7 competências básicas que um Líder deve ter

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7 competências básicas que um Líder deve ter

Atualmente, muito se discute sobre Liderança nas organizações. Com o passar do tempo, o modo de se fazer gestão sofreu grandes transformações, ampliando o foco que antes era restrito aos negócios para pessoas, e como elas poderiam e deveriam trabalhar. A figura do Líder passou a ser o centro motivador de conquistas, já que deve ser capaz de impulsionar o crescimento de outras pessoas e de empresas que se encontram.

Ao contrário do que muitos pensam, todos exercemos um pouco de liderança todos os dias, em maior ou menor escala, dependendo da situação em que nos encontramos. A liderança não é um cargo, mas um papel que deve ser exercido com o objetivo de fazer a equipe, como um todo, brilhar e se desenvolver da melhor maneira possível.

Para estimular o espírito de Liderança na sua empresa, nós separamos 7 competências básicas que todos que assumirem essa função devem ter para alcançar o sucesso.

1- O Líder deve ter uma visão de futuro bem definida, além de criar estratégias que envolvam toda a equipe, buscando alcançar ótimos resultados. O foco não pode ser apenas em números e metodologias, mas sim no desenvolvimento de competências.

2- Ele também precisa de uma visão de futuro otimista, porém realista. Assim, ele poderá estimular a equipe a alcançar as expectativas.

3- Como dito acima, o Líder deve ter uma completa noção da realidade da empresa e da equipe. Nem tudo vai sair sempre como o esperado. O importante, nessas situações, é montar um plano para contornar as questões, consertar o que for possível e continuar no caminho rumo ao sucesso dos negócios.

4- A flexibilidade é um ponto essencial para quem estiver assumindo esse posto. Não estamos imunes às mudanças de rumo, de planos, treinamentos, etc. Para solucionar um problema, o Líder precisa estar disposto a colocar a mão na massa e modificar, se necessário for, os seus métodos de trabalho, as expectativas e o caminho até o destino final.

5- Ninguém gosta de trabalhar e não ter reconhecimento – independente da questão financeira. Um dos segredos para uma equipe de sucesso é a forma e a frequência que o Líder passa o feedback positivo. Se seus companheiros de trabalho estão indo bem, não deixe de parabenizá-los e comemorar com eles os resultados importantes do período.

6- Além de conhecer seus companheiros de equipe, um Líder deve conhecer a si mesmo. Saber quais são seus pontos fortes e trabalhar os pontos fracos para que não atrapalhem no seu dia a dia é essencial.

7- O Líder não pode abandonar seu cargo na hora de assumir a responsabilidade pelos resultados, sejam bons ou ruins. No sucesso, devemos comemorar, e, em eventuais fracassos, devemos investigar onde ocorreu o erro e tirar aprendizados da situação.

 

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2018-05-11T14:40:54+00:00 26 de Dezembro de 2017|Dicas da Base, Gestão|0 Comentários

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