Mudanças entre as edições de "Base Filtro IExpress"

De WikiBase
(Parâmetros do Arquivo INI)
(Parâmetros do Arquivo INI)
Linha 169: Linha 169:
  
 
Abaixo a lista dos parâmetros mais importantes:
 
Abaixo a lista dos parâmetros mais importantes:
 +
 +
 +
 +
 +
* Forma Envio=0

Edição das 15h15min de 28 de junho de 2016

Índice

Visão Geral

Atencao.png

Esse conteúdo está em construção e poderá sofrer alterações ou correções até a liberação final da próxima versão.


O IExpress é o programa que faz a leitura dos arquivos gerados de acordo com o Layout de Integração da Base de Dados para atualização dos dados nos servidores do ICondo e Casa em Casa.

Além da leitura dos arquivos o IExpress possui outras funcionalidades que auxiliam no processo de envio dos arquivos avulsos (não gerados pelo filtro).

Para que ele funcione corretamente é necessário que as configurações estejam bem ajustadas, o que veremos adiante.

Arquivos Entdados

Arquivos Entidados são os arquivos (geralmente com extensão txt) que gerenciam o controle de importação para sincronismo de dados entre os sistemas e o ICondo.

Neles deverão estar contidos todos os dados cadastrais (condomínios, unidades, condôminos, síndicos, locadores, imóveis, inquilinos, etc.), além das informações referentes aos arquivos que serão disponibilizados para as consultas dos clientes.

O layout é fixo e deverá respeitar rigorosamente os padrões determinados no Layout de Integração da Base de Dados, sob o risco de falhas na atualização dos dados no ambiente ICondo.


Dica.png

Conforme poderá ser observado mais adiante no tópico Configurações Importação, o IExpress permite que mais de um arquivo Entdados seja processado durante o processo de importação.

Configurações

Para que o IExpress opere dentro da normalidade é necessário que as configurações sejam feitas corretamente.

Rede

Essa área é reservada para configurações de conexão com a internet.


Iexpress configuracao rede.JPG


Dica.png

No caso de conexão via Servidor Proxy, as credenciais de conexão com o servidor deverão ser informadas ativando a opção Utilizar Servidor Proxy, conforme o exemplo da imagem abaixo.


Iexpress configuracao rede1.JPG


Atencao.png

As credenciais de conexão deverão ser fornecidas pelo administrador da sua rede.

Importação

Nessa área é reservada para configurar os Arquivos Entdados para importação que deverão ser lidos pelo IExpress.


Iexpress configuracao importacao1.JPG


Dica.png

As opções Substituir: e Por: para Endereços dos arquivos poderão ser utilizadas caso seja necessário modificar a configuração do caminho onde os aquivos estarão depositados, útil no caso de arquivos gerados ou copiados de outro computador.

É possível selecionar mais de um arquivo Entdados nas configurações de importação, isso é bastante usual no caso de arquivos gerados por fontes de dados diferentes. Basta selecionar os respectivos arquivos, conforme o exemplo nas imagens abaixo.


Iexpress configuracao importacao2.JPG


Iexpress configuracao importacao3.JPG


Atencao.png

A importação de múltiplos arquivos deverá levar em consideração que os dados cadastrais das entidades (códigos internos, logins e senhas) deverão ser comuns entre as duas fontes de dados.

É mais seguro que o primeiro arquivo importado contenha todos dados cadastrais e os demais contenham somente os arquivos que serão disponibilizados apontando à qual entidade o arquivo pertence.

Arquivos

Essa área é utilizada para a configuração de parâmetros para manutenção da base de dados importada.

Iexpress configuracao arquivos1.JPG


Dica.png

O IExpress tem uma limitação técnica de banco de dados em 2 GB, essa limitação é relacionada exclusivamente às tabelas de arquivos gerados para consulta dos clientes (registros tipo BLOB).

Para os arquivos gerados pelos Sistemas da Base (Extratos, Balancetes, Recibos, etc.) essa limitação não chega a ser muito preocupante, pois, os arquivos são gerados de forma que não ocupem muito espaço.

Contudo, quando a geração dos arquivos é feita através de fontes externas (sistemas de terceiros) pode existir o risco do limite de tamanho da tabela de arquivos não suportar a quantidade de dados gerada, principalmente se eles forem gerados em outros tipos de formato (Ex. PDFs, JPGs, etc.).

A opção Verificar arquivos com mais de do quadro Limpar arquivos antigos, pode ser utilizada para manutenção automática da tabela de arquivos. Se preenchido com valor 0 (zero) o sistema sempre fará a limpeza e manutenção da tabela de arquivos, checando com a data/hora do ultimo envio com sucesso. Esse procedimento garante a integridade da tabela de arquivos, garantindo que o tamanho nunca exceda o limite técnico permitido.

Atualização

Essa área permite configurar os parâmetros para o envio de dados aos servidores do ICondo.


Iexpress configuracao atualizacao1.JPG


Geralmente não haverá a necessidade de ajustes nessa área, exceto pela necessidade do reenvio de arquivos antigos que poderá ser feita no quadro Data da ultima atualização, ou configurações do servidor FTP.


Dica.png

O IExpress pode utilizar dois tipos de protocolos para o envio de arquivos HTTP e FTP.

Por padrão o protocolo utilizado é o HTTP, contudo, poderá ser alterado para FTP caso surja alguma dificuldade no envio dos arquivos. Veremos mais adiante como configurar o IExpress ajustando o protocolo de envio.

Banco de dados

Contém somente duas opções para forçar a manutenção do banco de dados: Reparar tabelas que permite ajustar erros de integridade no banco de dados e Limpar banco de dados que apagar todo o conteúdo importado no IExpress.


Iexpress configuracao bancodedados1.JPG


Atencao.png

As rotinas de manutenção são aplicadas somente no banco de dados local e não interferem nos dados atualizados no ICondo.

Parâmetros do Arquivo INI

No diretório de instalação do IExpress poderá ser encontrado o arquivo IExpress.INI, esse arquivo contem outros parâmetros de configuração que também interferem no processo de atualização dos dados


Iexpress configuracao ini1.JPG


Abaixo a lista dos parâmetros mais importantes:



  • Forma Envio=0