta_master e idrelacionado com tipo_conta_relacionado.


Os campos ou “colunas” do arquivo relacionamentos.txt são:

Nome do Campo Tipo Tamanho Máximo Obrigatório Observações
idmaster Alfanumérico 100 Sim É é a identificação única da conta master no sistema.
tipo_conta_master Alfa 15 Sim Precisa estar entre pessoa, imovel ou condominio.
tipo_relacionamento Alfa 20 Sim Precisa estar entre condomino
inquilino
proprietario (de imóvel)
sindico
fiador
fornecedor
funcionario (de condomínio)
corretor
interessado
responsavel (conta de usuário de nível gerente responsável pela administração).


Obs. Os valores padrão sugeridos acima são de controle dos tipos de relacionamento dos sistemas, porém, a tabela permite outros tipos desde que não ultrapassem o limite de 40 posições para o conteúdo do campo.

idrelacionado Alfanumérico 100 Sim É a identificação única da conta relacionada no sistema.
tipo_conta_relacionado Alfa 15 Sim Precisa estar entre pessoa, imovel ou condominio.
chave_diferencial Alfanumérico 255 Sim Utilizada para diferenciar dois relacionamentos do mesmo tipo entre as mesmas contas.
descricao Alfanumérico Livre Não Utilizado para adicionar outros detalhes do relacionamento.
status Alfa 15 Sim Precisa estar entre ativo ou cancelado.



Atencao.png

Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.


Dica.png

Além os tipos fixos do sistema, o Base CRM disponibiliza ícones especiais de identificação para a conta. São eles: Conselheiro, Curador, Inventariante, Segurado e Sub Síndico.

O sistema disponibiliza ícones de identificação somente para os tipos relacionados acima. Então, a implementação de um novo tipo não está condicionada à identificação através de um ícone específico.


Integração com ICondo

Atencao.png

No caso de integração do CRM com o ICondo os relacionamentos de condômino/síndico com condomínio e proprietário/inquilino com imóvel devem conter as informações de login e senha padronizados no campo descrição do arquivo de relacionamentos, conforme os padrões abaixo.


  • Para relacionamentos de condôminos:
[LOGIN:LOGIN_INTERNET_CONDOMINO]\n[SENHA:SENHA_INTERNET_CONDOMINO]\nCOMPLEMENTO_UNIDADE
  • Para relacionamentos de síndicos:
[LOGIN:LOGIN_INTERNET_SINDICO]\n[SENHA:SENHA_INTERNET_SINDICO]\nCOMPLEMENTO_UNIDADE_SINDICO
  • Para relacionamentos de proprietários:
[LOGIN:LOGIN_INTERNET_PROPRIETARIO]\n[SENHA:SENHA_INTERNET_PROPRIETARIO]\nPERC.:PERCENTUAL_IMOVEL
  • Para relacionamentos de inquilinos:
[LOGIN:LOGIN_INTERNET_INQUILINO]\n[SENHA:SENHA_INTERNET_INQUILINO]


Dica.png

Faça o download do arquivo relacionamentos.txt para ver um exemplo.

Relacionamentos de Contrato

O nome do arquivo deverá ser relacionamentos_de_contrato.txt.

Os relacionamentos de contrato definem a relação que uma conta possui com um contrato no Base CRM.

Por exemplo: O tipo de relacionamento de contratante, define que a pessoa é a contratante da administração de imóvel. O tipo de relacionamento de imovel define um possível imóvel que está envolvido em um contrato. O tipo de relacionamento de fiador define que conta ocupa o título de fiador no contrato.

Os campos ou “colunas” do arquivo relacionamentos_de_contrato.txt são:

Nome do Campo Tipo Tamanho Máximo Obrigatório Observações
idcontrato Alfanumérico 100 Sim É a identificação única do contrato no sistema.
tipo_contrato Alfa 20 Sim Precisa estar entre adm imovel, adm locacao ou adm condominio.
idconta Alfanumérico 100 Sim É a identificação única da conta no sistema.
tipoconta Alfanumérico 100 Sim Tipo da conta a que este contato está vinculado. (pessoa, imovel ou condominio).
tipo_relacionamento Alfa 15 Sim Precisa estar entre contratante, fiador ou imovel.
descricao Alfanumérico Livre Não Utilizado para adicionar outros detalhes do relacionamento.
status Alfa 15 Sim Precisa estar entre ativo ou cancelado.


Dica.png

Faça o download do arquivo relacionamentos_de_contrato.txt para ver um exemplo.


Atencao.png

Não esqueça do ponto e virgula no final de cada linha.


Funcionalidades