3 dicas para motivar sua equipe

//3 dicas para motivar sua equipe

3 dicas para motivar sua equipe

Pessoas motivadas tendem, independente da área, a render muito mais, não é verdade?! Isso acontece em qualquer lugar do mundo, em qualquer âmbito – profissional, pessoal… Por isso, no post de hoje, resolvemos trazer dicas para te ajudar a motivar a sua equipe de trabalho. Confira!

Motivando as pessoas, elas trabalham com mais paixão, vontade, empenho e prazer. Com isso, a empresa, como um todo, consegue ser mais produtiva e eficiente, otimizando seu tempo e recursos e, dessa forma, alcançando melhores resultados. Veja, a seguir, três dicas para te auxiliar nessa missão!

  • Dar espaço e voz

É necessário abrir mão, de certa forma, do controle e, assim, deixar a equipe ter certa autonomia. Dessa maneira, os funcionários tendem a se sentir mais confiantes e responsáveis pelo trabalho que fazem. De forma geral, as equipes costumam funcionar melhor sob menos interferências, principalmente hierárquicas.

Incentive a colaboração de todos, mantendo um ambiente aberto à comunicação e zeloso pelo respeito mútuo. O que uma equipe produz é o resultado direto da qualidade da comunicação e interação entre seus membros. É importante ter um tempo predeterminado para o compartilhamento de ideias, reservando um horário semanal/quinzenal para trocar figurinha.

  • Insatisfação

Mais do que importante é saber identificar os funcionários insatisfeitos e quais são as razões por trás disso. É preciso conversar diretamente com a pessoa, sabendo escutá-la atentamente. Não é uma tarefa tão fácil, porém, é essencial. Membros descontentes afetam negativamente a produtividade e a moral de toda a equipe, podendo gerar um efeito terrível.

Depois de identificar e entender melhor a situação, reúna diversas informações (histórico do funcionário, rendimento, relacionamento com colegas etc.) antes de decidir como agir. Faça disso uma oportunidade para mostrar àquela pessoa que ela e sua satisfação são importantes para a empresa.

  • Delegando

A melhor maneira de alavancar as habilidades individuais de cada funcionário, multiplicando o valor da equipe, é delegando. Cada pessoa é responsável por uma tarefa/missão/área, que, no geral, acrescenta em muito para a equipe. Os resultados individuais somados geram um resultado satisfatório para o grupo.

Mas, para isso, é importante saber identificar a experiência e o potencial de cada um, aproveitando-os ao máximo, atribuindo as tarefas de acordo com os pontos fortes dos membros da equipe. Depois disso, crie metas compartilhadas, promovendo esforços conjuntos e a colaboração de todos.

E então, o que você achou de nossas sugestões? Você já havia pensado nesses tópicos, ou, ainda melhor, colocado algum deles em prática, com a sua equipe de trabalho? Esperamos que você aproveite essas informações para estimular o seu grupo, tornando-o mais feliz e eficaz.

 

Comentários

comentários

2018-01-15T13:12:39+00:00 15 de Janeiro de 2018|Dicas da Base|0 Comentários

Deixe um Comentário