Base Condomínio: Perguntas e respostas com tudo o que você precisa saber

/, Mercado Imobiliário/Base Condomínio: Perguntas e respostas com tudo o que você precisa saber

Base Condomínio: Perguntas e respostas com tudo o que você precisa saber

A administração de condomínios, sejam eles residenciais ou comerciais, exige muita responsabilidade, transparência e segurança, principalmente por se tratar de bens importantes para as pessoas. Essa gestão pode parecer complicada, mas, utilizando um sistema adequado, tudo fica mais tranquilo.

É por isso que desenvolvemos o Base Condomínio, uma plataforma com diversas funções imprescindíveis para o cotidiano das administradoras, e que conta com mais de 500 mil unidades administradas pelos clientes que o utilizam.  Com ele, as empresas têm acesso a várias formas de rateios e cobranças, integração com serviços bancários, cobrança registrada, contas a pagar, diversos modelos de demonstrativos, e muito mais.

Para esclarecer um pouco mais sobre o seu uso, suas funcionalidades e vantagens, separamos as perguntas mais frequentes sobre o Base Condomínio. Confira:

P: O sistema permite o controle de condomínio que utilizam conta pool (uma única conta no banco)?

R: O Base Condomínio possui recursos que permitem que o administrador tenha o controle financeiro de condomínios que utilizam uma única conta bancária (conta pool) bem como de condomínios que possuem contas bancárias específicas (conta própria).

P: O Base Condomínio faz o cálculo da taxa de administração (comissão da administradora)?

R: Sim, o sistema calcula e debita do condomínio o valor da taxa de administração. 

P: O sistema possui variedade de modelos de balancete?

R: O Base Condomínio apresenta várias formas de emissão do balancete do condomínio, incluindo modelos simplificados e outros, onde as informações são mais detalhadas permitindo, desta forma, que o administrador possa satisfazer aos mais variados clientes.

P: Existe algum controle de contas a serem pagas que ainda não chegaram na administradora?

R: O Base Condomínio é capaz de emitir, a qualquer momento, um relatório listando todos os pagamentos lançados por previsão e que ainda não foram conciliados com o documento de cobrança, permitindo desta forma que o administrador tome as devidas providências para não perder o prazo de pagamento.

P: O sistema imprime cheque para pagamentos diversos?

R: O Base Condomínio inclui um módulo de contas a pagar com a possibilidade de emissão de cheques, tanto em impressora matricial (cheques em formulário contínuo) como em impressoras de cheques (cheques avulsos). O usuário deve verificar com o suporte da Base a relação das impressoras homologadas.

P: Utilizo um sistema para processar a folha e pagamento dos empregados do condomínio. Como faço para contabilizar os valores da folha nas contas dos respectivos?

R: O Base Condomínio permite que o administrador importe dados de um arquivo externo (formato texto) a partir de um layout pré-definido pela Base e que pode ser configurado pelo usuário. Este arquivo efetua lançamentos diretamente no módulo de contas a pagar dos condomínios. Alguns sistemas de folha de pagamento existentes no mercado já estão enviando as informações utilizando um layout compatível com o Base Condomínio. O usuário deve verificar com o suporte da Base a relação dos sistemas de folha de pagamento homologados para esta função.

P: O meu condomínio possui várias formas de cobrança de valores dos condôminos. O sistema possui flexibilidade para que estes valores possam ser cobrados corretamente?

R: O Base Condomínio possui um módulo de contas a receber muito completo. Os valores podem ser cobrados por rateio, utilizando a fração ideal, dividindo igualmente entre todos os condôminos, excluindo algum condômino, lançando valores avulsos (salão de festas, etc) e até mesmo baseado em consumo medido no próprio condomínio (gás, telefone, etc).

P: Como posso agilizar o trabalho de efetuar as baixas dos recibos pagos no banco?

R: O Base Condomínio está preparado para efetuar a leitura direta do arquivo de movimentação de títulos gerado pela instituição bancária. Utilizando este recurso o administrador pode realizar, de uma forma muito simples, a baixa de vários recibos através de uma única operação. O usuário deve verificar com o suporte da Base a relação dos bancos homologados para esta função.

P: O sistema trabalha com mais de um banco para impressão de recibos?

R: Sim. O Base Condomínio está preparado para emitir os recibos em formulário pré-impresso fornecido pelos bancos (impressora matricial), bem como imprimir o recibo completo incluindo o código de barras de acordo com os manuais dos principais bancos (impressora laser). O usuário deve verificar com o suporte da Base a relação dos bancos homologados para estas funções.

P: O sistema faz cobrança registrada?

R: Sim, existem duas maneiras do processamento da cobrança registrada:

  1. O cliente faz a impressão dos recibos e somente gera o arquivo para registro dos mesmos junto ao banco;
  2. O cliente gera o arquivo e o banco se encarrega do processo de impressão. O sistema não gera cancelamento de registro, ou seja, o eventual cancelamento do registro de cobrança deverá ser feito pelo cliente junto ao banco.Para maiores informações acesse o Wiki.

P: Os meus recibos podem ser impressos em bureau?

R: O Base Condomínio possui o opção de impressão de recibos em arquivo que pode ser enviado para a empresa de impressão. O usuário deve verificar com o suporte da Base a relação das empresas homologadas para esta função.

P: Como são controlados os inadimplentes?

R: O sistema apresenta vários recursos para controle de inadimplentes incluindo relatório dos devedores com reajuste do débito e emissão das cartas de cobrança.

P: Existe algum controle que limite o acesso de usuários no sistema?

R: O Base Condomínio possui um módulo de segurança onde o administrador pode criar diferentes usuários e estabelecer níveis diferentes de acesso ao sistema.

P: Os síndicos podem acessar os balancetes e outras informações relacionadas ao condomínio através do meu site na internet? Os condôminos também podem acessar os recibos da mesma forma?

R: Sim. O Base Condomínio envia estas informações financeiras para a Internet e cada síndico e condômino recebe uma senha personalizada para acessar uma área restrita no site da administradora e consultar seus dados. (Contratado a parte)

Confira nosso conteúdo relacionado:

E-book: Dicas sobre o Base Condomínio

Comentários

comentários

2018-06-15T14:39:42+00:00 14 de Junho de 2018|Dicas da Base, Mercado Imobiliário|0 Comentários

Deixe um Comentário