Mudanças entre as edições de "Manual Básico Base Locação"
(→Cadastramento de Seguro) |
(→Cadastro da Conta Corrente) |
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− | Código do cedente: deverá ser verificado com o gerente da conta, qual é o código cedente dessa conta | + | '''Código do cedente:''' deverá ser verificado com o gerente da conta, qual é o código cedente dessa conta |
− | Carteira: Informação obrigatória, determina o tipo da conta, se é registrada ou não. | + | '''Carteira:''' Informação obrigatória, determina o tipo da conta, se é registrada ou não. |
− | Código simplificado: é criado na hora do cadastro, a livre escolha do usuário. | + | '''Código simplificado:''' é criado na hora do cadastro, a livre escolha do usuário. |
− | Uso do Banco: Essa informação é fornecida pelo Banco; | + | '''Uso do Banco:''' Essa informação é fornecida pelo Banco; |
− | Correntista: Vincular a entidade que irá receber a prestação de contas; se for o cadastro da empresa, não é necessário utilizar esse campo | + | '''Correntista:''' Vincular a entidade que irá receber a prestação de contas; se for o cadastro da empresa, não é necessário utilizar esse campo. |
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+ | '''Conta empresa:''' Se a conta cadastrada for da Administradora deverá ser marcado, na qual será gerado as boletas e feitos os pagamentos. | ||
==== Cadastramento de Histórico Padrão : Financeiro/Tabelas/Histórico Padrão ==== | ==== Cadastramento de Histórico Padrão : Financeiro/Tabelas/Histórico Padrão ==== |
Edição das 16h59min de 20 de maio de 2010
Índice
- 1 Fichas de Cadastramento
- 1.1 Operações
- 1.2 Cadastramento de Empresa : Tabelas Gerais/Principais/Empresa
- 1.3 Cadastramento de Filial : Tabelas Gerais/Principais/Filial
- 1.4 Cadastramento de Entidades
- 1.4.1 Funcionários (Somente aqueles funcionários que irão utilizar o sistema)
- 1.4.2 Proprietários
- 1.4.3 Cadastramento de imóvel
- 1.4.4 Cadastramento de Seguro
- 1.4.5 Cadastramento de Banco: Financeiro/Tabelas/Banco
- 1.4.6 Cadastramento de Histórico Padrão : Financeiro/Tabelas/Histórico Padrão
- 1.4.7 Financeiro/Tabelas/Imposto de Renda
- 1.4.8 Contrato de Administração: Administração/Imóvel/Contrato de Administração
Fichas de Cadastramento
Operações
1.Senha de Abertura
2.Barra de Ferramenta do Sistema
Este Botão abre uma tela com a qual você poderá fazer pesquisas de uma determinada tabela, como mostra as imagens abaixo:
Esta primeira tela é uma pesquisa por faixa, com ela você pode selecionar uma faixa para pesquisa lembrando que quando clicar em OK a tabela só mostrará os registros na faixa selecionada. Primeiro o usuário deve escolher o campo da tabela que ele quer filtrar e dizer se esse campo é alfabético ou lógico para depois escolher qual faixa do registro ele quer visualizar.
Esta segunda tela o usuário seleciona o campo que deseja filtrar e escolhe o tipo de pesquisa.
Cadastramento de Empresa : Tabelas Gerais/Principais/Empresa
Cadastramento de Filial : Tabelas Gerais/Principais/Filial
Obrigatório, pois será utilizado para vincular no cadastro do proprietários.
Cadastramento de Entidades
Funcionários (Somente aqueles funcionários que irão utilizar o sistema)
Dados Básicos:
Dados Complementares:
É obrigatório um funcionário estar associado ao logon “master”. Significando que essa pessoa tem acesso a todo sistema.
Proprietários
Dados Básicos:
Dados Complementares: Vincular a filial e funcionário criado anteriormente.
Análise Geral: gerados automaticamente pelo sistema , mostrará o histórico da entidade.
Visualização Geral
Esta tela possibilitará a duplicação do cadastro, isto é, um proprietário poderá assumir as funções de fiador ou locatário. (OBS.: Continuará com o mesmo código em todas as telas, pois trata-se de um único cadastro)
Cadastramento de imóvel
Cadastro da Tabela do IPTU: É um cadastro único, onde são informadas as parcelas e seus respectivos vencimentos para posteriormente ser associado nos cadastros do IPTU.
Cadastramento IPTU
Esse cadastro possibilitará que na geração dos recibos, esses lançamentos sejam criados no Contas a Pagar e repassados ao recibo do locatário. Será cadastrado nessa tela os IPTU's que serão pagos pela Administradora e repassados ao locatário.
Cadastramento de Seguro
Cadastramento de Banco: Financeiro/Tabelas/Banco
Nesta tela serão cadastradas as contas bancárias dos clientes (Proprietário e favorecido , para prestação de conta) e da própria Administradora (para pagamentos e geração de boletas bancárias para os locatários);
Cadastro da Agência
Cadastro da Conta Corrente
Código do cedente: deverá ser verificado com o gerente da conta, qual é o código cedente dessa conta
Carteira: Informação obrigatória, determina o tipo da conta, se é registrada ou não.
Código simplificado: é criado na hora do cadastro, a livre escolha do usuário.
Uso do Banco: Essa informação é fornecida pelo Banco;
Correntista: Vincular a entidade que irá receber a prestação de contas; se for o cadastro da empresa, não é necessário utilizar esse campo.
Conta empresa: Se a conta cadastrada for da Administradora deverá ser marcado, na qual será gerado as boletas e feitos os pagamentos.
Cadastramento de Histórico Padrão : Financeiro/Tabelas/Histórico Padrão
Esses históricos serão utilizados em todo o sistema, identificando qual lançamento está sendo realizado.
IR Mensal: Deverá ser marcado os históricos que terão cálculo de Imposto de renda;
IR Anual: Para demonstrar quais históricos deverão aparecer no relatório de Informe de rendimentos enviados aos proprietários;
Pagto Obrigatório: Se refere a boleta bancária do inquilino, identificando que o referido histórico não poderá ser desconsiderado do valor total do recibo.
Incide comissão/Total: Define sobre qual histórico será calculado a taxa de administração.
Incide Comissão/Aluguel: Define os históricos que serão considerados para cálculo da comissão, houvendo a possibilidade de cobrar sobre lançamentos provenientes de aluguel de garagem, aluguel de fachada e também sobre pagamentos baixados no contas a pagar (Se o contrato de administração contemplar o tipo de comissão “ sobre aluguel e contas a pagar baixados...” OBS: Se a adminstradora possuir os dois casos distintos de cobrança de taxa de administração, deve-se marcar os dois tipos de cálculo;
Multa: Será consderado os históricos para cálculo de multa na boleta, caso seja pago o boleto vencido;
Remessa: Define quais os históricos lançados em conta corrente serão considerados para totalizar o valor a ser repassado ao proprietário. Deve-se marcar todos os históricos.
Fiança: Não é necessário marcar
Desconto: Define sobre quais históricos deverão ser calculados descontos nas boletas do locatários;
Cálculo do Bloqueio de Saldo: Não é necessário marcar
TX.Adm.Dimob: permite configurar os históricos que vão compor o valor da taxa de administração na geração do arquivo da DIMOB.
Serviço: Marcando os históricos esses ficarão disponíveis para serem inseridos no Contrato de Administração e poderá ser fixado a valor único de cobrança.
Financeiro/Tabelas/Imposto de Renda
Essa tabela será utilizada para calcular o Imposto de Renda nos recibos dos locatários, quando o proprietário for pessoa física e locatário for pessoa jurídica. Deverá ser atualizada antes da geração de recibos, para que seja calculado e lançado no recibo do locatário;
Contrato de Administração: Administração/Imóvel/Contrato de Administração
Dados Básicos
Limite de crédito: configurar o parâmetro 135 (Se quiser impedir o bloqueio, basta colocar 0 (zero) no referido parâmetro, se desejar que o sistema verifique sempre o saldo, levando em consideração o saldo, o limite de crédito e os pagamentos já em voucher , colocar 1(um)). O sistema exibirá um aviso de bloqueio para os proprietários que não possuam saldo suficiente para pagamento.
Vincular o imóvel (clicar no botão “imóvel”)
Remessa
Conta Corrente Pessoal Remessa: Se o proprietário possuir algum lançamento em conta corrente, não vinculado a nenhum imóvel;
Saldo Remessa: Sempre irá verificar se o proprietário possui saldo favorável;
Contas a Pagar: Lançamentos futuros serão descontados no cálculo da remessa , considerando a quantidade de dias informados.
Proprietário Remessa
Dados do pagamento ao proprietário (prestação de contas), referente a conta bancária, forma de pagamento e favorecido.
Transferência: Transferir a Tarifa Bancária para empresa
Esta tela permitirá que seja informado quais os históricos cobrados no recibo do locatário deverão ser transferidos para o Conta Corrente da Empresa, por não se tratar de um crédito ao proprietário. Para isso será preciso, cadastrar a administradora como Proprietário, para que seja possível visualizar através de relatórios de Conta Corrente os históricos que foram transferidos.