Como utilizar o Endomarketing para motivar a sua equipe

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Como utilizar o Endomarketing para motivar a sua equipe

Em homenagem ao Dia Internacional da Felicidade, comemorado em 20 de março, resolvemos interligar esse tema com o contexto empresarial, trazendo, então, informações importantes sobre o incentivo e a motivação que o endomarketing é capaz de dar à equipe. Confira!

Primeiramente, vale explicar que o Endomarketing nada mais é do que o marketing focado, totalmente, no público interno de uma empresa. Sua ideia principal é adaptar técnicas e ferramentas aplicadas ao público externo nos próprios colaboradores da companhia.

Para conseguir fazer isso, são necessárias ações de comunicação interna, vendendo a ideia da corporação para os seus funcionários e colaboradores, de forma geral, engajando-os e, com isso, aumentando sua produtividade – o que, obviamente, é ótimo para qualquer organização.

Além disso, funcionários mais motivados tendem a se relacionar melhor com os seus colegas de trabalho, e, compartilhando a cultura da empresa, levam-na consigo como algo realmente valioso. Não trabalham pensando apenas na compensação financeira, mas em ajudar o empreendimento a atingir suas metas.

Enxergando o colaborador como o “cliente interno” da empresa, encarando-o como seu freguês “número um”, a organização precisa ter estratégias de retenção da atenção e do ânimo de seus funcionários, estimulando sua melhor versão nas causas comerciais e sociais propagadas pela instituição.

No final das contas, o objetivo é um só: fazer com que os funcionários entendam a missão de uma empresa, percebendo a importância e a diferença que o trabalho de cada um, em particular, tem nos resultados finais, coletivos. Isso os torna mais empenhados e eficientes.

Entre as iniciativas para aplicar o endomarketing em sua empresa, estão:

  • Pesquisas de clima organizacional: feitas de forma periódica, auxiliando os gestores a identificarem potencialidades e falhas na comunicação da empresa com os colaboradores.
  • Melhorias no ambiente de trabalho: garantindo que ele seja arejado, bem iluminado, e que todos tenham espaço suficiente e acesso fácil a água e banheiros, por exemplo.
  • Comunicação interna: através de quadros de avisos, boletins, caixa de sugestões, jornais murais etc., com a finalidade de fazer circular uma informação entre todos os funcionários, além de receber feedbacks deles.
  • Momentos de integração entre a gerência e os colaboradores de diferentes departamentos: encontros mais descontraídos (como lanches), uma vez por mês, por exemplo, fazendo com que os funcionários se conheçam melhor e troquem ideias, além de aliviar um pouco a tensão do trabalho diário. Também podem ser criados grupos de corrida, clubes de leitura etc., unindo as pessoas através de seus interesses informais e, assim, aproximando-as e incentivando sua integração e colaboração.
  • Capacitação: palestras, cursos diversos e participação em eventos e feiras são algumas das opções que capacitam o funcionário, além de levá-lo a participar de momentos externos, interagindo com outras pessoas, de outras empresas, com outros pontos de vistas e áreas de atuação.
  • Familiaridade: é essencial que os funcionários conheçam detalhadamente os produtos e serviços com os quais a empresa trabalha. Por isso, antes de lançar uma novidade, apresente-a, primeiramente, aos colaboradores da empresa, tirando quaisquer dúvidas, para, só então, divulgá-la ao mercado consumidor.
  • Benefícios: por último, mas não menos importante, conceder benefícios é uma maneira muito conhecida e efetiva de motivar a equipe. Plano de saúde, vale-transporte e alimentação, convênios com academias e instituições de ensino… As opções são muitas, e para diferentes orçamentos. O colaborador precisa perceber que a empresa se preocupa com seu bem-estar.

Já está mais do que provado que empresas com funcionários satisfeitos são mais produtivas e prósperas. Nesse cenário, todos, literalmente, têm a ganhar. Por isso, aproveita as ferramentas e dicas que trouxemos e incentive e motive os colaboradores da sua empresa!

 

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2018-05-08T16:33:27+00:00 16 de Março de 2018|Dicas da Base, Endomarketing|0 Comentários

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